Durante a sua visão João foi indagado por um dos élderes sobre a
multidão de santificados. Sua resposta permitiu que o Senhor especificasse as
bênçãos que todo fiel pode receber.
O Senhor frequentemente
usa perguntas para ensinar seus filhos. Às perguntas do evangelho podem ser
classificadas basicamente em quatro tipos: perguntas
de compromisso; perguntas para
lembrar; perguntas para pensar e perguntas do coração.
As perguntas de compromisso são aquelas que
exigem um "sim" ou um "não" como resposta e uma atitude. São perguntas
diretas, simples e que requerem, além de uma afirmação, uma ação posterior do receptor. Encontramos,
por exemplo, o Salvador fazendo esse tipo de pergunta a Pedro: "Simão,
filho de Jonas, amas-me?" (João 21:15-17). A resposta de Pedro não deveria
incluir apenas um "sim", mas também uma atitude consciente de
apascentar as ovelhas de Deus.
As perguntas para lembrar são aquelas que
exigem o uso da memória - tal como quando o Senhor perguntou aos discípulos no
Novo Mundo se as profecias de Samuel haviam se cumprido e porque, afinal, elas
não haviam sido registras. "E aconteceu que Néfi se lembrou de que isso
não havia sido escrito. E aconteceu que Jesus ordenou que fosse escrito; por
conseguinte foi escrito, como ele ordenou." (3 Néfi 23:9-13)
As perguntas para pensar são aquelas feitas
para que novas conclusões sejam alcançadas - ou seja, para que o receptor da
pergunta tenha sua compreensão magnificada e patamares mais elevados sejam
visualizados. Quando o Senhor perguntou a Adão onde Ele estava (Genesis 3:9), não
era porque Ele, Deus (que é onisciente e onipresente), não conhecia o paradeiro de Adão - mas porque ele, Adão, precisava aprender algo sobre si
mesmo. O mesmo vale para centenas de perguntas feitas pelo Senhor em todas as
escrituras[1].
Elas instigam a mente e o espírito. Evidentemente as perguntas de compromisso e
para lembrar exigem operações mentais - mas as perguntas para pensar geram um
entendimento que, a princípio, não esta armazenado na mente.
As perguntas do coração, ou perguntas da alma, também fazem com que
as pessoas reflitam sobre algo que já aprenderam ou que achem novas soluções e novos entendimentos - mas elas envolvem as coisas do espírito. A resposta a essas perguntas geralmente são expressões de fé e testemunho - são uma resposta espiritual. Muitas vezes, entretanto, a pergunta da
alma não será seguida de uma resposta imediata, pois tem um efeito penetrante
tal que cerra a boca e conduz a uma longa introspecção.
Quando o
Senhor pergunta a Pedro quem seus discípulos julgam ser Ele, e Pedro responde
com seu testemunho dizendo que Jesus é o Cristo, esse é um claro exemplo de uma
pergunta do coração (Mateus 16:15-16). Outro exemplo de uma pergunta do coração
ocorre quando o Senhor diz: "Pois, qual é mais fácil? dizer: perdoados te são
teus pecados; ou dizer: levanta-te e anda?" (Mateus 9:5)
As perguntas
do coração são as perguntas mais importantes a serem feitas. Às vezes são
duras, tais como as de Alma ao perguntar: "Podereis pensar em ser
salvos, quando vós haveis deixado subjugar pelo diabo?" (Alma 5:20) O
intuito dessas profundas questões sempre é o de salvar. Por isso são sinceras e
cheias de poder espiritual.
Embora uma
classificação de perguntas possa ser útil para analisar as escrituras, o mais
importante é entender que quando uma pergunta é feita pelo Espírito Santo
provoca um efeito extraordinário para o bem[2].
Nas teofanias e ministração de anjos e profetas aos filhos amados de Deus
encontramos perguntas. Por exemplo, às perguntas tem um papel importante na
visão de Néfi. Em vez do anjo explicar detalhadamente a visão, ele convidava Néfi a
meditar e a chegar a suas próprias conclusões: "Néfi, que vês tu?" (1
Néfi 11:14) As perguntas do evangelho permitem o uso correto do arbítrio, que
consequentemente qualificam o recebedor da pergunta a sentir e aprender mais. Além
disso, quando as próprias dúvidas e perguntas são solucionadas gozamos da
recompensa de nossos próprios esforços, e encontramos uma alegria profunda, que
ultrapassa o beneficio trazido por uma resposta gratuita, instantânea e fácil.
[1]
Vemos as perguntas para pensar distintamente, por exemplo, na ocasião em que o
Senhor apareceu ao irmão de Jarede. O Senhor lhe perguntou: "porque
caíste?" (Éter 3:7) Essa era uma pergunta exigia a consideração de uma
nova situação que o irmão de Jarede se encontrava, portanto lhe permitia
verificar sua condição frágil e o grande poder e os atributos de Deus. A
segunda pergunta de Deus ao irmão de Jarede revela uma prova de fé e um convite
ao aprendizado: "Viste mais que isso?" (Éter 3:9) Essa é uma pergunta
para meditar também, mas que permitia que o irmão de Jarede expressasse seu
desejo profundo de aprender os mistérios de Deus. Já a próxima pergunta era uma
pergunta de compromisso: "Crês nas palavras que eu direi?" Exigia um
sim ou não como resposta e uma ação correspondente a afirmação.
[2]
O Pregar Meu Evangelho, manual usado
na obra missionária, ensina a importância de perguntas e como elas podem
abençoar os filhos de Deus: "Jesus Cristo frequentemente fazia perguntas
para ajudar as pessoas a ponderar os princípios e aplicá-los. Suas perguntas
faziam com que as pessoas pensassem, meditassem e assumissem compromissos. As
boas perguntas ajudarão você compreender os interesses, preocupações ou dúvidas
que as pessoas têm. Elas podem melhorar seu ensino, convidar o Espírito e
ajudar seus pesquisadores a aprender. (...) As boas perguntas podem levar os
pesquisadores a perguntarem quando não compreenderem, quando tiverem uma dúvida
ou quando quiserem saber o que fazer. As boas perguntas podem ajudar as pessoas
que você estiver ensinando a expressarem seus sentimentos e ao fazê-lo
descobrirem que estão desenvolvendo um testemunho. (...) Aprenda a fazer
perguntas quando for inspirado pelo Espírito. O tipo certo de pergunta no
momento certo pode ajudar imensamente os seus pesquisadores a aprenderem o
evangelho e a sentirem o Espírito. Da mesma forma, o tipo errado de pergunta
feita no momento errado pode interferir com o aprendizado das pessoas. Para
fazer a pergunta adequada no momento certo é preciso que você esteja em
sintonia com o Espírito, ouça as pessoas que você estiver ensinando e se
concentre durante toda a aula. O ensino eficaz pode ser um trabalho árduo,
exigindo que você e seu companheiro tenham muita concentração e esforço.
("Técnicas de Ensino -Fazer Perguntas", pg. 198-199)
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