5 de mar. de 2012

O que eu devo fazer para ser mais feliz?

Resposta Rápida
Para ser MAIS feliz você precisa ser MAIS obediente a Deus. Precisa, na realidade, guardar todos os mandamentos de Deus: exercer fé em Jesus Cristo, arrepender-se de todos os seus pecados e desejos iníquos, ser batizado e receber o dom do Espírito Santo - fazendo um convênio com Deus - e perseverar até o fim - sendo grato, humilde, fiel, nutrindo-se com a boa palavra, indo ao Templo, se santificando - servindo ao próximo - e fazendo tudo o que Deus ordenar.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Há felicidade
                Devido as pressões, catástrofes, ceticismo, maldade e tentações do mundo alguns são levados a pensar que não existe felicidade verdadeira. As escrituras, ao contrário deste pensamento, são claras ao ensinarem que há uma "felicidade que está preparada para os santos" (2 Néfi 9:43). Elas ensinam que há um "grande plano de felicidade" (Alma 42:8) e que os "homens existem para que tenham alegria" (2 Néfi 2:25). O propósito desta vida, portanto, é o de nos prepararmos para encontrar Deus e desfrutar de "um estado de felicidade sem fim" (Mosias 2:41). Este estado de felicidade infinita é chamado de Vida Eterna (GEE "Vida Eterna"). Aprendemos que o propósito de Deus é o de "levar a efeito a imortalidade e Vida Eterna do homem" (Moisés 1: 39).

Felicidade Eterna e Felicidade Hoje
                Embora  as inconstâncias desta vida mortal nos desmotivem, desanimem e nos encham de pesar - enchemo-nos de esperança ao entender que se nossas obras forem boas nesta vida seremos levantados "para a ressurreição da vida eterna e felicidade" no último dia (Mosias 16:1).
                Aguardamos com extrema ansiedade a felicidade eterna num tempo futuro, todavia entendemos que podemos desfrutar de paz e alegria durante a jornada mortal. Podemos ser felizes hoje! De fato lemos no Livro de Mórmon a respeito de um homem que sentiu uma alegria "tão grande que transbordou; sim, ele ficou tão enlevado na alegria de seu Deus que se lhe exauriram as forças (...) ora, não foi isto alegria extrema? Eis que essa é a alegria que ninguém recebe, senão o verdadeiro penitente e o que humildemente busca a felicidade." (Alma 27:17-18).
                O Salvador mesmo prometeu a seus discípulos que ficariam ainda vários anos na mortalidade: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14:27).
                Mas como, então, obter essa "alegria extrema"? Como humildemente buscar a felicidade e recebê-la? Como obter a paz prometida pelo Senhor?

Compromisso
                As escrituras revelam que para obtermos felicidade precisamos nos comprometer a "dar ouvidos à palavra de Cristo" pois elas nos apontarão "um caminho reto para a felicidade eterna" (Alma 37:44). Parece que se não buscarmos essa felicidade agora, dando ouvidos a palavra de Deus não iremos, após essa vida, subitamente, desfrutar do que não plantamos neste mundo (Alma 41:4-5), por que a escritura diz que "virá o julgamento do Santo sobre [nós]; e então chegará a hora em que aquele que é imundo ainda será imundo; e aquele que é justo ainda será justo; e aquele que é feliz ainda será feliz; e aquele que é infeliz ainda será infeliz" (Mórmon 9:14).          Morôni reconheceu que devia "toda a nossa felicidade" que sentia em sua vida terrena a "observância da sagrada palavra de Deus" (Alma 44:5)

Iniquidade NUNCA será felicidade
                A noção de que "iniquidade nunca foi felicidade" (Alma 41:10) é de suma importância para acharmos uma fonte de alegrias duradouras. Iniquidade é a persistência no pecado. A luxuria, a ignorância, a maldade nunca resultam em algo bom - o prazer momentâneo que essas coisa oferecem é uma alegria artificial, passageira e falsa. O riso e a diversão do pecado são na verdade, um sopro de auto-afirmação desesperado. "Acontecer-lhes-á como ao esfomeado que sonha e eis que come, mas acorda e sua alma está vazia; ou como ao sedento que sonha e eis que bebe, mas acorda e eis que está fraco e sua alma sente apetite" (2 Néfi 27:3)

A Receita para ser feliz
                "Tornai-vos para mim e eu tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos" (3 Néfi 24:11) - não é simples? A Receita para felicidade é ir à Deus. Fazemos isso buscando-o em oração; ouvindo os servos de Deus, os profetas; lendo as escrituras; sendo gratos; guardando os mandamentos; vivendo da melhor forma que conseguirmos. Isso exige uma mudança de carácter. É simples, mas não é fácil. É preciso sofrer as dores do arrependimento verdadeiro e contar com a ajuda da graça celeste para fortalecer-nos. 
                "Portanto, meus amados irmãos, eu vos suplico, com palavras solenes, que vos arrependais e que vos apegueis a Deus de todo o coração, como ele se apega a vós" (Jacó 6:5)
                É bom lembrar que Deus "nada faz que não seja em benefício do mundo; porque ama o mundo a ponto de entregar sua própria vida para atrair a si todos os homens [inclusive você]. Portanto a ninguém ordena que não participe de sua salvação." (2 Néfi 26:24) E também que Deus faz tudo para o bem e felicidade de seu povo (Helamã 12:2) - e isso inclui seus castigos (Helamã 12:3, 15:3; D&C 95:1)
                E como participar de sua salvação? Como podemos tornar a Deus? Como nos apegarmos a Ele do mesmo modo que Ele se apega a nós?
                Mais uma vez é muito simples: "E ordena a todos os homens que se arrependam e sejam batizados em seu nome, tendo perfeita no Santo de Israel, pois do contrário não poderão ser salvos no reino de Deus. E se não se arrependerem, não acreditarem em seu nome, não forem batizados em seu nome nem perseverarem até o fim, serão condenados, pois o Senhor Deus, o Santo de Israel, disse-o. Ele deu, portanto, uma lei" (2 Néfi 9:23-25).
                Esse compromisso com os convênios e palavra de Deus nos assegurarão a felicidade que buscamos. "Agora, pois, filhos, ouvi-me; porque felizes são os que guardam os meus caminhos. Ouvi a correção, e sede sábios; e não a rejeiteis. Feliz é o homem que me dá ouvidos, velando cada dia às minhas entradas, esperando junto às ombreiras da minha porta [isso me faz lembrar do Templo]. Porque o que me achar achará a vida, e alcançará o favor do Senhor. Mas o que pecar contra mim fará mal à sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte." (Provérbios 8:32-36)
                Comprometer-se com o Senhor exige que façamos boas obras (o que, na verdade, é o meio de cumprir os convênios que fazemos com Ele):
                "Feliz é o homem que teme ao Senhor continuamente; mas o que endurece o seu coração virá a cair no mal" (Provérbios 28:14)
                "Feliz é aquele que se compadece dos pobres" (Provérbios 14:21)
                "O que atenta prudentemente para a palavra prosperará; e feliz é aquele que confia no Senhor." (Provérbios 16:20)
                "E ainda mais, quisera que considerásseis o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. Pois eis que são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais; e, se eles se conservarem fiéis até o fim, serão recebidos no céu, para que assim possam habitar com Deus em um estado de felicidade sem fim. Oh! Lembrai-vos, lembrai-vos de que estas coisas são verdadeiras, porque o Senhor Deus as disse." (Mosias 2:41)

Caso você desfrute de alguma felicidade, você pode ser ainda mais feliz se guardar mais diligentemente os mandamentos de Deus. O primeiro passo é orar com mais fervor e buscar melhorar dia-após-dia. Esse processo chama-se santificação - e é o que as escrituras chamam de "nascer de novo" ou "tornar-se como uma criancinha" (http://lucasmormon.blogspot.com/2010/04/moises-659-60-nascer-de-novo.html)

Discursos:


A felicidade é sua herança:

Felicidade

Diversão e Felicidade

O Grande Plano de Felicidade

Nenhum comentário: