5 de set. de 2012

Anjos do Diabo


               Satanás e um terço dos espíritos que eram filhos de Deus e nasceriam nesta Terra foram expulsos, por cometerem o pecado imperdoável. Eles tornaram-se Filhos da Perdição. Neste Segundo Estado, os homens que pecarem para morte também se tornam filhos da Perdição. Vemos alguns casos nas escrituras. Por exemplo, Caim recebeu o título de Perdição e foi expulso para sempre (Moisés 5).
                Nas obras-padrão, espíritos imundos (espíritos malignos) e demônios são termos sinônimos. Significam a mesma coisa: "E expulsará demônios, ou seja, os espíritos malignos que habitam nos corações dos filhos dos homens." (Mosias 3:6).  Excepcionalmente, porém, apresentam-se distintos. Alguns poderão entender que quando essa distinção é apontada trata-se de mera retórica. Outros que "espíritos imundos referem-se a sentimentos e desejos negativos e pecaminosos. Todavia, não penso assim, e não me parece ser isso que as escrituras ensinam.
               O Livro de Mórmon ensina que há "demônios" e "espíritos imundos" (1 Néfi 11:31, 3 Néfi 7:19). Sugiro que os demônios se referem a Satanás e os espíritos pré-mortais que não receberam um corpo físico; e que os espíritos imundos indiquem os homens que, ao decaírem da graça durante e provação mortal, vão para o inferno e tornam-se servos do diabo.
               Assim, os anjos do diabo são: (1) os espíritos pré-mortais que nunca tiveram um corpo físico (demônios); (2) os homens que, enquanto na vida mortal, adquirem luz e conhecimento divinos, mas depois crucificam Cristo em seu coração - e tornado-se servos do diabo (iníquos que morrem espiritualmente); (3) àqueles que ao morrerem, permanecem do lado do diabo no mundo espiritual (espíritos imundos).
                Sabemos que o diabo tem poder sobre os elementos decaídos desta Terra (por exemplo: Moisés 1:21 - Satanás faz a terra tremer), e que pode aparecer como "anjo de luz" (II Coríntios 11:14, 2 Néfi 9:9). O Élder James E. Faust disse: " Satanás é o grande imitador, o grande enganador, o mestre da mentira, o maior falsificador da história do mundo. Ele entra em nossa vida como o ladrão no meio da noite. Seu disfarce é tão perfeito que fica difícil reconhecê-lo ou reconhecer seus métodos. Ele é um lobo em pele de cordeiro." ("A Garganta do Diabo", A Liahona, Maio de 2003, pg. 51).
                É por isso que o Senhor nos deu algumas chaves para identificar o diabo (ver D&C 129). Temos que vigiar orar para não cair em tentação (Mateus 26:41) - para vencer Satanás e seus servos que apoiam seu trabalho perverso (D&C 10:5). "Temos que lutar (...) contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6:12). Será, porém, apenas no último dia, que Miguel e suas hostes vencerão terminantemente o diabo e seus seguidores (D&C 88:113-115). O que não significa que não podemos, agora mesmo, sujeitar-nos, pois, a Deus, e resistir ao diabo, pois assim ele fugirá de nós (Tiago 4:7).

2 comentários:

claudio disse...

show de bola, Lucas, gostei desse post, poderia falar mais profundamente sobre o assunto, achei super interessante para compartilhar com os amigos, grande abraço

Lucas Felipe disse...

Muito bom o conteudo.Gostaria que me adiciona no face https://www.facebook.com/profile.php?id=100001878014849 Um forte abraço!