24 de nov. de 2011

Verdadeira Masculinidade

                Em um mundo de valores invertidos e uma moral relativa, a verdadeira masculinidade tem sido a muito distorcida. Com a ajuda das escrituras e dos profetas, entretanto, aprendemos o que significa verdadeira masculinidade. Registrei sete princípios que demonstram a verdadeira masculinidade:


                A verdadeira masculinidade é mais que um gênero. Antigamente era fácil explicar a uma criança o que era um homem. Na realidade a mera observação da figura paterna dava entendimento a criança do que era um homem de verdade. Entretanto, a velha, mas não obsoleta, moralidade, perde força. A sociedade apresenta modelos de conduta infames. A família vem gradualmente perdendo a importância que merece. E, por incrível que pareceria a alguém de cinquenta anos atrás, hoje, infelizmente, os apontamentos biológicos, genótipos e fenótipos, não são mais suficientes para que alguém entenda-se homem. Ou seja, um bebê que nasce homem, pode vir a decidir que não quer ser homem!  Isso seguramente advém por conta das más influências e do padrão relativista do mundo. O Élder Boyd K. Packer disse:
                "Alguns supõem que estão predestinados e não podem sobrepujar o que imaginam ser tentações inatas para coisas impuras e antinaturais. Isso não é verdade! Lembrem-se de que Deus é nosso Pai Celestial. Paulo prometeu que “Deus (…) não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”.Vocês podem, se quiserem, quebrar o hábito e vencer o vício e abandonar aquilo que não é digno (...). Isaías advertiu: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!”
                Há vários anos, visitei uma escola em Albuquerque. A professora me contou a respeito de um menino que levou um gatinho para a sala de aula. Como podem imaginar, isso interrompeu tudo. Ela pediu que ele mostrasse o gatinho para as crianças da sala. Tudo ia bem até que uma das crianças perguntou: “É um gatinho macho ou fêmea?” Não querendo entrar naquela lição, a professora disse: “Não importa. É só um gatinho”. Mas elas insistiram. Por fim, uma das crianças levantou a mão e disse: “Eu sei como ficar sabendo”. Resignada em enfrentar a questão, a professora perguntou: “Como é que sabemos?” E o aluno respondeu: “Podemos fazer uma votação!”
                Podem rir com esta história, mas se não ficarmos alertas, há pessoas hoje em dia que não apenas toleram, mas defendem a votação para mudar leis que legalizariam a imoralidade, como se um voto pudesse de alguma forma alterar os desígnios das leis de Deus e da natureza. Uma lei contrária à natureza seria impossível de se colocar em prática. Por exemplo, de que adiantaria um plebiscito para revogar a lei da gravidade?
                Há leis tanto morais quanto físicas que foram “irrevogavelmente [decretadas] no céu antes da fundação deste mundo” e que não podem ser alteradas. A história mostra repetidas vezes que os padrões morais não podem ser mudados por meio de batalhas nem por votações. A legalização de algo fundamentalmente mau ou errado não evita o sofrimento e as penalidades que se seguirão tão seguramente quanto a noite segue o dia. ("Limpar o Vaso Interior", Conferência Geral de outubro de 2010,  http://lds.org/conference/talk/display/0,5232,89-2-1299-23,00.html)
                Assim a verdadeira masculinidade engloba reconhecer o gênero masculino. Mas não só isso. Significa defender o sexo masculino e preservá-lo. O que pode ser feito apenas vivendo como um homem deve viver. Isso não é tão simples na prática no mundo de hoje para muitos. Mas se um homem não tomar cuidado com o modo como se veste, o modo como fala, o modo como trata as pessoas, etc. poderá desviar de uma conduta tipicamente máscula para uma conduta afeminada, antinatural ou demoníaca.
                Não quer dizer que o homem deve ser durão, mal-educado, musculoso, barbudo ou coisa assim para ser um verdadeiro homem. Essa caricatura do "homem-macho" esta aquém da verdade. Os parâmetros para ser um verdadeiros homem são inatos (embora muitos digam que não) - pois um homem já era homem antes de nascer (como ensina a Família: Proclamação ao mundo, http://lds.org/library/display/0,4945,2089-2-11-1,00.html). Eles podem ser ensinados pela luz de Cristo (Morôni 7:16) e pelo poder do Espírito Santo (Moroni 10:5) - que nos ajudam a discernir a verdade de todas as coisas. A demais, os homens de Deus são exemplos de verdadeira masculinidade. Observá-los atentamente ajuda-nos a entender como um homem deve se vestir e se comportar.

                A verdadeira masculinidade honra os pais. Honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa (Efésios 6:2). Mesmo um rapaz que não é religioso, e nunca ouviu esse mandamento, deve sua vida a seus pais. Mesmo que os pais sejam iníquos, e talvez ausentes e profanos, ainda assim devem ser honrados. Um verdadeiro homem não fala mal de seus pais, não grita com eles e não os maltrata. Um verdadeiro homem honra seus pais, não com dinheiro ou fama, mas com trabalho e bondade. Quando um filho atinge o sucesso, trás honra a seus pais. Esse sucesso é muito mais do que ser bem-sucedido profissionalmente... Esse sucesso vem ao se viver uma vida digna.

                Verdadeira masculinidade abrange honrar as mulheres. Quando uma moça bonita passa pela rua, um homem de verdade não vai olhá-la de modo pervertido. Não vai fazer comentários baixos a respeito dê-la. Porque tudo isso despreza a feminilidade. A Verdadeira masculinidade defende a feminilidade. Um verdadeiro homem trata bem as mulheres, é cavalheiro. Você sabe o que significa ser cavalheiro? Muitos não sabem, e vão correndo ao Wikipédia para descobrir. Pois todos deveriam saber isso. Um cavalheiro deixa as mulheres subirem no ônibus primeiro (e cede seu lugar à ela mesmo quando esta cansado de um dia inteiro de trabalho); um cavalheiro oferece seu guarda-chuva a uma dama, mesmo que ficará molhado por fazê-lo; um cavalheiro leva a moça até em casa após alguma atividade com ela, pois não a deixará sozinha. Um cavalheiro abre a porta do carro para a moça. Tudo isso não é porque as mulheres sejam frágeis ou que sejam desprotegidas. Infelizmente o movimento feminista (que apoio) cometeu alguns extremos (o que não apoio). Essa foi uma parte do motivo pelo qual o comportamento cavalheiresco esta sendo abafado. Um verdadeiro homem é cavalheiro não porque as mulheres devem ser subjugadas, mas porque devem ser respeitadas como damas, princesas e senhoras de Deus. Elas são ou serão as mães das futuras gerações e merecem carinho, atenção e proteção dos homens.
                Como o Élder James E. Talmage, que foi membro do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “Jesus Cristo foi o maior defensor do sexo feminino no mundo” (Filhas em meu Reino, pg. 3). Ele que é o "Homem de Santidade" (Moisés 6:57) deve ser seguido.

                A verdadeira masculinidade preserva o respeito próprio. Isso significa que um homem de verdade defende seu ponto de vista e seus direitos. Um homem de verdade luta pelo que considera justo e correto. Entretanto não comete extremos, ele respeita a opinião alheia. Um homem de verdade respeita seu corpo. Ele não precisa expô-lo de modo indecente. Ele se veste adequadamente. Ele não precisa de tatuagens e brincos, ele não precisa usar cabelo penteado de maneira esquisita, ele não precisa usar linguajar de baixo calão. Ele lembra da verdade que o poeta Tennyson proclamou (e foi repetida pelo profeta na última conferência): “Minha força é como a força de dez, porque meu coração é puro”.

              Tratar e cuidar bem do corpo e da saúde é um ponto positivo, mas praticar exageros, torando-se o que a mídia chama de “homens metrossexuais” é pecaminoso. E o pecado é a idolatria. Àqueles que se preocupam demasiadamente com a boa forma e aparência amam a si mesmos mais que ao próximo a Deus. Esses homens não vivem a verdadeira masculinidade, mas pelo, contrário, se afastam dela por conta dos excessos.

                A verdadeira masculinidade floresce com a paternidade. Um homem vive a plenitude de seu poder másculo ao tornar-se pai e honrar esse chamado. Tenho muito a dizer sobre isso, mas o farei no futuro. Basta por hora dizer que Deus, que é nosso Pai, tem como sagrado título o de "Homem de Santidade" (Moisés 6:57). Ponderar e compreender tal verdade, mesmo antes de ter filhos, direciona a verdadeira masculinidade. Um homem que não é pai, e nem pode ser pai, devido a circunstâncias que estão além de seu poder de escolha, mas tem o forte desejo de ter filhos, desenvolverá a verdadeira masculinidade e se guardar os mandamentos em algum tempo, nesta vida ou na futura, tornar-se-á um pai maravilhoso. Assim, o mais importante é o desejo justo e o trabalho para alcançar esse desejo justo. Pois essas coisas abrem as portas para os dons de Deus – e a masculinidade e a paternidade estão neste rol.

                A verdadeira masculinidade apresenta os atributos de integridade, coragem e fé. "Sim, em verdade, em verdade vos digo que, se todos os homens tivessem sido e fossem e pudessem sempre ser como Morôni, eis que os próprios poderes do inferno teriam sido abalados para sempre; sim, o diabo nunca teria poder sobre os corações dos filhos dos homens." (Alma 48:17). E como era Morôni? "Morôni era um homem forte e poderoso; ele era um homem de perfeita compreensão; sim, um homem que não tinha prazer no derramanento de sangue; um homem cuja alma se regozijava com a liberdade e independência de seu país e com a libertação de seus irmãos da servidão e do cativeiro. Sim, um homem cujo coração transbordava de gratidão a seu Deus pelos muitos privilégios e bênçãos que concedia a seu povo; um homem que trabalhava infatigavelmente pelo bem-estar e segurança do povo. Sim, e ele era um homem firme na fé em Cristo; e havia prestado juramento de defender seu povo, seus direitos e seu país e sua religião, mesmo com a própria vida." (Alma 48:11-13). As escrituras mostram vários exemplos de um verdadeiro homem. Para exercer a verdadeira masculinidade devemos segui-los.
                A verdadeira masculinidade vem de Deus. Podem questionar-me a respeito desse ponto, eu não me importo. Pois é verdade. Um homem só estará completo em sua masculinidade quando seguir a Deus. Isso porque ser másculo é mais do que um gênero e um comportamento moral e cavalheiresco. Ser homem é levantar-se do pó da ignorância, da rebeldia e do ceticismo e determinar-se a um só pensamento: obter a exaltação eterna. A busca pela unidade perfeita com Deus foi tema de uma das mais belas orações de Cristo em João 17. Observe como as palavras de Leí a seus filhos se aplicam: "levantai-vos do pó, meus filhos, e sede homens e determinados em um só pensamento e um só coração, unidos em todas as coisas, para não cairdes em cativeiro" (2 Néfi 1:21).
                Minha esperança é que mais e mais homens levantem-se e vivam a plenitude de sua masculinidade sendo homens de Deus em palavras e ações. Sei que o mundo vai ser um lugar melhor se isso acontecer.

Um comentário:

Lucas Guerreiro disse...

De Samanta Blanco:

Olha a Dica!!! Cavalheirismo. Isso NUNCA sai de moda!!!!

Atitudes que farão dos homens um cavalheiro:
- Quando estiverem andando pelas ruas da cidade lembre-se que o homem sempre deve ficar do lado da rua;
- Ao subir para as escadas rolantes o homem deve dar passagem para que a mulher suba por primeiro, mas quando as escadas rolantes forem descer quem fica na frente são os homens;
- Toda vez que vocês forem a algum lugar e tiver que se sentarem lembre-se que quem se senta primeiro são elas, mas é claro que os homens não podem dar muito na cara;
- Um bom cavalheiro deve abrir as portas do carro e contorne atrás do carro para voltar ao seu lugar. No caso de ir buscá-la para sair não se esqueça de esperá-la fora do carro, independente do carro;
-Não se esqueça de segurar a porta para ela entrar e também não se esqueça de fechar a porta logo após que ela entrou e se acomodou;
- Se estiver aquele frio de matar que tal dar o seu casaco para ela se esquentar? Por mais que passe frio, ela se sentirá a princesa das princesas e que tem o homem mais romântico do mundo ao seu lado;
- Se vocês resolveram sair e o tempo não ajudou e começou a chover quem tem que segurar o guarda-chuva é sempre o homem e é este que também deve se molhar;