13 de mar. de 2012

A Verdade o que é?

"A verdade o que é?" - essa é uma das perguntas mais importantes - talvez a mais importante. É assim porque "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". A liberdade, que decorre do dom do arbítrio, é o que permite a ação, crescimento, felicidade e vida eterna. Assim, sem não conhecermos a verdade estaremos fadados a estagnação, infelicidade e morte eterna. De nada adianta possuir a capacidade de escolher sem a luz da verdade - porque essa luz é que nos dá discernimento e anseio pelo bem e justo.
Um de meus hinos favoritos é "A Verdade o Que É?" (Hinos #171, veja aqui: http://www.youtube.com/watch?v=howGewVey2Q ). Ele responde de maneira poética, mas clara, o que é a verdade e qual sua importância. Comentarei suas belas estrofes:

A verdade o que é? - a pergunta que todos devemos fazer. A resposta trará felicidade verdadeira.

Jóia de valor - dês da antiguidade pedras preciosas tem sido objeto de desejo por sua beleza e valor econômico (Gênesis 24:53, Êxodo 12:35, II Crônicas 20:25). Muitas vezes nas escrituras homens e mulheres são comparados a jóias para demonstrar que são valiosos a vista de Deus (Provérbios 31:10, D&C 60:4, 101:3, 135:6, 3 Néfi 24:17). A verdade é a jóia de maior valor. Para achá-la, reis dariam todos os seus tesouros (Alma 22:15), para defendê-la homens deram a vida (D&C 135).

Que riquezas celestes traduz - a verdade é eterna: "a verdade do Senhor dura para sempre" (Salmos 117:2). A verdade é o conhecimento do que foi, do que é e do que será (Jacó 4:13, D&C 93:24)[1]. A imutabilidade e absolutez da verdade são suas características mais marcantes. A Luz de Cristo ajuda-nos a entender isso e a discernir a verdade (Morôni 7:16). O Espírito Santo, que sabe a verdade de todas as coisas (Morôni 10:5), fala-nos a "verdade e não mente" (Jacó 4:13). "Toda a verdade existe para a salvação dos filhos dos homens; para seu benefício e compreensão; para que se desenvolvam nos princípios do conhecimento divino; e o conhecimento divino consiste em todo e qualquer fato ou verdade; e toda a verdade refere-se à divindade" (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, pg. 16)

E maior esplendor a verdade terá, Quando toda a coroa de rei e Senhor, Se tornar em escória sem luz! - A verdade pode ser, e é, obscurecida pela mentira e pecado. Satanás, o pai das mentiras (2 Néfi 9:9), sabe que se os homens ouvirem a verdade e seguirem-na, encontrarão felicidade. Satanás se opõem a verdade. Jesus Cristo é a personificação da verdade. Ele disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14:6). O Pai é de eternidade em eternidade e "nada a não ser paz, justiça e verdade é a habitação de seu trono" (Moisés 7:31). Assim, Satanás se opõem a verdade porque se opõem a Deus e a Cristo. O diabo e seus anjos procuram fazer com que as trevas obscureçam a luz da verdade. Ele faz isso de modo sutil e calculista. Muitas vezes mistura um pouco de verdade com suas mentiras, para atrair os homens em suas armadilhas. Por exemplo: ele disse a Adão e Eva que seriam como Deus conhecendo o bem e o mal ao comerem do fruto proibido - o que era verdade; mas também disse que eles não morreriam - o que era mentira (Moisés 4:10-11). O diabo se transfigura em anjo de luz para enganar os homens (II Coríntios 11:14, Alma 30:53). Quando o diabo for preso e suas tentações cessarem (D&C 45:55, 88:110) a verdade brilhará com todo seu esplendor. Até que chegue essa época devemos exercer a retidão para descobrir e preservar a verdade, mesmo que precisemos tatear durante algum tempo em meio a escuridão (Atos 17:27) e prosseguir em uma nevoa densa e escura (1 Néfi 8:23-24) valerá a pena. Lembremo-nos que "o pleno conhecimento da verdade (...) é segundo a piedade" (Tito 1:1)

A verdade o que é? - mas uma vez a pergunta que todo homem se faz, nas diversas situações da vida. Quando alguém, pro exemplo, diz: "não há vida após a morte" - e você lembra de todos os familiares e amigos que já se foram - e que você vai morrer também, seja logo ou daqui a alguns anos... isso seria verdade? É verdade que depois da morte tudo se acaba? Como saber? Como saber se você não acredita em uma vida futura apenas porque quer acreditar, apenas por um impulso ou justificativa para se sentir mais confortável? Como lidar com os pensamentos céticos? Ora, devemos lembrar que podemos achar a verdade: "Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome vos será dado (...) Eis que o que ouvis é como a voz de alguém clamando no deserto - no deserto porque não o podeis ver - minha voz, porque minha voz é Espírito; meu Espírito é verdade; a verdade persiste e não tem fim; e, se estiver em vós, prosperará. E se vossos olhos estiverem fitos em minha glória, todo o vosso corpo se encherá de luz e em vós não haverá trevas; e o corpo que é cheio de luz compreende todas as coisas"(D&C 88:64, 66-67).

É o supremo dom - A verdade é o dom mais precioso. "Cada partícula de verdade que cada
pessoa já recebeu é um dom de Deus", disse o presidente Brigham Young (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, pg. 19). É o conhecimento da verdade que abre as portas para as bênçãos da Expiação e para vida eterna "que é o maior de todos os dons de Deus" (D&C 14:7). Néfi entendia isso, afirmou: "glorio-me na clareza; glorio-me na verdade; glorio-me em meu Jesus, pois redimiu minha alma do inferno" (2 Néfi 33:6).

Que é dado ao mortal desejar - todo homem anela pela verdade, porque, como já expliquei a verdade conduz a liberdade e a felicidade eterna. A verdade é Cristo (Enos 1:26, Alma 5:48, João 1:17). E embora nem todos desejem aprender sobre Cristo - todos desejam bem-estar, proteção e salvação. Pois bem. Tudo isso é encontrado em Cristo Jesus. Além disso, verdade nos liberta (João 8:32): Cristo nos liberta! (João 8:36; 2 Néfi 9:19, 25- 26). O conhecimento da verdade (conhecimento de Cristo – de sua obra e glória), e aplicação desse conhecimento – que é sabedoria[2]  – é o que leva o homem a ter vida eterna, felicidade eterna (2 Néfi 2:27-28; D&C 42:61).

Procurai no abismo, na treva e na luz, Nas montanhas e vales o seu claro som E grandeza ireis contemplar! - a verdade deve ser buscada com diligencia. A verdade se encontra explicita nas escrituras sagradas (Helamã 15:7; 2 Timóteo 3:15-17). O Presidente Brigham Young disse: " Estejam sempre dispostos a receber a verdade, venha de onde vier, não faz a menor diferença. Não importa se receberam o evangelho por intermédio de Joseph Smith ou de Pedro, que viveu no tempo de Jesus. Recebam-no prazerosamente, quer seja de um homem quer de outro. Se Deus chamou um indivíduo e o enviou a pregar o evangelho, isso é o que me basta saber. Não importa quem seja, tudo o que desejo é conhecer a verdade. Ele também disse: "O chamado “mormonismo” abrange todos os princípios concernentes à vida e a salvação, para o tempo e eternidade. Não importa quem possua a verdade. Se os pagãos têm alguma verdade, ela pertence ao “mormonismo”. A verdade e a sã doutrina que o mundo sectário possui—e eles as têm em grande medida — pertencem todas a esta Igreja. No que concerne à moralidade, muitas pessoas são tão boas quanto nós. Tudo o que é virtuoso, amável e louvável pertence a esta Igreja e reino. O “mormonismo” abrange toda a verdade. Não existe verdade que não pertença ao evangelho. Ele é vida, e vida eterna; é uma felicidade abençoada. É a plenitude de todas as coisas nos deuses e nas eternidades dos deuses. (...) Quero dizer a meus amigos que cremos em tudo o que é bom. Se puderem encontrar uma verdade nos céus, na Terra ou no inferno, ela pertence a nossa doutrina. Nela cremos; ela nos pertence; nós a reivindicamos" (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, pg. 16-17). Ele disse ainda: "Toda descoberta científica ou artística realmente verdadeira e útil para a humanidade foi dada por meio de revelação direta de Deus, embora poucas pessoas reconheçam esse fato. Foram dadas com o propósito de preparar o caminho para a vitória final da verdade e para redimir a Terra dos poderes do pecado e de Satanás." (DBY, p. 18) O Presidente John Taylor ensinou: "O homem que está em busca da verdade não se apega a um único sistema, não defende um único dogma nem adota uma única teoria. Abraça todas as verdades, e a verdade, como o Sol no firmamento, brilha e alumia toda a criação com os seus raios resplandecentes. Se os homens se despirem de todos os preconceitos e procurarem a verdade com ardor, meticulosamente, irão encontrá-la em tudo o que estudarem.

A verdade o que é? - Mais uma vez a grande pergunta da alma. Todos são levados, uma hora ou outra, a questionarem o que é verdade, o que lhes trará alegria, quem são e o que devem fazer. Para maioria das pessoas essas perguntas se formam durante a juventude. Quando catástrofes, tragédias, decepções e adversidades sobrevém o homem é levado a ponderar e sua alma se mostra faminta pela verdade. É nesse momento que os homens se humilham e cumprem os requisitos para receber revelação e descobrir a verdade.

É começo e fim, Para ela limites não há; Pois que tudo se acabe, a terra e o céu, Sempre resta a verdade que é luz para mim, Dom supremo da vida será! - O Presidente Brigham Young disse: "Deleito-me na verdade, porque ela pode suster-se a si própria. Baseia-se em fatos eternos e permanecerá, ao passo que tudo o mais, cedo ou tarde, irá perecer" (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, pg. 18). A verdade é luz para nosso caminho. Ela é um guia seguro. O Presidente Young também ensinou: "É tão fácil viver pela verdade. Já ponderaram a esse respeito, meus amigos? Já pensaram nisso, meus irmãos e irmãs? Em todas as circunstâncias da vida, seja entre os humildes ou os orgulhosos, a verdade é sempre o guia mais seguro e o meio mais fácil pelo qual podemos moldar nossa vida.. (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, pg. 18).

Eis que o centro cairá da tirada mão E a divina justiça virá - Satanás é usurpador. Ele se colocou como deus deste mundo, mas não é legitimo seu domínio. Quando o Senhor voltar Satanás será deposto e preso. O manual Princípios do Evangelho explica: "Durante o Milênio, Satanás será aprisionado. Isso significa que ele não terá poder para tentar aqueles que estiverem vivendo nessa época (ver D&C 101:28). Os “filhos crescerão sem pecado para a salvação” (D&C 45:58). “E por causa da retidão [do] povo [do Senhor], Satanás não tem poder; portanto não pode ser solto pelo espaço de muitos anos; pois não tem poder sobre o coração do povo, porque vivem em retidão e o Santo de Israel reina” (1 Néfi 22:26) ("Milênio", pg. 275). Imagine que época gloriosa! Nas escolas não serão ensinadas teorias falsas sobre a origem do homem e sobre os sistemas de governo, não haverá propaganda enganosa, e todo político será honesto! Todos defenderão a verdade e a mentira cessará! Depois do milênio haverá um julgamento final. Devemos ter sempre isso em mente. Observe a advertência do profeta: "Preparai vossas almas para aquele glorioso dia, quando a justiça será administrada aos justos, sim, o dia do julgamento, a fim de que não vos encolhais com terrível medo; para que não vos lembreis claramente de vossa horrível culpa e não sejais compelidos a exclamar: Santos, santos são os teus julgamentos, ó Senhor Deus Todo-Poderoso---mas conheço minha culpa; transgredi tua lei e minhas transgressões me pertencem; e o diabo me dominou, de modo que sou uma presa de sua terrível miséria" (2 Néfi 9:46)

 De Sião as muralhas resistem ao mal E seus firmes baluartes jamais ruirão - Enquanto o milênio não chega, Sião vai se fortalecendo. Diferente das outras dispensações, esta não terminará em uma apostasia generalizada. Sião vai resistir e prosperar. Sião é tanto uma cidade quanto um povo. A escritura ensina que Sião é "o puro de coração" (D&C 97:21). O Élder D.  Todd Christofferson disse: "Sião é Sião por causa do caráter, dos atributos e da fidelidade de seus cidadãos. Lembrem-se: “O Senhor chamou seu povo Sião, porque eram unos de coração e vontade e viviam em retidão; e não havia pobres entre eles” (Moisés 7:18). Se quisermos estabelecer Sião em nossa casa, nosso ramo, nossa ala e nossa estaca, devemos seguir esse padrão. Será necessário (1) tornar-se uno de coração e vontade, (2) tornar-se individual e coletivamente um povo santo, e (3) cuidar dos pobres e necessitados com tamanha eficácia que eliminemos a pobreza do nosso meio. Não podemos esperar até que Sião venha para que essas coisas aconteçam — Sião virá apenas se elas acontecerem." (http://www.lds.org/liahona/2008/11/15?lang=por)

A verdade eterna será! - A verdade irá permanecer. O Profeta Joseph Smith disse: “O estandarte da verdade foi erguido; nenhuma mão iníqua pode impedir o progresso da obra; perseguições podem levantar-se, turbas podem agrupar-se, exércitos podem reunir-se, a calúnia pode difamar, mas a verdade de Deus irá adiante com coragem, nobreza e independência até que tenha penetrado todo continente, visitado todo clima, varrido cada país e sido proclamada em cada ouvido, até que os propósitos de Deus sejam cumpridos e o Grande Jeová declare que a obra está concluída” (History of the Church, vol. 4, p. 540).




[1] O presidente Taylor explicou essa característica da verdade e disse como a verdade beneficia o homem: "De pé na tribuna da verdade e envolvido por seu manto, o homem de Deus, por meio da fé, vislumbra o futuro, abre as cortinas da eternidade, desvenda o mistério dos céus e penetra a escuridão dos anos incontáveis para contemplar os desígnios do grandioso Eloim que se desenrolam em sua majestade, poder e glória. De pé em uma faixa estreita, contempla o passado, o presente e o futuro e vê a si mesmo como um ser eterno que alega ter afinidade com Deus, ser filho de Deus, ter em si uma centelha da chama eterna da Deidade. Vê o mundo e a humanidade em suas diversas fases, sabe o que constitui seu verdadeiro bem e, com o conhecimento que recebeu do Pai Celestial, compreende sua origem e destino. (…)" (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: John Taylor, Capítulo 23)
[2] Sabedoria é um dom de Deus (ver Sabedoria, GEE). É a prática, a ação e a aplicação do conhecimento de Deus (Mórmon 9:28; D&C  58:26) – que leva à Vida Eterna (João 17:3; 2 Pedro 1:2-8, 10; D&C 6:7, 131:6). É a coisa principal (Provérbios 1:7, 2:6-7; Jacó 6:12).

Nenhum comentário: