13 de out. de 2010

1 Néfi 22:2 – Espírito de Revelação

Temos um esclarecimento maravilhoso feito por Néfi neste versículo. O Espírito Santo é o ser que revela aos profetas “todas as coisas que acontecerão aos filhos dos homens”. Essas palavras sintonizam-se com as palavras de Morôni, que de forma mais abrangente, se referem a todas as pessoas que lerem o Livro de Mórmon, sem necessidade de terem o ofício de profetas: “E pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas” (Morôni 10:5). Ou seja: temos a mesma garantia de receber revelação de Deus que os profetas têm – o mesmo canal deles é o nosso. Lamã e Lemuel viviam dizendo que o Senhor não lhes revelava coisa alguma, pelo que Néfi lamentou chamando-os de duros de coração (1 Néfi 15:7-11).

Todo livro de primeiro Néfi ensina como buscar e obter revelação. Néfi mostra que a humildade e o desejo guiam a fé necessária para pedir e acreditar que receberemos (acreditar que Deus tem poder para responder). Ele explica ainda que devemos continuar guardando os mandamentos (agindo corretamente segundo o que sabemos) e ponderando a questão no coração (coração é símbolo do desejo e vontade do homem). Então promete ele: certamente receberemos revelação (1 Néfi 4:6; 1 Néfi 10:17; 1 Néfi 11:1; 1 Néfi 15:11; 1 Néfi 22:2).
Uma das abordagens para se receber revelação mais eficazes é a de orar pelo próximo. Foi só quando Leí orou de todo coração a favor de seu povo que a revelação veio (1 Néfi 1:5). Foi só quando Néfi rogou ao Senhor por seus irmãos que a revelação lhe chegou (1 Néfi 2:18). Acho que isso acontece porque o Senhor percebe nossa disposição de servi-lo e dá a revelação como recompensa por nosso desejo e incentivo para que façamos bem aquilo que devemos fazer.

Ver também: http://lucasmormon.blogspot.com/2010/07/revelacao-em-nefi.html

Nenhum comentário: