6 de jan. de 2011

Atributos de Deus

"Os atributos de Deus mais relevantes consistem em Seu Poder para mover-se e agir, sua condescendência para com seus filhos, sua onipresença e sabedoria infinita.
(...)
Alguns se questionam com o seguinte problema: Deus é capaz de criar uma pedra que não possa ser movida? A resposta lógica, levando-se em consideração a onipotência de Deus é: sim, claro, Deus pode tudo. Então, prosseguiria o inquiridor, se Deus criasse uma pedra que ninguém pudesse mover, Ele mesmo não poderia fazê-lo, não é mesmo? Significa, portanto, que Deus não é ilimitado, que Ele realmente não possui todo poder!” Aparentemente esse raciocínio é plausível, mas numa investigação mais minuciosa revela-se fraco e falso.
Deus pode tudo mas somente dentro de parâmetros que Ele mesmo estabeleceu. Por exemplo, Deus não pode fazer o mal. Ele continua tendo o arbítrio, claro – mas se fizer o mal, deixa de ser Deus. Por isso Ele não pode fazer o mal.
Deus pode criar uma pedra inamovível. Mas não poderá movê-la. Não porque não tem capacidade para isso, mas porque se o fizesse haveria uma contradição. Seria Ele um mentiroso. E se Deus mentir, Deus deixa de ser Deus.
Deus possui todo poder, mas certamente há limites estabelecidos. Sem leis, parâmetros e disciplina não há poder algum. A Justiça Divina possui regras que se violadas, mesmo por Deus, geram conseqüências negativas, e uma delas é a perda de luz e verdade (D&C 93:39). Por exemplo, as escrituras ensinam que Deus é um ser imutável – de eternidade em eternidade – o mesmo ontem, hoje e para sempre . Se Ele deixar de ser um ser imutável deixa de ser Deus – Ele deixa de ter honra, que é seu poder – as inteligências não mais o reconheceriam como a maior inteligência – e Ele perderia sua posição.
O atributo de obediência é o principal atributo de Deus. Visto que Ele vive segundo o que conhece, Ele é Deus. Ele sempre aplica seus conhecimentos a Sua obra.
O diabo tenta poluir o conceito de arbítrio dizendo que existe um livre-arbítrio – que não há limites, parâmetros e conseqüências para as escolhas. Isso não é verdade para nós, para Deus e para o diabo. Toda escolha tem conseqüências e toda escolha é possível por existirem demarcações ou estipulações.
Ainda sobre o tema acrescento que Jeová era Deus mesmo antes de nascer. As escrituras ensinam que no principio Ele não recebeu a plenitude, e que ao nascer na Terra era menor que os anjos. Mesmo assim, como ser pré-mortal e mortal Ele era Deus. Ele o era, porque era perfeitamente obediente. Cristo era capaz de falhar, mas escolheu sempre não falhar. Quando ressuscitou cresceu em glória e perfeição, mas continuou sendo Deus de eternidade em eternidade.
O mesmo se dá com o Espírito Santo. O personagem Espírito Santo não tem o poder de ter uma família eterna, porque simplesmente não tem corpo. Ora, isso não faz com que Ele deixe de ser Deus. Ele é Deus porque é perfeitamente obediente a sua função e obra.
Lembre-se que Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre, mas que isso não significa que Ele sempre esteve no mesmo estado ou posição. Um dia, se formos fieis seremos como Deus, tendo os atributos de Deus – mas isso não deduzirá que sempre fomos os mesmos – pois passamos de meras inteligências a seres com corpo de espírito, depois avançamos para um corpo mortal, progredimos depois da morte para um corpo espiritual ressurreto.
Não é fácil compreender os atributos de Deus, porque, como já falei, somos fracos e finitos. Todavia, o conhecimento dos atributos de Deus é o caminho para vida eterna. A fé é essencial nesta busca. Sem ela a lacuna da incompreensão e perguntas seria preenchida por ceticismo e dúvida.
Ao ponderarmos as escrituras devemos fazer perguntas e buscar por respostas, confiando que Deus nos fará entender o que buscamos . Mas nesta busca devemos ter esperança e paciência de que a resposta virá no tempo Dele, quando estivermos preparados. E algumas das mais preciosas revelações não poderão ser compartilhadas nem com o diário pessoal e o conjugue amado.
Muitos dos mistérios de Deus não serão revelados enquanto estivermos na mortalidade. O mistério da divindade quão grande é! Embora a maioria de nós não vá entender tudo sobre os atributos e perfeições de Deus, podemos entender suficientemente o caráter do Onipotente a ponto de confiarmos Nele e o seguirmos. Se o fizermos cresceremos em conhecimento. Não precisamos saber tudo, precisamos saber que Deus vive, que Ele tem todo poder e que pode fazer todas as coisas para nosso bem, e que se agirmos conforme Ele nos pede podemos obter uma esperança Nele."

Um comentário:

Unknown disse...

Seu raciocínio é que é fraco e falso.

Então Deus "pode" criar uma pedra imovível, e poderia movê-la, se quisesse, mas não iria movê-la, apenas por vontade própria? Hahahaha...

"Se o fizesse, haveria uma contradição..." - a única contradição que haveria é a de que, se a movesse, então a pedra não é de fato imovível. Então, se ele PODERIA MOVÊ-LA, MAS NÃO A MOVE APENAS POR VONTADE, ENTÃO A PEDRA NÃO É IMOVÍVEL, E ELE NÃO É CAPAZ DE CRIÁ-LA.

Você responde que "sim, Deus pode criar tal pedra", para depois dizer que "Deus pode mover a pedra, mas não a move porque isso seria uma contradição." Ou seja, não a move porque não quer. Portanto, ele não é capaz de criar uma pedra que ele não conseguiria mover, mesmo que quisesse.

Extremamente hilário seu raciocínio. O que você, que se julga inteligente, não conseguiu ainda perceber, é a seguinte máxima:

ALGUÉM CAPAZ DE FAZER TUDO É UMA CONTRADIÇÃO EM SI MESMA, POIS TUDO TEM UM LIMITE. E para tudo há um limite, inclusive para o poder, inclusive para Deus. E portanto, inclusive para o Poder de Deus.

Vai tomar umas aulinhas de lógica, está precisando.