O Senhor exige perfeição (Mateus 5:48). Ele nos ordenou que fôssemos tão perfeitos como Ele e o Pai Celestial (3 Néfi 12:48). Entretanto, somos decaídos – e, portanto, falhos e fracos (Romanos 3:23). Não obstante, o Salvador morreu por nós – para que pudéssemos nos arrepender, ter o perdão concedido e para que nossas fraquezas se tornassem fortaleza (GEE “Expiação”). Precisamos estar constantemente refletindo, orando e nos esforçando para melhorar. Quando assim fazemos os mandamentos passam a ser uma bênção em vez de um fardo. Sentimos a ajuda divina e recebemos grande felicidade (GEE “Mandamentos”)
Abaixo listo alguns mandamentos que procurei (e procuro) ser mais excelente em seu cumprimento, e que talvez possam ser úteis para o seu aperfeiçoamento. Quero dizer que o esforço em cumprir mais plenamente os mandamentos não é fanatismo – a menos que se deixe de lado o amor e o espírito de Deus, e procure-se a honra dos homens.
DIA DO SENHOR. Há um dia sagrado semanalmente, reservado e especial (GEE “Dia do Senhor”). Quando analisamos o mandamento, conforme expresso nas escrituras, aprendemos que não devemos trabalhar neste dia. Em nossa busca pela excelência no cumprimento deste mandamento temos o desejo de não tratar de negócios neste dia, de tornar este dia especial – e, portanto, nos abster de participar de entretenimentos ordinários – como assistir televisão e jogar videogame (até mesmo jogos no celular). Não praticamos esportes neste dia e nem fazemos compras. Não fazemos pagamentos e não estudamos para prova. Até nossas postagens nas redes sociais são diferentes neste dia – endossamos o que faz lembrar do Senhor. É um dia que se vivido corretamente nos abre as portas para muitas bênçãos (Isaías 58:13-14).
DORMIR CEDO (D&C88:124). Esse é um mandamento simples – mas cada vez menos cumprido. Algumas vezes tenho dificuldade em cumprir este mandamento devido à rotina atarefada em que vivo. Mas há pessoas que deliberadamente escolhem ficar acordadas para papear ou participar de atividades noturnas. Uma vez o presidente Gordon B. Hinckley ensinou que nada de bom acontecia na rua após as 23h. Acredito que as palavras dele ainda são válidas.
PALAVRA DE SABEDORIA. Algumas pessoas abstém-se das cinco substancias expressamente proibidas na revelação – café, chá-preto, fumo, álcool e drogas – mas usam remédios em excesso – muitas vezes sem receita, bebem energéticos que alteram o funcionamento natural do corpo e entopem-se de suplementos e outras substancias para atingir o corpo perfeito. A gula e a ociosidade também ferem o espírito da lei. Para sermos mais excelentes devemos viver de toda palavra que sai da boca de Deus e ser sábios.
FREQUENTAR AS REUNIÕES DA IGREJA. Algumas pessoas se acomodam assistindo apenas as reuniões no domingo de manhã. Mas o evangelho exige mais consagração. Precisamos frequentar todas as sessões da Conferência Geral que pudermos e ir nas reuniões e atividade de nosso quórum ou classe. Cumprimos nosso dever quando frequentamos o máximo possível o seminário e instituto. Para sermos mais excelentes precisamos participar ativamente dos assuntos do reino. Precisamos fazer sacrifícios e estar presente nas reuniões.
Eu poderia continuar a lista, mas prefiro evitar muitos detalhes. Não quero que ninguém pense que quando nos esforçamos para ser mais excelentes precisamos viver sobre regras muito estritas de comportamento. À medida que uma pessoa compreende os princípios da verdade eterna, nos quais os mandamentos se baseiam, uma disciplina divina frutifica naturalmente em seu caráter. Assim, quanto mais procurarmos conhecer os princípios, logo mais excelentes seremos em cumprir os mandamentos. Que possamos ser mais excelentes, pois Deus precisa de uma povo santo!