6 de jul. de 2011

2 Néfi 28:3-5 - Não precisamos auto-afirmarmos, por que o Espírito mostrará quem somos

                Os membros da Igreja, sejam missionários de tempo integral ou não possuem a solene responsabilidade de divulgar a palavra de Deus e congregar a Israel dispersa (2 Néfi 26:27). Entretanto não devem dizer sobre si mesmos: "somos a Igreja do Senhor - e as outras são falsas!". Isso farão todas as igrejas que não são verdadeiras. A Igreja do Senhor não precisará provar sua honra, virtude, originalidade e fundamento por meio de qualquer prova que possa convencer o pesquisador. O próprio Senhor fará isso. E, de fato, tem feito. Ele possui um forte argumento (D&C 45:10), contra qual ninguém resiste. O espírito de discórdia é do diabo, e não de Deus (3 Néfi 11:29). Discutir sobre religião nunca traz o espírito de Deus (II Timóteo 2:23-25). E é o Espírito que converte (PME capítulo 4). Deus instruiu seus missionários a possuírem o Espírito, por que se não o tivessem era melhor que não ensinassem (D&C 42:14, ver também D&C 50:17-18).
                Evidentemente não devemos ficar calados. E a escritura não deduz que os santos devam pregar passivamente, sem falar sobre suas crenças com o mundo. O Senhor ordenou repetidas vezes que abríssemos nossa boca (D&C 33:8-10). Por meio da pregação de Efraim e Manassés, o caminho do Senhor esta sendo preparado, dos dois lados do véu, para o retorno do Mestre. Os últimos estão sendo os primeiros e os primeiros (em breve) serão os últimos. As pessoas são levadas à luz da verdade por meio dos ministros do evangelho - e estes anunciam a salvação por meio da palavra (Romanos 10:13-17).
                A escritura de 2 Néfi apenas quer dizer que não precisamos nos auto-afirmamos, tentando atribuir louvor a nossa causa - e que podemos deixar que nosso exemplo fale mais alto que nossas palavras. Quando for exigido que falemos claramente quem somos, nós o faremos sem hesitação e sem temor, considerando um privilégio divulgar nosso testemunho ardente - porque não nos envergonhamos do evangelho de Cristo, por que sabemos que é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Romanos 1:16). Todavia, infinitamente mais poderosa que nossa fala, será nosso exemplo. Por meio de nossas atitudes e caráter, integridade e virtude, o Espírito Santo é quem falará aos filhos dos homens - afligindo os confortados, e confortando os aflitos - preparando o mundo de iniqüidades para queima e glória final.