13 de nov. de 2011

Resposta ao texto "Os blocos de Fundação do Universo"

Há um texto, muito divulgado entre os missionários, chamado "Os blocos de Fundação do Universo" escrito por Cleon W. Skousen. Uma versão, traduzida e divulgada na internet, foi feita por um certo Amoramon. O texto ousa explicar sobre as Inteligência, a pré-mortalidade, a origem dos deuses, o destino eterno e, principalmente, o sacrifício expiatório de Jesus Cristo. Estudei minuciosamente o texto. Reconheci que muitas das coisas tratadas ali são verdades, mas que há outras que são mentiras. Provarei que o texto não é verdadeiro com as escrituras sagradas e a declaração dos profetas modernos. Faço isso com todo respeito que os irmãos que o pronunciaram e defenderam merecem.
                Primeiro erro: Satanás e os que forem destinados as trevas exteriores irão perder seus corpos espírituais. Na minha opinião isso não é verdade. Não é o que lemos nas escrituras e nem nas citações dos profetas. Lemos que a Expiação de Cristo proporcionará um corpo ressurreto para todos os que viveram na mortalidade - e isso inclui os que se tornaram filhos da Perdição neste Estado (Alma 11:41 e D&C76:42-48). Esse corpo (obtido NESTE estado) nunca mais morrerá, após a ressurreição (Ama 12:16-18).
                Caim, que foi chamado Perdição, terá um corpo ressurreto. O irmão Skousen diz que Satanás perderá seu espírito e os filhos da perdição que tem um corpo (como Caim) perderão o corpo e o espírito. Ou seja, eles serão desintegrados e voltarão a ser meras inteligências - sem possibilidade alguma de progresso.
                Quando o Senhor Jesus Cristo revelou "a Visão" de D&C 76, falou sobre o destino dos filhos da Perdição: "Estes são os que irão para o lago de fogo e enxofre", e "os únicos sobre quem a segunda morte terá qualquer poder (...) os únicos que não serão redimidos no devido tempo do Senhor depois de terem sofrido sua ira [na provação, que é tanto a mortalidade e quanto o mundo espiritual]". Disse também que Cristo salvaria todos as obras de suas mãos, "exceto esses, os quais irão para o castigo infinito, que é castigo sem fim, que é castigo eterno, para reinar com o diabo e seus anjos na eternidade, onde seu bicho não morre e o fogo é inextinguível, o que é seu tormento - E homem algum conhece o seu fim nem seu lugar nem seu tormento; Nem foi revelado nem é nem será revelado ao homem, exceto àqueles que dele forem feitos participantes; Contudo eu, o Senhor, mostro-o em visão a muitos, mas imediatamente torno a encerrá-la; Portanto seu fim, sua largura, altura, profundidade e miséria eles não compreendem, nem homem algum, a não ser os que são ordenados a essa condenação." (D&C 76:36-38, 43-48)
                A segunda morte é a morte espiritual. No GEE aprendemos que morte espiritual é a "separação de Deus e de sua influência; morrer no tocante às coisas que pertencem à retidão" (GEE"Morte Espiritual"). Não significa, portanto, desaparecer espiritualmente ou ter o corpo espiritual destruído. Como o próprio Deus disse "nenhum homem" na mortalidade compreende no que consiste o sofrimento dos filhos da perdição. E mesmo que o Senhor tenha mostrado ao irmão Skousen, creio que ele não foi capaz de transmitir esse sofrimento adequadamente.
                Outro ponto importante é que mesmo Satanás sendo condenado para as trevas ele ainda continuará sendo o diabo. O que significa que sua identidade e personalidade continuará existindo no sofrimento eterno. "O ser" de Satanás comporta sua inteligência eterna e seu corpo de espírito. Ele não será despojado do espírito, senão, parte inerente de sua personalidade seria despojada também. Ele perderia sua identidade. Perdendo a identidade não há razão para que a Justiça Divina requeira um sofrimento eterno na Trevas, afinal se ele não mais existe não há como se falar em castigo eterno ou punição infinita.
                O mesmo vale aos que, por terem nascido na mortalidade, receberam um corpo imortal, após ressuscitarem. Mesmo que sua condenação seja a de ir às Trevas, eles manterão sua alma (corpo+espírito), e sofrerão tanto na corpo como no espírito (semelhante ao Salvador, D&C 19:18, pois Cristo sofreu como um filho da Perdição. Seu sofrimento abrangeu a morte física e espiritual).
                Quando Leí diz que Lamã e Lemuel poderiam, caso fossem para as trevas exteriores, sofrer uma destruição na alma e no corpo, não esta necessariamente dizendo que eles seriam desintegrados ou aniquilados - que a inteligência iria para as trevas e que o elemento espiritual ou ressurreto receberia um destino devido, unindo-se a alguma esfera ou corpo. Assim como morte espiritual significa ser afastado de Deus (e não subitamente ter o corpo desconstituído); ser destruído na alma e no corpo - deduz tão somente que a punição será de morte física e espiritual.
                Algumas bênçãos são irrevogáveis e não-anuláveis. É o caso, por exemplo, do sacerdócio. Uma vez concedido o sacerdócio não pode ser retirado (D&C 84:40). Satanás recebeu o sacerdócio quando era Lúcifer na pré-mortalidade, e ainda o porta. Quando a escritura diz, "amém para o sacerdócio desse homem", esta se referindo ao bloqueio do poder por falta da retidão. Por exemplo: se um portador do sacerdócio de Melquisedeque for excomungado, não poderá exercer o sacerdócio, mas ainda o portará. Se se arrepender, terá uma bênção de reconstituição, uma bênção que lhe dará direito de agir no poder que lhe fora tirado. Essa bênção não lhe dá de novo o sacerdócio, apenas o torna operante. Evidentemente o inimigo de toda retidão não usa o sacerdócio de Deus, mas o exemplo serve para deixar claro que certas bênçãos que fazemos jus não nos podem ser negadas (D&C 82:10). O acréscimo pré-mortal não pode ser retirado (Abraão 3:26)
                Quando a escritura diz que aquele que não tem, não faz bom uso dos dons que recebeu, os perde - e até aquilo que tinha é-lhe tirado (Lucas 8:18) - não tem relação alguma com o que estamos dizendo. Essas escrituras falam da lei da compensação e justiça. Se alguém faz o bem, depois o mal, merecerá as bênçãos das boas obras, mas não as receberá, visto que as obras más sobrepujaram as boas - e o que lhe resta é um estado pior do que o anterior (Alma 24:30, II Pedro 2:20). A quem muito é dado muito é exigido, e o que peca contra a luz maior recebe condenação proporcional (Lucas 12:48, D&C 82:3).
                As seguintes declarações reforçam e esclarecem estes meus pensamentos:
                O presidente Brigham Young disse: "Não existe o que chamamos de extermínio, pois não podeis destruir os elementos de que são constituídas a coisas." (Discursos, "Julgamento Eterno", pg. 387)
                O Presidente Joseph F. Smith, sexto presidente da Igreja, disse que aqueles que sofrerem a morte espiritual irão permanecer "para sempre presos às correntes da escuridão espiritual, e banidos de sua presença, reino e glória. A 'morte temporal' é uma coisa, e a 'morte espiritual' é outra. O corpo pode dissolver e extinguir-se como organismo, embora os elementos que o compõem sejam indestrutíveis ou eternos; contudo, afirmo, como sendo evidente: que o organismo espiritual é um ser eterno, imortal, destinado a desfrutar da plenitude da felicidade eterna e da plenitude da alegria, ou sofrer a ira de Deus, e a miséria - uma condenação justa, eterna. Adão morreu espiritualmente; entretanto viveu para suportar seu castigo, até poder libertar-se dele pelo poder da Expiação, através do arrependimento. Aqueles a quem a segunda morte for pronunciada viverão para sofrê-la e aturá-la, mas sem esperança de redenção." (Doutrina do Evangelho, "A Natureza Eterna da Igreja, do sacerdócio e do homem", pg. 15)
                O Presidente Joseph Fielding Smith disse: "Ao falarmos de segunda morte como morte eterna, não queremos dizer que aqueles que dela participam são sentenciados eternamente à dissolução do corpo e também do espírito. O espírito do homem é eterno e não pode morrer no sentido de deixar de existir."
                (...)
                "Ninguém jamais saberá a extensão desse castigo, exceto os que dele forem feitos participantes. Que é a mais severa punição que pode ser imposta ao homem, é evidente. Trevas exteriores é algo indescritível; sabemos apenas que significa ser colocado além da benigna e confortadora influência do Espírito de Deus - completamente banidos de sua presença."
                (...)
                "Aprendemos pelas escrituras que "esta restauração virá a todos, (...) sejam bons ou maus; e não se perderá nenhum só cabelo de suas cabeças". Porém os "perversos permanecerão como se não tivesse havido redenção, sendo-lhe apenas afrouxadas as cadeias da morte; pois dia virá em que todos se levantarão da morte e se apresentarão perante Deus, que os julgará segundo suas obras"
                "Esta segunda morte, portanto, não é a dissolução ou aniquilamento tanto do espírito como do corpo, mas o banimento da presença de Deus e de participar das coisas da retidão."
                (...)
                "Esse fogo e enxofre, somos informados, é um símbolo do tormento a ser suportado pelos iníquos . Não é um fogo real, mas um tormento mental; em outras palavras é a punição descrita pelo Salvador como bicho que não morre e o fogo que nunca se apaga, e serão para todo sempre."
                (Doutrinas de Salvação, "Vida e Morte Espiritual", pg. 215-229)

                 Segundo erro: Quando éramos inteligências estávamos nas trevas exteriores. Não há escritura que diga isso. Todavia não excluo a possibilidade de que estivéssemos num lugar caótico, fora do espaço, como Skousen insiste. Mas Satanás e suas hostes irão para um lugar onde jamais estiveram antes. Afinal, nós só poderíamos estar em trevas se tivéssemos cometido o pecado imperdoável (D&C 76:35). Sem ter tido luz para fazê-lo não há como pensar que o lugar que nos encontrávamos antes de nascermos nos céus seja o mesmo lugar em que Satanás irá reinar em condenação eterna. Isso é um absurdo!
                Além disso, as trevas exteriores é um lugar que ninguém conhece, a não ser os que dela são feitos participantes (D&C 76:46-48).
                Terceiro erro: Jesus Cristo criou nosso espírito. Aprendemos por revelação moderna que Deus é literalmente o pai de nosso tabernáculo espiritual. E que além disso, foi Eloim que tomou a frente da criação do corpo de Adão e Eva, e o fez a imagem e semelhança de seu Filho Primogênito. Não é necessário colocar referencias de escrituras sobre esse tema, visto que a doutrina é muito clara na declaração "Família: proclamação ao mundo", nos ensinamentos de Joseph Smith, nos primeiros capítulos de Moisés e nos últimos de Abraão, além, é claro, da doutrina que aprendemos no Templo.
                Quarto erro: Lúcifer se apresentou antes de Cristo. Claramente falso. Esta bem claro em Abraão: "E o Senhor disse: Quem enviarei? E um semelhante ao Filho do Homem respondeu: Eis-me aqui, envia-me. E outro respondeu e disse: Eis-me aqui, envia-me. E o Senhor disse: Enviarei o primeiro." (Abraão 3:27). O primeiro a se pronunciar foi Jeová.
                Quinto erro: o poder de Deus depende da obediência e seus filhos. É verdade que Deus cresce em glória (Moisés 1:39). Mas ele pode fazer isso independentemente da exaltação de seus filhos. Ele pode glorificar todas as outras criações, ao invés de depender da exaltação de cada filho. Quem melhor expressou isso foi o presidente Brigham Young:
                "O Senhor é perfeitamente independente. Ele recebeu sua glória e reina de modo supremo e onipotente. O Senhor não depende de vós ou de mim. Se todos nós apostatássemos e fôssemos para o inferno, tal fato em nada acrescentaria ou diminuiria sua glória. Ele deploraria a tolice que fizemos em nos desviar dos santos mandamentos e permitir que a ira do todo poderoso recaísse sobre nós. Os céus chorariam por nossa causa, mas ainda assim o Senhor possuiria sua glória, e não estaríamos trabalhando em seu beneficio. Em beneficio de quem estamos trabalhando? De nós mesmos." (Discursos, "Deidade", pg. 23)
               
                Possivelmente há mais erros e falsas implicações nestes texto. Mas o que apresentei basta para descaracterizar a veracidade do discurso. É falso!

Texto sobre os blocos de fundação do universo: http://www.reocities.com/amoramonsud/blocosedfuniverso.html

27 comentários:

Priscila Pontes disse...

Oi. Achei o texto interessante, mas uma parte que me chamou a atenção foi a da "possibilidade de que estivéssemos num lugar caótico" quando éramos inteligências, isto é, apenas espíritos.
A doutrina da pré-mortalidade ensina que vivíamos na presença de nosso pai celestial e desenvolvíamos nossos talentos, etc., até a maturidade espiritual (primeiro estado). Viver com nosso pai Celestial não demonstra nada de "caótico", devido à Sua perfeição e à perfeição de sua morada. Quando falamos em Exaltação, falamos em voltar à presença de nosso Pai Celestial, no reino de maior glória (Celestial). Admitir a possibilidade de termos vivido "num lugar caótico", é dizer que o mundo Celestial é caótico, o que é uma contradição, visto que Deus é perfeito em glória e retidão, ele não viviria em um lugar caótico.
Minha opinião sincera é que a ideia levantada sobre a possibilidade de que estivéssemos num lugar caótico quando éramos inteligências está errada, não sei se interpretei mal o seu texto neste ponto. Desculpe.

Outra coisa que refleti é sobre a criação dos corpos de Adão e Eva. Neste ponto eu não tenho uma crítica, mas uma dúvida. Jesus era o Verbo e todas as coisas na Terra foram feitas por ele sob a direção do Pai Celestial. Vc escreveu que teria sido Deus, o pai de nosso tabernáculo espiritual, isto é, o Pai Celestial que criou esses corpos, não teria sido o Filho?
Não estou querendo levantar uma discussão ou um grande debate sobr esse assunto, até mesmo pq não é de grande relevância para a salvação dos homens saber quem fez o corpo de nossos primeiros pais mortais: o Pai Celestial ou Seu Filho Jesus Cristo, mas fiquei na dúvida mesmo, a título de curiosidade.

Um abraço,
Priscila.

Lucas Guerreiro disse...

Priscila, você entendeu corretamente. E seu argumento é muito válido e acrescenta a meu texto.
Sobre a questão sobre que criou nosso tabernáculo mortal você aprenderá mais sobre isso no Templo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, que é a Casa de Deus, e por revelação pessoal. Sua pergunta é é uma pergunta sadia. E sei que acharás a resposta correta no devido tempo. Obrigado.

Priscila Pontes disse...

Obrigada.

Anônimo disse...

Muito bom! Sempre fico com o pé atrás quando leio esses discursos sobre mundo pré-mortal e filhos da perdição e tals... realmente eu tento ouvir a opinião dos outros é muito bom para refletir mais me baseio mesmo nas escrituras e citações de profetas! Mas seu texto apresenta um excelente material, PARABENS.

Anônimo disse...

Oi,tudo bem como vão todos.gostei muito dos dois textos e
faço uma pergunta por favor: a respeito da saída desses seres das
trevas no texto de,Cleon w.skousen,
eles vão sair mesmo ou não?
um abraço e agradeço desde de já a atenção.

Diego Guardia Cano disse...

Bem vou fazer meu comentário em Partes já que o Máximo de caracteres é de 4.096.

Diego Guardia Cano disse...

Não sei se você é muito corajoso ou muito tolo em sua afirmação final: "É Falso!". Quem é você mesmo?
Não vou ter o desprazer de formular toda a resposta cabível ao montante de informações que colocas como verdade absoluta... Bem, você começa dizendo: "Na minha opinião" e ao final do texto por talvez sentir a Euforia de ter conseguido emaranhar tantas palavras em conjunto formando um "Textão" começastes então a acreditar nas próprias opiniões como verdades absolutas ao ponto de dizer ao final do Texto: "É Falso".
Membros como você em vez de ajudar os irmãos a tomarem o leite saudável para o crescimento do testemunho tentam "pregar" as camadas grossas do evangelho mesmo antes de desmamar e por este motivo é encontrado na via de maior prospecção de confusão aos que não sabem usar, a internet, este texto com afirmações espantosas do que você diz "A Verdade". Não digo de todo texto, pois em uma afirmativa está correto, em sua afirmativa número quatro. Pois desde a primeira até a última o irmão se equivocou e não compreendeu as escrituras para afirmar como sendo erradas. De forma amplamente resumida o nortearei...

Diego Guardia Cano disse...

QUESTÃO NUMERO 1– Brigham Young disse:“Eles serão decompostos, ambos alma e corpo,
e retornam para seus elementos nativos. Em outras
palavras, os elementos de seus corpos ressuscitados
serão unidos com a terra ressuscitada. Eles serão
desorganizados, e será como se eles nunca houvessem
existido, enquanto nós viveremos e reteremos nossa
identidade, e contenderemos contra aqueles princípios
que tendem à morte e dissolução. Quero preservar
minha identidade, de forma que possa ver Brigham
nos mundos eternos, assim como você pode vê-lo agora.”
(Jornal de Discursos, volume 4). Certamente a dissolução do espírito ocorrerá. Todas as leis de Deus tem seus Termos e exceções. Um exemplo simples disto é o mandamento claro: Não matarás (Êxodo 20:13): Se matar não poderá ir para o Reino Celestial. Vemos em muitas escrituras profetas que mataram aos montes, como Moíses, nem mesmo as crianças foram poupadas! Vemos Nefí um Grande profeta do Livro de Mórmon matar Labão. Aí alguém pode dizer: “Não espera aí! Quem disse para matar foi o Espirito Santo ! Então ele podia!”. Hum, então quer dizer que Deus ele pode quebrar suas próprias Leis? Certamente que não, ele sabe quais são os termos e quais são suas exceções. Então neste sentido os termos não foram nem anulados e nem revogado, mas foi usada uma Lei Maior que a Lei que conhecemos. Da mesma forma a Ressurreição não será uma benção revogada ou anulada, mas terá sido usada uma Lei Maior para a realização de tal fato.

Diego Guardia Cano disse...

Quando o Pres. Brigham Young diz: "Não existe o que chamamos de extermínio, pois não podeis destruir os elementos de que são constituídas a coisas." Não Refuta em nada a afirmação da dissolução do espírito pois não haverá destruição dos elementos nos corpos espirituais e de carne e ossos, mas uma separação da Inteligência que nunca fora criada mas existe é co-eterno com Deus com o corpo espiritual que é uma “criação direta de Deus” um corpo GERADO por Deus Pai, tendo ele toda a liberdade de tomá-lo de volta e usá-lo como bem entender já que todas as inteligências que fizeram parte daquele corpo espiritual cumpriram com sua missão de abrigar a inteligência co-eterna, então de nada podem ser culpados por a inteligência mestra co-eterna fazer escolhas erradas. Essas inteligências não podem ser culpadas por escolhas que elas não fizeram, por isso não podem ser amaldiçoadas junto com a Inteligência co-eterna. Não podeis esquecer irmão que em tudo há inteligência e todas elas cumprem bem seu propósito de ser o que o Senhor ordenou que fossem, sendo assim são todas justas pois cumprem bem seu papel. Naturalmente eles (as Inteligências condenadas)retornam as Trevas exteriores carregados de culpa, o que nenhum de nós tinha quando fomos retirados de lá. Se eles, simplesmente ficassem em “coma induzida espiritual” ou fossem simplesmente separados da Presença de Deus para sempre de quem eles têm o imenso desprazer de estar ao Lado pelo ódio que sentem não sofreriam o castigo. Será preciso que carreguem consigo a experiência da miséria em que se encontram, isso ou não responderiam por seus atos vis. Ser retirado das trevas exteriores sem ter vivido no mundo é uma coisa bem diferente de voltar para lá na condição de condenado.

Diego Guardia Cano disse...

QUESTÃO NUMERO 2: D&C 88:49 – A Luz brilha nas trevas e as trevas não compreendem... Por que o Senhor estaria nas trevas? Se Satanás e seus anjos ainda não estão lá por que na escritura diz que “elas” não compreendem? Que é que estava lá nas trevas para que fosse tão atrativo para que o Senhor fosse lá? Todas as inteligências e materiais grosseiros sem vida que chamamos de Elemento estão em estado caótico “fora do universo”, claramente digo fora do universo no sentido de que tudo que não está em alguma ordem específica e que têm algum propósito está então em estado caótico sendo assim não faz parte ainda do que chamamos Universo que é o local onde estão as criações de Jesus Cristo por comando de Deus Pai. E Sobre ser absurdo sair do mesmo lugar onde será enviado ao mesmo lugar que o Diabo e os condenados estarão podemos pensar de forma simples: Em D&C 88:37 lemos: "E há muitos reinos; porque não há espaço
onde não há reino; e não há reino onde não
há espaço, seja um maior ou um menor reino.”

Diego Guardia Cano disse...

Uma análise cuidadosa deste versículo nos diz duas coisas:
A primeira diz que "espaço” é uma região definida ao longo das eternidades onde a família dos Deuses estão edificando sua vasta rede de reinos, e a segunda diz que eles não edificam nenhum reino fora desse “espaço”, ou a sagrada região sob seu controle exclusivo. Esta é a significação de certa forma oculta da frase: “Não há reino onde não há espaço”. Então Trevas exteriores está no Universo mas em um local distinto onde há desordem total e por isto não há nada de absurdo quando se afirma que saímos do mesmo local em que os condenados irão pois não é fora do Universo mas somente em um local que “reina” o caos. Questão NUMERO 3: Realmente não foi (Jeová) Jesus Cristo que Gerou nos espíritos porém foi Jeová (Jesus Cristo) quem escolheu todos os Elementos e Inteligências que foram retiradas das Trevas para então fazer parte deste turno de Criação.

Diego Guardia Cano disse...

Ou seja, Quando Deus Pai iniciou seu turno de criação e decidiu Gerar (Organizar) seu Primeiro Filho de todos, foi então as trevas e retirou os elementos e a inteligência de Jeová. Sendo assim ele ficou Eternamente responsável por todos os elementos lá retirados (para organizar Jeová), e caso esses elementos e inteligência de Jeová quebrassem alguma Lei Então Deus Pai Nunca poderia “Salvar” esta inteligência (Jeová), visto que a forma prescrita e padrão no universo e única forma de salvar o transgressor do erro é que o Deus que retira as inteligências e elementos das Trevas Exteriores e organiza algo com algum propósito deve morrer injustamente para causar um efeito em todas inteligências que já o Honram e que são perfeitamente obedientes a Ele e 100% Justas, a se tornarem Misericordiosas e então não quebrando Lei alguma Deus possa Salvar o transgressor sem que as inteligências deixem de Honrar a ele, pois Deus deixaria de ser Deus se não o Honrassem, pois seu poder é a Honra, Honra de todas inteligências, e foi a Honra que Satanás queria quando apresentou seu Plano, exatamente o PODER de Deus (D&C 29:36) e por isto foi expulso

Diego Guardia Cano disse...

Deus não podia morrer mais visto que já era um Ser Exaltado com corpo de carne e osso Glorificados, então não poderia salvar Jeová caso Jeová transgredisse algo. Mas como Deus Pai sabia que Jesus Cristo não erraria e seria perfeito, pois era a inteligência mais desenvolvida de todas, não seria perigoso nesse sentido, porém todas as outras inteligências que Deus Pai fosse “Buscar” para continuar sua criação depois de Cristo ELE (DEUS PAI) e somente ELE seria responsável de salvá-las. Então por este motivo Jeová foi ordenado depois de Sua Criação como o CRIADOR de todas as coisas, pois a única criação de Deus PAI nesse turno de criação era JESUS CRISTO e NADA MAIS. Todo o restante criado após Jeová (Cristo) foi ele próprio (Cristo) que foi às trevas exteriores escolheu e organizou os Elementos no Universo. Então temos um NOVO responsável para salvar essas inteligências retiradas das Trevas exteriores: (Jeová) CRISTO. Pois foi Ele (Cristo) que organizou e criou tudo depois de Deus Pai Realizar sua criação (ter criado ele o Cristo). Deste modo era possível que todas essas novas criações tivessem chance de progredir, pois o seu CRIADOR (CRISTO) ainda não havia passado pela MORTALIDADE e poderia realizar o ATO da EXPIAÇÃO Morrendo cruelmente para despertar nas entranhas das Inteligências SEMPRE JUSTAS a MISERICÓRDIA e dando a oportunidade de todas as suas Criações serem salvas. ALMA 34:15-16. Tudo começou Iniciou com a criação de Deus PAI criando Jeová (Cristo), porém Deus não poderia salvar suas criações se elas errassem, pois ele não poderia mais morrer, e por isto Cristo depois de Ser Criado foi o responsável de criar todas as outras coisas por mandamento e sabedoria do PAI. Por isso ele é o PAI e o FILHO. PAI dos céus e da terra, toda criatura reconhece seu criador, e FILHO pois é filho do Pai Eterno. *Mosias 3:8 – 7:27.

Diego Guardia Cano disse...

Questão Cinco - O Poder de Deus não depende de seus Filhos, mas aumenta seu poder no sentido de aumentar o número de Inteligências que o Honrarão. Em cada turno de Criação aumenta-se o numero de criações pelos novos Deuses Feitos na Eternidade, sendo que, quando formos Deuses faremos nossas criações e essas criações honraram a nós e conseqüentemente Aquele que nos criou, aumentando a HONRA de DEUS e, por conseguinte o PODER, já que é a mesma coisa de acordo com as escrituras. Em doutrinas de Salvação VOLUME 1 PAGINA 7-8 – Joseph Fielding Smith explica:
-- Progresso pelo aumento de suas criações. O Livro de Moisés nos informa que a grande obra do Pai é criar mundos e povoá-los, e “não têm fim as minhas obras, nem tampouco as minhas palavras”, diz Ele. “Por que eis que esta é minha obra e minha glória: proporcionar a imortalidade e a vida eterna ao homem”, e nisto está seu progresso.

Diego Guardia Cano disse...

Comentando sobre isso, dizia o Profeta Joseph Smith: “O que fez Jesus? Ora, faço as coisas que vi meu Pai fazer, quando os mundos surgiram. Meu Pai construiu seu reino com temor e tremor, e tenho que fazer o mesmo (Isto é, Cristo tem que fazer o mesmo); e quando eu conseguir o Meu reino, apresentá-lo-ei a meu Pai, a fim de que ele possa obter reino sobre reino, e isto o Exaltará em glória. Ele então tomará uma exaltação maior, e eu (Cristo) ocuparei o seu lugar, tornando-me assim também exaltado. De modo que Jesus segue as pegadas de seu Pai, e herda o que Deus fez antes, e assim Deus é glorificado e exaltado na salvação e exaltação de todos os seus Filhos.”
Não vedes que é desta maneira que nosso Pai Eterno progride? Não buscando conhecimento que lhe falte, pois tal pensamento não resiste à luz das escrituras. Não é pela ignorância e aprendendo verdades ocultas que ele progride, pois, se há verdades que ele desconhece então essas coisas são maiores que ele, e isto não pode ser. Por que não aprendemos sabedoria e cremos no que o Senhor tem revelado – (FINAL da citação de Joseph Fielding Smith). O Fato de achar que Deus não diminuiria sua Gloria caso todos nós apostatássemos é uma verdade absoluta, mas não é verdade que Deus cresceria em gloria sem suas criações, pois elas são a sua glória, a criação, salvação e exaltação de cada filho seu aumenta sim sua Glória, não que ele NESCESSITE para subsistir, mas como DEUS não é ESTÁTICO e cresce todo o tempo ele de precisa que seus filhos confiem nele para que ambos se exaltem cada vez mais

Diego Guardia Cano disse...

Bem, como disse não iria me aprofundar com montante de escrituras e referencias de páginas de livros da literatura da igreja. Porém, o irmão Lucas deve rever suas afirmações para não confundir irmãos de espíritos influenciáveis fazendo-os acreditar em “suas doutrinas”. No geral o maior Professor que existe é o Espírito Santo, e enquanto ele não afirmar em nossos espíritos quaisquer que seja a doutrina que aprendamos, ainda permaneceremos na escuridão espiritual e tatearemos na nossa cegueira. Abraço, Diego Guardia Cano – Presidente Prudente – SP.

Diego Guardia Cano disse...

Acabei de reler o que escrevi, há muitos erros bobos de gramática como: honraram onde deveria ser honrarão ...mais onde deveria ser mas e etc. Escrevi direto sem pausas e não reli antes de postar. Mas no geral, dá-se para compreender.

Lucas Guerreiro disse...

Obrigado pela sua critica.Ela contribui com uma visão diferente, e isso estimula o pensamento.
É útil, porém, dizer que é com relação aos princípios do evangelho estamos todos de acordo.
O Élder Neil L. Andersen, na conferência Geral de outubro de 2012, disse: "Há um princípio importante que governa a doutrina da Igreja. A doutrina é ensinada por todos os quinze membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze. Não está oculta num obscuro parágrafo de um discurso. Os princípios verdadeiros são ensinados frequentemente por muitos. Nossa doutrina não é difícil de achar.
Os líderes da Igreja são homens sinceros, porém imperfeitos. Lembrem-se das palavras de Morôni: “Não me condeneis, em virtude de minha imperfeição, nem a meu pai (…); mas dai graças a Deus por ele vos ter manifestado nossas imperfeições, para que aprendais a ser mais sábios do que nós fomos”.
Joseph Smith disse: “Eu nunca disse que era perfeito, mas não há erro nas revelações”. O milagre da mão de Deus na história e no destino de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias somente é plenamente compreendido sob a ótica da inquirição espiritual. O Presidente Ezra Taft Benson disse: “Toda pessoa acabará acuada contra a parede da fé, e ali terá de defender sua posição”. Não se surpreenda quando isso acontecer a você!"

Portanto, nesses assuntos (sobre os blocos de fundação do universo) que não fazem parte do rol de doutrinas essenciais para salvação neste estado, e nem foram ensinadas como o Élder Andersen diz que devem ser é normal discordarmos de alguns pontos, segundo nossa cultura, opinião e conhecimento. Mas sou grato pela maneira educada como o irmão Diego se portou.

Diego Guardia Cano disse...

Lucas Guerreiro, eu que sou grato por seu esforço contínuo nas verdades declaradas em muitos outros tópicos do evangelho que muito me agregaram e contribuíram para o conhecimento puro da verdade. O assunto deste tópico é muito amplo e há pouquíssimas conclusões sobre ele em livros e artigos oficiais da igreja, isto se houver uma conclusão revelada pelo Senhor até o momento, pois de certo que nem tudo e especialmente o diamante do plano de salvação, que é a Expiação, pode ser compreendida aqui nesta vida terrena, se há alguém que compreenda perfeitamente este princípio terá aprendido por revelação divina e será uma benção para tal homem. Muito obrigado por sua humildade, através do seu comentário deixou claro a humildade do seu coração que de fato só demonstra real e divina sabedoria. Até nisto tirei proveito. E como você disse no seu comentário anterior: Lembrem-se das palavras de Morôni: “Não me condeneis, em virtude de minha imperfeição.." . Também sou parte dessa grande massa que busca constantemente sobre a verdade, porém que necessito progredir na verdadeira humildade de espírito. Obrigado por seu exemplo. abraços.

Unknown disse...

Erros gramaticais que saltam à vista podem indicar haver também erros idiomáticos na tradução do artigo. Procurei encontrar o original em inglês para fazer uma comparação, mas o "tradutor" estranhamente "esqueceu" de colocar o título original nos créditos, impossibilitando a tarefa. O que é, diga-se, incomum na tradução de um material de terceiros. Assim, baseando-se nesta tradução precária, não é possível atribuir-se unicamente ao autor erros doutrinários que possam existir no artigo. Deve-se levar em contra a influência do "tradutor" que aliás, extrapolando seus limites, acrescentou comentários próprios, algo que éticamente não deve ser feito sem a autorização do autor.

Lucas Guerreiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Guerreiro disse...

Sergio tem razão. A tradução não é boa. Entretanto, meus argumentos ainda se sustentam - ainda que não sejam contra o que foi realmente escrito (o qual a maioria não tem acesso), mas sim, contra o que esta sendo divulgado.
E a lição permanece:é sempre bom refletir bastante antes de aceitar um texto como verdadeiro - quando não provém de fontes tais como as escrituras sagradas

Anônimo disse...

tiago 1:5 E,se algum de vós tem falta de sabedoria,peça-a DEUS ,que a todos dá
liberalmente,e não lança em rosto,e ser-lhe-á dada.

Ricardo Aguiar disse...

Eu vejo com grande apreço o seu tratado de pesquisa e exposição sincera do livro de Skousen Lucas Guerreiro. Tem um tom de pesquisa, de inspiração e de critica.

No entanto não percebi o foco da discussão. Concordo que haja discordância sincera e é esperado que haja na...”manifestação dos sinceros” I Corintios 11:18 para que haja eresia, mas que a mesma seja esclarecida e compreendida como tal.

O Foco do trabalho de "Os blocos de Fundação do Universo" escrito por Cleon W. Skousen é apenas a ponta de um grande Iceberg submerso que o Senhor permitiu que fosse estudado pelos seus filhos (principalmente aqueles vasos escolhidos do Sacerdócio) e fosse aberto os céus para que o conhecimento nos fizesse evoluir mais rápido.

Esta doutrina e suas vertentes práticas no Sacerdócio estão apenas no início.

Os Blocos de construção do Universo nos chama a atenção de que a essência de sua Criação é simples e composta de dois elementos – Inteligências e Elementos. Não cabe fazer aqui a repetição de conteúdo, mas na discussão de comentários eu vejo como uma perda de foco retirar o véu apenas na dissolução espiritual, se eu quisesse saber o fato real desta verdade só me restaria duas opções “Negar o Espírito Santo” ou derramar sangue inocente. (note que não é matar simplesmente – devo sim premeditar interromper o progresso pessoal de outra inteligência em condições de ameaça a minha vida ou de outra(s). Creio que foi entendido isso...

Eis minha contribuição para a defesa do livro e esclarecimento doutrinário é:
1 – As verdades do Evangelho de Jesus Cristo são claras e simples, mas devem ser de compreensão espiritual, não só intelectual – Isto é, luz e verdade de preceito por preceito. Há coisas no livro do Elder Cleon que mesmo esfregadas na cara de muitos eles jamais entenderão.

2- A doutrina exposta no livro alerta uma questão muito esquecida ou desvalorizada pelos Santos do Últimos Dias – A Evolução e a Perfeição (que são coisas diferentes) e que assim como há PROGRESSÃO há também REGRESSÃO, a dissolução espiritual é o ápice do fundo do buraco. Doutrina e Convênios deixa claro que somente saberá quem a experimentar. Mas deixo claro que é...(não deve ser) é um processo lento e doloroso, pois a organização foi demorada, a desorganização será também.

3 – A doutrina do Elder Skousen deixa-nos também o legado de que “conhecimento é poder” tenho uma citação do profeta Joseph Smith aqui, vamos lá:
“No conhecimento há poder. Deus tem mais poder do que quaisquer outros seres, porque Ele tem grande conhecimento; e, portanto, Ele sabe como sujeitar todos os outros seres a Ele. Ele tem poder sobre tudo.” Ensinamentos do profeta Joseph Smith pg 288

Portanto devemos ter cuidado na difusão de conhecimento em ambiente aberto da WEB, porque este conhecimento trará poder para a oposição também. E vai por mim, já senti na carne este ato relapso.
Continua...

Ricardo Aguiar disse...

...

4 – As escrituras sagradas são santas e objetivas, mas também tem seus mistérios como citado em Doutrina e Convênios 71:1, já tratado no item 1.

5- O livro finalmente teve a honra e coragem de ensinar um princípio que não encontro na Igreja e em obras de seus apóstolos e profetas – A EXALTAÇÃO NÃO É UM PACOTÃO CELESTIAL, e nem todas as Inteligências irão participar dela (embora sejam chamados pelo Senhor para isso) ...De fato, o pomo de cada turno de criação é que há oportunidades de participação que vão do mais simples envolvimento às extremamente complexas responsabilidades da Divindade. E isso não é de compreensão comum, até mesmo para os mais experientes membros da Igreja.

5 – O foco de maior discussão e que deve ser (MAS NÃO AQUI) é a compreensão do equilíbrio que existe em todas as facetas de nossas vidas – A OPOSIÇÃO EM TODAS AS COISAS. As Leis que governam este “Turno de Criação” e todos os outros que o precederam, não são expostas no livro, mas tem tudo a ver com a dissolução espiritual dos Filhos da Perdição.

Se desejar maiores informações sobre estas leis, que são auto existentes e que regem todas as verdades expostas no livro do Elder Cleon Skousen (mesmo as que você não percebeu) estarei a sua disposição no contato (ric@furb.br ou ricfurb@gmail.com)

Abraços.

Anônimo disse...

Que pena que acabou! Passaria a noite toda acompanhando esse debate. Só tenho a agradecer, porque compreendi que realmente eu vim das trevas, só não quero voltar pra lá. Não se poderia criar um corpo espiritual, do nada. Inteligências... Inteligências, formadas de dois elementos.
" P E R F E I TO "

OGabrielBeco disse...

Pra Priscila e alguns outros que ficaram em dúvida sobre quem foi o Criador do Universo em que vivemos, e consequentemente de nosso corpo. Recomendo a leitura de Jesus O Cristo, tem na Biblioteca do Evangelho e deixa toda a questão muito clara de se entender.