19 de mai. de 2011

Poder Sobre as Nações - Comentário sobre Apocalipse 2:26

Poder sobre as nações
Ter poder sobre as nações pode significar (1) ter autoridade sobre as nações da Terra; (2) liderar politicamente as nações da Terra; e (3) receber e desfrutar de Vidas Eternas.

                1- Aquele que porta o sacerdócio tem maior poder que todos os soberanos da Terra juntos. Se for da vontade de Deus ele poderá "desafiar os exércitos das nações, dividir a Terra, quebrar todos os grilhões, (...) subjugar principados e poderes." (TJS Gênesis 15:31).
                O profeta Néfi, filho de Helamã, por exemplo, recebeu o poder selador, pelo qual tinha "poder sobre o povo" para feri-lo "com fome e com pestilência e destruição, segundo a iniqüidade do povo" (Helamã 10:6).
                O poder dos profetas esta muito acima do poder dos homens porque é o poder de Deus. Embora o Senhor permita que o homem seja seu próprio árbitro (D&C 29:35), através do sacerdócio Ele pode impedir, limitar e alterar os atos humanos. A seguinte história ilustra esse princípio: "Quando os exércitos de Hitler prepararam-se para invadir a Polônia, as comunicações com a Checoslováquia foram cortadas. A irmã  Toronto [que era esposa do presidente de Missão na Alemanha, e fora para Dinamarca por segurança] conta: “Vendo que eu estava muito preocupada e cada vez mais ansiosa [por causa de seu marido e dos missionários da missão], o Presidente [Joseph Fielding] Smith aproximou-se de mim, colocou um braço protetor em meus ombros e disse: “Irmã Toronto, esta guerra não terá início enquanto o irmão Toronto e seus missionários não chegarem a esta terra da Dinamarca’”.
                Na Checoslováquia, o Presidente Toronto e seus missionários terminaram seus negócios na quinta-feira, 31 de agosto. Pouco antes de partirem, porém, um dos missionários foi novamente preso e jogado na prisão. A rápida e inspirada intervenção do Presidente Toronto permitiu-lhe mostrar às autoridades alemãs que se tratava de um caso de identidade trocada, e o élder foi rapidamente libertado. Naquela noite, o grupo embarcou em um trem especialmente enviado para retirar a delegação britânica. Aquele foi o último trem a deixar a Checoslováquia. Eles passaram por Berlim na manhã do dia seguinte, e à tarde embarcaram na última balsa que sairia da Alemanha para a Dinamarca. A Alemanha invadiu a Polônia naquele mesmo dia, que é considerado geralmente como o início da Segunda Guerra Mundial. A profética promessa do Élder Joseph Fielding Smith à irmã Toronto foi cumprida com precisão." ("A Retirada dos Missionários", História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pg. 525). O presidente Smith era um profeta do Senhor, que possuía o Santo Sacerdócio - e com tal poder realizou esse milagre.
                Além disso, a autoridade sobre as nações, naturalmente, inclui o poder de gerar vida e conduzi-las. E nesse aspecto o papel da maternidade é o mais preponderante.
                O Presidente Brigham Young disse: "As mães são um instrumento motriz nas mãos da Providência para guiar os destinos de nações. (…)  Conseqüentemente, pode-se ver de imediato o que lhes desejo inculcar na mente: que as mães são o mecanismo que dá estímulo ao ser humano e guia os destinos e a vida dos homens na face da Terra."
                Ele disse também sobre as irmãs fiéis que não podem ter filhos: "Muitas irmãs lamentam não terem sido abençoadas com filhos. Dia virá em que terão milhões de filhos a sua volta e serão mães de nações, se forem fiéis aos convênios." ("Compreender o Novo e Eterno Convênio do Casamento", Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, pg. 167)

                2- O sacerdócio conforme recebido por Adão era um poder espiritual e político. Na era patriarcal havia uma teocracia (Abraão 3:26). E nesse sentido, os profetas e santos tinham "poder sobre as nações".
                Em alguns outros momento da História do mundo vemos o governo teocrático de Jeová surgir em sua plenitude. Seus servos, nesta ocasião, tinham, portanto, "poder sobre as nações", para regê-las com a palavra de Deus. É o caso da sociedade de Sião, nos tempos de Enoque (Moisés 7:17-21) e dos nefitas logo após a visita do Salvador (4 Néfi 1:1-22).
                Moisés tentou santificar seu povo para receberem leis mais elevadas, mas, por causa do orgulho e incredulidade eles não estavam prontos (D&C 84:23-25). No final, recusaram Deus como seu rei (I Samuel 8:7).
                Quando o Salvador voltar, estabelecerá um reino único sobre toda a Terra (GEE "Milênio"). Ele dará a seus servos poder sobre as nações, para selá-las para vida eterna (D&C 77:11). No milênio, os cargos eclesiásticos poderão também ser políticos e administrativos. Por exemplo, o bispo será um juiz comum para sua respectiva localidade.
                Os santos literalmente reinarão durante o milênio (Apocalipse 20:6).

                3- A promessa para Igreja de Tiatira referia-se ao terceiro significado de se ter poder sobre as nações. Era uma promessa que extrapolava a realidade mortal e finita. Era uma promessa para os que vencessem, ou seja, àqueles que recebessem sua exaltação.
                "Vidas Eternas" é uma expressão usada pelo Senhor para explicar que os que obtiverem o mais alto grau de glória poderão ter filhos espirituais, tal como o Pai Celestial. Eles se tornaram reis e sacerdotes do Deus Altíssimo (D&C 76:56). Eles reinarão sobre os anjos e sobre todos os mundos e reinos. A seguinte escritura nos abre essa grandiosa perspectiva:
                "E também, em verdade vos digo: Se um homem se casar com uma mulher pela minha palavra, que é a minha lei, e pelo novo e eterno convênio e for selado pelo Santo Espírito da promessa por aquele que foi ungido, a quem conferi esse poder e as chaves desse sacerdócio e for dito a eles: Surgireis na primeira ressurreição; (...) e herdareis tronos, reinos, principados e poderes, domínios, todas as alturas e profundidades (...), ser-lhes-á feito de acordo com todas as coisas que meu servo disse, nesta vida e por toda a eternidade; e estará em pleno vigor quando estiverem fora do mundo; e passarão pelos anjos e pelos deuses ali colocados, rumo a sua exaltação e glória em todas as coisas, conforme selado sobre sua cabeça; glória essa que será uma plenitude e uma continuação das sementes para todo o sempre.
                Então serão deuses, pois não terão fim; portanto serão de eternidade em eternidade, porque continuarão; então serão colocados sobre tudo, porque todas as coisas lhes serão sujeitas. Então serão deuses, porque terão todo o poder e os anjos lhes serão sujeitos.
                Em verdade, em verdade vos digo: A não ser que guardeis minha lei, não obtereis esta glória.
                Pois estreita é a porta e apertado o caminho que leva à exaltação e à continuação das vidas, e poucos há que o encontram, porque no mundo não me recebeis nem me conheceis.
                Mas se me receberdes no mundo, então me conhecereis e recebereis vossa exaltação; para que, onde eu estiver, estejais vós também.
                 Isto é o significado de vidas eternas: Conhecer o único sábio e verdadeiro Deus e Jesus Cristo, a quem ele enviou. Eu sou ele. Recebei, portanto, minha lei." (D&C 132:19-24, itálicos adicionados)

Nenhum comentário: