Fiz um estudo aprofundado sobre os anjos. Esse estudo foi publicado como um dos apêndices do livro "Considerações sobre o Apocalipse". parte desse estudo se encontra abaixo:
Anjos, na maioria das vezes referem-se a
seres espirituais ou celestiais, que não pertencem ao mundo dos mortais, embora
interajam com esses.
Tipos de anjos. Os anjos podem ser
classificados de muitas maneiras. Optei por classificá-los: quanto ao estado; quanto ao ofício ou a função; e quanto ao reino. Aqui estou falando dos anjos de Deus, e não dos de
Satanás. Os filhos da perdição às vezes são chamados de "anjos de um
diabo" (2 Néfi 9:9) - mas deixarei esse assunto para mais adiante.
Tratarei primeiro dos anjos de Deus.
Quanto ao estado há cinco espécies de
anjos: (1) os seres espirituais, (2) os seres mortais, (3) os seres
ressurretos, (4) os seres transladados e (5) transfigurados.
(1)
Os seres espirituais podem ser divididos em: seres pré-mortais e seres
pós-mortais. Ambos são inteligências geradas por Deus, que possuem um corpo de
espírito, e não de carnes e ossos. Os seres pré-mortais são espíritos que ainda
não nasceram na Terra. Os pós-mortais já tiveram uma experiência na Terra,
tendo nascido e morrido. Ao perderem o corpo com a morte, entram em uma
realidade conhecida como "mudos espiritual".
Há
várias passagens que referem-se aos seres pré-mortais. No livro de Jó lemos que
quando Deus criou a Terra "as estrelas da alva juntas alegremente
cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam" (Jó 38:7). Lemos que um
anjo apareceu a Adão e Eva para ensiná-los após muitos dias que eles haviam
sido expulsos do Jardim do Éden (Moisés 5:6-7). O Profeta Joseph F. Smith viu
que os servos de Deus nesta Terra "mesmo antes de nascerem (...) receberam
suas primeiras lições no mundo dos espíritos e foram preparados para nascer no
devido tempo do Senhor, a fim de trabalharem em sua vinha para a salvação da
alma dos homens" (D&C 128:56). Esse treinamento e experiências
pré-terrenas ajuda-nos a compreender como foi possível preordenações[1]
fossem feitas Abraão nos ensina "as inteligências que foram organizadas
antes de o mundo existir; e entre todas essas havia muitas das nobres e
grandes; E Deus viu que essas almas eram boas; e ele estava no meio delas e
disse: A estes farei meus governantes" (Abraão 3:22-23).Um dos filhos de
Deus que foi pré-ordenado foi Miguel. Ele, como um espírito valente, comandou a
luta contra Lúcifer e os outros rebeldes (Ver comentários na página 286).
O
seres pós-mortais também servem como anjos. Eles já tiveram um experiência com
um corpo, e até que ressuscitem pelo poder da Expiação, mantém-se ativos no
mundo espiritual de Deus. Em algumas ocasiões eles interagem com os homens no
mundo mortal. O Presidente Joseph F. Smith disse que viu "que os Élderes
fiéis desta dispensação, quando deixam a vida mortal, continuam seus labores na
pregação do evangelho do arrependimento e da redenção, por meio do sacrifício
do Filho Unigênito de Deus, entre aqueles que estão nas trevas e sob a servidão
do pecado no grande mundo dos espíritos dos mortos." (D&C 138:57).
Os
seres pós-mortais se encontram no mundo espiritual. Lá há dois estados básicos
em que os espíritos podem se encontrar: paraíso ou inferno (chamado também de
prisão). O mundo espiritual é uma outra dimensão desta Terra em que vivemos.
Satanás e seus servos também estão lá. Mas isso é assunto para outra oportunidade.
Esses seres sem um corpo físico podem ser
chamados de anjos, exatamente porque cumprem missões divinas. Mas há uma
diferença entre eles e os seres corpóreos - há certas missões que sem um corpo
são impossíveis de serem executadas, como explicarei mais adiante.
O
Profeta Joseph Smith disse: "Os espíritos [que não tem corpo físico] só
podem revelar-se em fogo ardente ou em glória. Os anjos [que possuem um corpo
de carne e ossos] avançaram mais, porque sua luz e glória estão encerradas
dentro de um corpo, e por isso aparecem em forma corporal. Os espíritos dos
justos tornaram-se servos ministradores a favor daqueles que são selados para
vida eterna, e é por meio deles que descende o poder de selar ou ligar. (...)
Os
espíritos dos justos são exaltados para realizar uma obra maior e mais
gloriosa; por conseguinte são abençoados, quando a sua partida para o mundo dos
espíritos. Envoltos em chamas de fogo, não se encontram longe de nós e talvez
conhecem e entendam nossos pensamentos, sensações e movimentos e, às vezes
afligem-se com eles.
Um
corpo de carne e sangue não pode ir lá; mas o corpo de carne e ossos,
vivificado pelo Espírito de Deus, pode." ("Anjos e Espíritos", Ensinamentos do Profeta Joseph Smith,
pg. 317)
Escrituras:
Jeremias 1:5, Jó 4:7, Alma 13:3-5, Abraão 3:22-23, Isaías 14:12-20, Apocalipse
12:7-9.
(2)
Os mortais, quando cumprem missões divinas são identificados como anjos. Os
lamanitas que se arrependeram pelas pregações da Amon e seus irmãos os
consideravam "como anjos enviados por Deus para salvá-los da destruição
eterna" (Alma 27:4). De fato, Amon e seus irmãos haviam sido "transformados
em instrumentos nas mãos de Deus para realizar [a] grande obra" de
converter os lamanitas (Alma 26:3).O Élder Jeffrey R. Holland comentou em um
discurso na conferência geral: "Mas quando falamos daqueles que são
instrumentos na mão de Deus, lembramo-nos de que nem todos os anjos vêm do
outro lado do véu. Alguns deles caminham conosco e falam conosco — aqui, agora
e todos os dias. Alguns deles moram em nossa própria vizinhança. Alguns deles
nos trouxeram ao mundo e, no meu caso, um deles concordou em casar-se comigo.
De fato, o céu não pode parecer mais próximo do que quando vemos o amor de Deus
manifestado na bondade e na devoção de pessoas tão boas e tão puras, que “anjo”
é a única palavra que nos vem à mente. O Élder James Dunn, neste púlpito há
poucos momentos, usou essa palavra em sua oração de abertura para descrever
este coro da Primária — e por que não?" ("O Ministério de
Anjos", Sessão da tarde de sábado, Conferência
Geral, outubro de 2008).
(3)
Os seres ressurretos são anjos que " avançaram mais, porque sua luz e
glória estão encerradas dentro de um corpo, e por isso aparecem em forma
corporal." ("Anjos e Espíritos", Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pg. 317). Esse anjos
obtiveram um corpo de glória depois que Cristo levantou-se da Tumba. Um dos
anjos ressurretos mais conhecidos é Morôni (ver comentário na pg. 314). O corpo
físico permite que algumas missões sejam realizadas que de outra forma não
seriam possíveis.
(4)
Os seres transladados possuem um corpo físico em uma condição especial. A
transladação é uma mudança física realizada no corpo daqueles que são
designados para missões especiais (como Elias e Moises) ou receberam uma dádiva
sagrada (como Enoque e sua cidade). Seres transladados não sofrem dores e
tristezas, excetos pelos pecados do mundo. Eles não morrerão, mas serão
transformados, no tempo determinado, num abrir e fechar de olhos, em seres
ressurretos. É verdade que alguns chama isso de morte, porque a morte é algo
que todos os que nascem devem passar
- mas os seres transladados não precisarão ir ao mundo espiritual sem um corpo
físico, como a maioria de nós precisa. Quando o Senhor determinar, eles
passarão de seres transladados a seres ressurretos num instante.
A
transladação difere da transfiguração. Isso porque a transfiguração é uma
mudança temporária no corpo mortal,
para suportar as visões da eternidade. Os seres transfigurados brilham e são
elevados a uma glória superior, como no caso de Moisés e Abinádi. Uma segunda
espécie de transfiguração é a mudança na aparência física para transmitir ou
endossar uma mensagem de Deus, como no caso de Brigham Young ao transfigurar-se
diante da multidão e aparentar ser Joseph Smith. Assim a grande diferença entre
transladação e transfiguração é o tempo em que se permanece transformado - a
primeira transformação é permanente e dura até a ressurreição, que é uma
mudança maior (3 Néfi 28:40), e a segunda transformação permanece pelo tempo
necessário para concessão da revelação ou manifestação do milagre.
Agora
vejamos os tipos de anjos quanto ao
ofício ou a função que desempenham
no Plano de Salvação.
O
ofício ou função dos anjos é a
ocupação deles - o que eles foram chamados a realizar, o que realizam sob a
direção de Deus para os homens; e também refere-se a um chamado especifico -
como por exemplo, o de querubins, que
devem guardar lugares santos.
O
Élder Holland explicou: "Em épocas de maior necessidade, Ele [Deus]
enviava também anjos, mensageiros divinos, para abençoar Seus filhos e lhes
reassegurar que o céu estava sempre perto e que Sua ajuda estaria sempre
próxima. (...) Desde o princípio até o decorrer das dispensações, Deus tem
usado anjos como emissários para transmitir amor e interesse por Seus filhos.
Em
geral, tais seres não são vistos. Às
vezes, são. Porém, visíveis ou não, eles estão sempre próximos. Por vezes, seu papel é de enorme importância e tem
significado para o mundo como um todo. De vez em quando, as mensagens são mais
pessoais. Ocasionalmente, o objetivo angélico é alertar. Mais comumente, no
entanto, é de consolar, prover algum tipo de atenção misericordiosa ou
orientação em épocas difíceis. Quando Leí, em seu sonho, encontrou-se em um
lugar tenebroso, um deserto “escuro e triste”, como o descreveu, um anjo o
visitou, “um homem (…) vestido com um manto branco; (…) [ele] me falou”, disse
Leí, “e ordenou-me que o seguisse”. Leí o seguiu para um lugar seguro e, por
fim, pelo caminho da salvação" ("O Ministério de Anjos", Sessão
da tarde de sábado, Conferência Geral,
outubro de 2008).
Aprendemos
mais sobre os anjos com as palavras de Morôni: "os anjos [não] cessaram de
exercer seu ministério junto aos filhos dos homens.Pois eis que a ele [Deus]
estão sujeitos, para exercerem o ministério de acordo com a palavra de sua
ordem, manifestando-se aos que têm uma fé vigorosa e uma mente firme em toda
forma de santidade.E o ofício de seu ministério é chamar os homens ao
arrependimento e cumprir e realizar a obra dos convênios que o Pai fez com os
filhos dos homens, a fim de preparar o caminho entre os filhos dos homens,
declarando a palavra de Cristo aos vasos escolhidos do Senhor, para que dêem
testemunho dele. E, assim fazendo, o Senhor Deus prepara o caminho para que o
resto dos homens tenham fé em Cristo, a fim de que o Espírito Santo tenha lugar
em seus corações segundo seu poder; e, desta maneira, cumpre o Pai os convênios
que fez com os filhos dos homens." (Morôni 7:29-32)
O
seguinte quadro pretende apontar alguns dos atributos angelicais quanto a seu
ofício:
Função ou Atributo
|
Passagem
explicativa
|
Outras escrituras
|
Consolar e Confortar, Suster,
preparar o caminho
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Quando o diabo deixou o
Salvador, depois de tentá-lo duramente "e eis que vieram os anjos e o
serviram (Mateus 4:11); e um durante a agonizante e terrível expiação,
"apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia." (Lucas 22:43)
|
Gênesis 32:1, Marcos 1:13; 2
Néfi 4:24; D&C 84:88; D&C 103:20; Gênesis 24:40; II Reis 19:5-8;
Mateus 28:2-7; Alma 8:14-15
|
Alertar; Chamar ao
Arrependimento; e Salvar e Guardar
|
Alma, o filho, e os filhos de
Mosias saíram procurando destruir a Igreja. Por causa da oração dos justos um
anjo foi enviado para alertar os rapazes e convencê-los do poder de Deus:
"E, como vos disse,
enquanto se rebelavam contra Deus, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhes; e
desceu como se fosse numa nuvem; e falou como se fosse com voz de trovão,
fazendo com que tremesse o solo onde estavam.
E tão grande foi o seu assombro
que caíram por terra e não entenderam as palavras que ele lhes disse.
Não obstante, ele clamou outra vez,
dizendo: Alma, levanta-te e aproxima-te, pois por que persegues a igreja de
Deus? Porquanto o Senhor disse: Esta é a minha igreja e eu a estabelecerei; e
nada a destruirá, a não ser a transgressão do meu povo.
E disse mais o anjo: Eis que o
Senhor ouviu as orações de seu povo e também as orações de seu servo Alma,
que é teu pai; porque ele tem orado com muita fé a teu respeito, para que tu
sejas levado a conhecer a verdade; portanto vim com o propósito de
convencer-te do poder e autoridade de Deus, para que as orações de seus
servos possam ser respondidas de acordo com sua fé.
E agora, eis que podes duvidar
do poder de Deus? Pois minha voz não faz tremer a terra? Não me podes também
ver na tua frente? E fui enviado por Deus. Agora te digo: Vai e lembra-te do
cativeiro de teus pais na terra de Helã e na terra de Néfi; e recorda-te de
que grandes foram as coisas que Deus fez por eles; pois estavam em cativeiro
e ele libertou-os. E agora te digo, Alma: Segue teu caminho e não procures
mais destruir a igreja, para que as orações deles sejam respondidas; e isto
ainda que tu mesmo prefiras ser lançado fora.
Ora, aconteceu que estas foram as últimas palavras que o anjo disse a
Alma; e partiu.” (Mosias 27:11-17)
|
Números 22:21-34; Mateus
2:13; Alma 10:20-21; Helamã 5:11,
Gênesis 22:11-12; Juízes 2:4; Salmos 34:7; Isaías 63:9; Daniel 3:28; Daniel
6:22; 1 Néfi 3:29-30; Alma 9:25; Abraão 2:13
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Testificar e Ensinar; Convocar
e chamar para se servir na obra de Deus
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Logo no inicio da vida mortal
os anjos foram enviados para ensinar a humanidade."E após muitos
dias" que Adão e Eva haviam sido expulsos do Jardim do Éden, "um
anjo do Senhor apareceu a Adão, dizendo: Por que ofereces sacrifícios ao
Senhor? E Adão respondeu-lhe: Eu não sei, exceto que o Senhor me mandou.
E então o anjo falou, dizendo:
Isso é à semelhança do sacrifício do Unigênito do Pai que é cheio de graça e
verdade.
Portanto farás tudo o que
fizeres em nome do Filho; e arrepender-te-ás e invocarás a Deus em nome do
Filho para todo o sempre. (Moisés 5:6-8)
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Lucas 24:22-23, Hebreus 2:2-3,
Apocalipse 17:1, 1 Néfi 11:30. Jacó 7:5, Alma 9:21, Alma 12:28-30; Alma
13:22-26; Alma 24:14, Alma 32:23; 3 Néfi 19-14-15; Morôni 7:22, 25, 29, 37;
D&C 29:42; D&C 23:25; D&C 121:27; D&C 136:37; Moisés 5:58; Moisés
7:27; Zacarias 1:14, 19; Apocalipse 10:7; 1 Néfi 11:14-15; Mosias 3:2; Mosias
5:5; Alma 10:9; Alma 36:5; Alma 39:19; Alma 40:11; Helamã 14:9
|
Abençoar com dons e com o
Espírito Santo
|
O Salvador, quando esteve entre
os nefitas, orou com eles, e em determinada ocasião "dirigindo-se à
multidão, disse-lhes: Olhai para vossas criancinhas. E, ao olharem, lançaram
o olhar ao céu e viram os céus abertos e anjos descendo dos céus, como se
estivessem no meio de fogo; e eles desceram e cercaram aqueles pequeninos e
eles foram rodeados por fogo; e os anjos exerceram seu ministério junto a
eles." (3 Néfi 17:23-24)
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Helamã 5:48, Helamã 15, 18;
Gênesis 22:15-18; Juízes 6:11-12; Juízes 13:3; D&C 84:28
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Profetizar, Anunciar e
Comunicar
|
Maria ouviu a profecia do anjo
Gabriel: "E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma
cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo
nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o
anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita
és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas
palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo:
Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu
ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este
será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o
trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino
não terá fim. (Lucas 1:26-33)
Lembremo-nos também dos simples
pastores: "eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do
Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse:
Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para
todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é
Cristo, o Senhor.
(Lucas 2:9-11)
|
Gênesis 16:7-11, Lucas 1:11-13;
Atos 7:23-24; Apocalipse 11:15; João 20:11-13; Alma 19:34; Helamã 5:39;
Helamã 16:14; D&C 88:92; II Reis 1:15; Mateus 2:19; Atos 10:22;
Apocalipse 1:1; Apocalipse 5:2; D&C 45:45
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Guiar, Proteger (pessoas,
coisas e lugares), lutar contra o mal, libertar
|
Leí que estava perdido em um
escuro e triste deserto, foi guiado por um anjo e achou a Árvore da Vida:
"E aconteceu que vi um homem e ele estava vestido com um manto branco; e
ele pôs-se à minha frente. E aconteceu que me falou e ordenou-me que o
seguisse. E aconteceu que, enquanto o seguia, vi que eu estava num escuro e
triste deserto.
E, depois de haver caminhado
pelo espaço de muitas horas na escuridão, comecei a orar ao Senhor para que
tivesse compaixão de mim segundo sua terna e infinita misericórdia. E
aconteceu que, depois de orar ao Senhor, vi um campo largo e espaçoso. E
aconteceu que vi uma árvore cujo fruto faria uma pessoa feliz.
E aconteceu que me aproximei e
comi de seu fruto; e vi que era o mais doce de todos os que já havia provado.
Sim, e vi que o fruto era branco, excedendo toda brancura que eu já
vira." (1 Néfi 8:5-11)
|
Genesis 19:1-17, Salmos 91:11,
Lucas 16:22, Apocalipse 12:7; D&C 84:42; D&C 132:18; Êxodo 14:19;
Êxodo 23:20-23, Atos 5:19-20; Atos 12:7-11
|
Louvar e Adorar
|
Na ocasião do nascimento do
Senhor Jesus Cristo "apareceu (...)uma multidão dos exércitos
celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
Glória a Deus nas alturas, Paz
na terra, boa vontade para com os homens." (Lucas 2:13-14)
|
Salmos 148:2, Hebreus 1:4,
Apocalipse 5:11-12, Apocalipse 7:11-12, 1 Néfi 1:8; Alma 36:22; D&C 76:21
|
Restaurar chaves ou conceder
poderes
|
Joseph Smith foi visitado por
muitos mensageiros celestiais. Ele citou alguns nesta passagem: "Agora,
o que ouvimos no evangelho que recebemos? Uma voz de alegria! Uma voz de
misericórdia do céu (...) E a voz de Miguel, o arcanjo, e a voz de Gabriel e
de Rafael e de diversos anjos, de Miguel, ou seja, Adão, até o tempo atual,
todos anunciando sua dispensação, seus direitos, suas chaves, suas honras,
sua majestade e glória e o poder de seu sacerdócio; dando linha sobre linha,
preceito sobre preceito; um pouco aqui, um pouco ali; dando-nos consolação
pela proclamação do que está para vir, confirmando nossa esperança!"
(D&C 128:19, 21)
|
D&C 27:16; Apocalipse
14:6-7; D&C 133:37
|
Servir a Deus, Ser testemunhas
de Deus
|
Jacó teve uma revelação Então
na qual "sonhou" que "estava posta sobre a terra uma escada,
cujo topo chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por
ela; por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de
Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a
darei a ti e à tua descendência" (Gênesis 28:12-13)
|
Salmos 103:20, Mateus 25:31,
Mateus 26:53, João 1:51, II Tessalonicenses 1:7; Alma 18:30; Helamã 10:6;
D&C 76:67; D&C 132:20; Moisés 7:25; Apocalipse 22:16
|
Condenar, Julgar, Amaldiçoar e
Separar os bons dos maus
|
O Senhor ensinou: "Mandará
o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que
servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha
de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes." (Mateus 13:41-42)
|
Mateus 13:49; Mateus 24:31,
Marcos 13:27, Apocalipse 8:6, Apocalipse 9:14-15; Apocalipse 15:1, 16:1;
D&C 38:12; D&C 63:54; D&C 77:8-9; D&C 86:5; Juízes 5:23; II
Samuel 24:16; II Reis 19:35; Isaías 37:36; Zacarias 3:2; Atos 12:23; D&C 88:112-115;
D&C 89:21
|
Alguns
anjos possuem títulos especiais. Vejamos:
Arcanjo - um anjo líder[2].
Há apenas um anjo que é chamado de
arcanjo nas escrituras. E este é Miguel - que é o Ancião de Dias, ou seja,
Adão, o primeiro homem.Há seis passagens que usam a palavra
"arcanjo": I Tessalonicenses 4:1 (o Senhor mesmo descerá do céu com
grande brado, à voz do arcanjo); Judas 1:9[3]
(Miguel disputou com o diabo o corpo de Moisés); D&C 29:26 (Miguel soará a
trombeta); D&C 88:112 (Miguel reunirá os exércitos de Deus); D&C 107:54
(Adão é reconhecido como Miguel, o arcanjo); e D&C 128:21 (a voz de Miguel
foi ouvida na Restauração).
Serafim - são mencionados apenas em três
passagens nas escrituras: Isaías 6:2, 6 ou 2 Néfi 16:2, 6 (serafins estavam ao
redor do trono de Deus e possibilitaram que Isaías se purificasse); D&C
38:1 (o Senhor olhou, antes do mundo ser feito sobre a vasta extensão da
eternidade e todas as hostes seráficas dos céus); e D&C 109:79 (Joseph
Smith orou para que a voz dos santos se misturasse aos brilhantes e
resplandecentes serafins que cercam o trono de Deus com aclamações de louvor).
Nessas escrituras verificamos que os serafins são anjos que servem ao redor do
trono de Deus. Na realidade, parecem ser os mais próximos e íntimos do Senhor.
Isaías diz que cada serafins possui seis asas. Isso certamente é simbólico. As
asas representam poder para se mover e para agir (D&C 77:4). Seis asas,
portanto, potencializa a capacidade dos mesmos.
Alguns
supõem que serafins referem-se exclusivamente aos espíritos sem corpo da vida pré-mortal, pois
nosso Senhor 'olhou por sobre a vasta extensão da eternidade e sobre todas as
hostes seráficas dos céus, antes que o mundo fosse feito'. (D&C 38:1.) Entretanto
não há como saber atualmente se a denominação serafim se aplica somente
aos espíritos pré-mortais - porque não haveria problemas em também consideramos
como serafins os anjos ressurretos e aperfeiçoados.
"Isaías
viu serafins em sua visão e ouviu-os clamar uns para os outros: 'Santo, Santo,
Santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.' (Isaías
6:3.) O fato de ter visto estes santos seres com asas foi simplesmente, para simbolizar seu 'poder para se mover, para agir
etc., como aconteceu igualmente em visões dadas a outros. (D&C 77:4.)"
(Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine,
pp. 702-3.)
Querubim - a palavra
"querubim" e suas variantes aparecem mais de 70 vezes nas escrituras.
A maioria refere-se as peças (ou imagens) cobertas de ouro, feitas para decorar
o Tabernáculo de Moisés. Há muitas referências também na visão de Ezequiel
(Ezequiel 10).
O Manual do Aluno do Curso da Pérola de Grande Valor ensina que "os querubins são 'figuras que representam criaturas celestiais, cuja forma exata é desconhecida. Eles são encontrados no Santo dos Santos, no propiciatório da Arca (Êxodo 25:18, 22; I Reis 6:23–28; Hebreus 9:5) e nas visões de Ezequiel (Ezequiel 10; 11:22)'” ("Moisés 4:31 - querubins", pg. 15).
O Manual do Aluno do Curso da Pérola de Grande Valor ensina que "os querubins são 'figuras que representam criaturas celestiais, cuja forma exata é desconhecida. Eles são encontrados no Santo dos Santos, no propiciatório da Arca (Êxodo 25:18, 22; I Reis 6:23–28; Hebreus 9:5) e nas visões de Ezequiel (Ezequiel 10; 11:22)'” ("Moisés 4:31 - querubins", pg. 15).
Flávio
Josefo, historiador do ano 70 d.C., diz em pelo menos duas ocasiões que a
despeito do artífice hebreu criar uma imagem representando querubins (para
colocá-la acima da Arca da Aliança), a forma exata desses seres era-lhes
desconhecida.
A
Visão de Ezequiel sugere que querubim
pode significar um gênero ou classe de vários seres celestiais distintos. O
seguinte comentário do Manual do Curso do
Velho Testamento indica que "querubim [é] um servo angélico de Deus
[que] encontra-se na mesma categoria de todos os seres viventes que servem a
Deus. Na verdade, todas as criaturas vistas por Ezequiel são chamadas de
querubins (veja Ezequiel 10:20). Todas seguem os ditames do Seu Espírito e
fazem a sua obra. O versículo doze, do capítulo dez, fala de olhos no corpo,
costas, mãos e asas dos querubins, e nas rodas. Esses olhos significam luz e
conhecimento. Todas as criaturas que servem a Deus com total dedicação, podem
ter a bênção de receber a luz de Cristo, por cujo espírito atuam em completa
harmonia, concordes com a sua vontade." (Curso de Religião 302; pg. 270).
Se
isso for verdade, os quatro animais vistos por João, que louvavam a Deus, podem
ser considerados querubins (ver comentários das páginas 153-159)
O
querubins, na maior parte das escrituras, estão relacionados à proteção e vigia
de lugares sagrados. São chamados de "querubins da guarda" (Ezequiel
28:14, 16) e "querubins da glória" (Hebreus 9:5). Guardaram a árvore
da Vida (Gênesis 3:24); foram representados como guardiões no Tabernáculo -
tanto na Arca, como nas cortinas (Êxodo 25:18-22, 36:8) e também como guardiões
do Templo de Salomão (I Reis 6:23-35).
Anjo destruidor - o anjo destruidor não
é Satanás, nem seus demônios - e aparentemente não é uma designação particular
de um único personagem. Mas a função desse anjo é executar a vontade de Deus -
especificamente quando se trata de aniquilar, extinguir e eliminar, segundo a
Divina Justiça.
Alguns
sustentam que o anjo destruidor trata-se não de um personagem, mas de um força
da natureza. Mas essa hipóteses encontra dificuldade em prosperar porque (1)
anjo, nas escrituras, sempre se refere a alguém,
e não a alguma coisa; (2) embora a
natureza obedeça a voz do Eterno Criador (Helamã12:7-17), para certas missões
Deus utiliza-se de seres, que com o poder do Sacerdócio, cumprem a vontade
Celeste.
A
primeira ocasião em que o anjo destruidor é mencionado é em Gênesis 19, onde
dois mensageiros dizem a Ló: "nós vamos destruir este lugar [Sodoma],
porquanto o seu clamor se tem avolumado diante do Senhor, e o Senhor nos enviou
a destruí-lo." (Gênesis 19:13). Interessante que não se trata de um anjo,
mas dois. O que mais uma fez indica que o título não é exclusivo de único ser.
Em
Êxodo 12-13 lemos sobre o anjo destruidor que tirou a vida dos primogênitos
daquelas famílias que não haviam cumprido a ordem do Senhor.
No
livro de I Crônicas 21 lemos uma ocasião interessante em que "Deus mandou
um anjo a Jerusalém para a destruir; e, estando ele prestes a destruí-la, o
Senhor olhou e se arrependeu daquele mal, e disse ao anjo destruidor: Basta;
agora retira a tua mão."
Em
Apocalipse vemos quatro anjos que possuem poder sobre os elementos da Terra
para destruí-la, devido a iniquidade dos homens (ver comentários das páginas
193-195 e 249-251).
Em
nossos dias o Senhor ordenou que cumpríssemos uma Palavra de Sabedoria, com a
incrível promessa de que o "anjo destruidor" passaria por nós
"como os filhos de Israel, e não [nos mataria]" (D&C 89:21). O
Presidente J. Reuben Clark Jr., que serviu na Primeira Presidência, explicou:
"As palavras do Senhor não significam que aqueles que guardam a Palavra de
Sabedoria têm proteção contra a morte, pois a morte faz parte do plano eterno,
da mesma forma que o nascimento. (I Coríntios 15:22; 2 Néfi 9:6.) Isso quer
dizer que o anjo destruidor, aquele que vem para punir os indignos pelos seus
pecados, c,?mo nos tempos antigos afligiu os egípcios corruptos (Êxodo 12:23,
29), passará pelos santos, que estão obedecendo aos mandamentos e que se
lembram das coisas de Deus, sem os ferir. Essas promessas significam que a
todos aqueles que se esforçam para recebê-las, será permitido viver para ganhar
as mais completas experiências e os mais profundos conhecimentos, que
precisarão para progredir até o mais alto grau de exaltação na eternidade; que
todos viverão até que tenham terminado sua obra aqui na terra e que o Senhor os
chame de volta a seus lares eternos, como recompensa." (Conference Report, outubro de 1940, pp.
17-18.)
Falemos, finalmente, sobre os anjos quanto ao reino. O reino é o lugar em que o ente
se encontra (habitação-reino) ou a
condição que o mesmo desfruta (estado-reino).
Os filhos de Deus gozam das mais variadas condições espirituais. No juízo final a condição tornar-se-á
imutável - os espíritos telestiais irão habitar no reino telestial - e não
só viverão para sempre no reino que merecerem, mas estarão limitados à glória
do mesmo. Isso se aplica a todos os reinos. Mas no reino celestial não há
limites de progresso eterno. Os que não atingirem e não puderem receber um
reino de glória irão para as Trevas Exteriores - um reino sem glória alguma.
Antes, porém, do juízo final e da destinação
dos filhos de Deus à recompensa eterna ou à condenação eterna, a condição
espiritual, ou o estado-reino, pode
ser mudado - em direção a um reino mais alto (reino celestial) ou, em direção
oposta (perdição e trevas).
O
que estou tentando dizer é que podemos (e devemos) tornar-nos seres celestiais antes do juízo final. Podemos (e
devemos) tornar-nos seres celestiais antes
de entrar no Reino Celestial. De fato, o estado-reino
deve anteceder a habitação-reino. Esta
"vida é o tempo" (Alma 34:32) para "saltar esse sempiterno
abismo da morte e miséria, para a salvação de nossas almas" (Ama 26:20),
por meio do poder da Expiação de Jesus Cristo.
Mencionei
a característica de alteração de um estado-reino
(isto é, que se pode mudar a condição perante Deus, antes do juízo final) para
que eu possa introduzir o assunto sobre os anjos
quanto ao reino em duas vertentes. A primeira dizendo respeito ao lugar de habitação (habitação-reino), e
a segunda referindo-se a condição de
retidão ou a à glória ou manifestação
da glória (estado-reino).
A
maior parte dos anjos mencionados nas escrituras pertencem ao reino celestial -
ou melhor, habitam em lugares
celestiais. Esses lugares são diversos - esfera pré-mortal, paraíso (no mundo
espiritual), ou Templos Santos deste estado terreno decaído - mas todos esses
lugares possuem em comum o seguinte: a
presença constante de Deus e abundância de luz e verdade (em outras
palavras, glória - D&C 93:36).
A
condição espiritual necessária para tornar-se um ser celestial é a obediência plena a lei de Deus, que só é
possível pela graça do Senhor (Morôni 10:32). Essa era a condição de Sem, que
era "um homem perfeito" (D&C 107:43) e Noé, "um homem
perfeito em sua geração" (Moisés 8:27). Esses e muitos outros, mesmo como
mortais, atingiram o céu, e tornaram-se "filhos da luz" (João 12:36,
Efésios 5:8, I Tessalonicenses 5:5, D&C 106:5).
Nos
seres sem corpo físico a glória se apresenta como uma luz ou "fogo"
em torno do mesmo - e em um ser corpóreo a glória esta encerrada dentro dele -
não necessariamente sendo vislumbrada[4].
Sobre isso, repito as palavras do Profeta Joseph Smith que disse que "os
espíritos [que não tem corpo físico] só podem revelar-se em fogo ardente ou em
glória. Os anjos [que possuem um corpo de carne e ossos] avançaram mais, porque
sua luz e glória estão encerradas dentro de um corpo, e por isso aparecem em
forma corporal. (...)" ("Anjos e Espíritos", Ensinamentos do Profeta Joseph Smith,
pg. 317)
"E
se [nossos] olhos estiverem fitos [na] glória [de Deus], todo o [nosso] corpo
[isto é, o corpo mortal] se encherá de luz e em [nós] não haverá trevas; e o
corpo que é cheio de luz compreende todas as coisas." Portanto os anjos
celestiais podem ser mensageiros revestidos com um corpo mortal e imperfeito -
sujeito a dores e morte, e a glória, ainda que não manifesta, brilhará
fortemente no paraíso de Deus e em ocasião da graciosa ressurreição.
Satanás
e seus seguidores são os demônios - anjos do inferno. Eles habitam neste mundo,
mas são invisíveis para os homens. Eles procuram a miséria de toda humanidade.
Estão em uma condição de trevas e perdição, e no última dia serão expulsos (2
Néfi 2:18, Mosias 16:2, Alma 5:25).
Resta
observar a seguinte passagem - pois nos abre uma perspectiva maior sobre os
anjos quanto ao reino:
"Estes
[que irão para o reino Telestial] são os que não recebem [da] plenitude no
mundo eterno, mas do Santo Espírito pelo ministério
do terrestre; E o terrestre, pelo ministério
do celeste. E também o teleste o recebe pela administração de anjos que são designados para ministrar em seu favor,
ou seja, que lhes são designados como espíritos ministradores, pois eles serão
herdeiros da salvação." (D&C 76:86-88, itálicos adicionados).
Agora
apresento uma tabela que sintetiza o assunto da classificação dos anjos:
TIPOS DE ANJOS
|
DESCRIÇÃO
|
||
Quanto ao Estado
|
Seres Espirituais
|
Pré-mortais
|
Inteligência gerada
por pais celestiais, com capacidade de tornarem-se deuses, dês de que cumpram
os mandamentos. Possuem um corpo de espírito. Satanás e seus seguidores usaram
seu arbítrio de maneira errada e nunca poderão ter um corpo físico e
progredir
|
Pós-mortais
|
Possuem um corpo de
espírito e se encontram em um estado de luz (no paraíso) ou em um estado de
trevas (no inferno). Esses seres já passaram pela Terra como mortais e estão
aguardando a ressurreição.
|
||
Seres Mortais
|
Deus criou Adão e
Eva, e eles, ao comerem do fruto proibido, possibilitaram que os espíritos
pré-mortais que estavam com Deus, viessem a terra e ganhassem um corpo físico
- de carnes ossos e sangue. Os seres mortais estão sujeitos a tentações,
vicissitudes e morte.
|
||
Seres Transladados
|
São pessoas mortais
que sofrem uma transformação e passam a ser imortais e santos.Eles permanecem
com seus corpos para cumprirem missões. Após fazê-lo poderão ser
ressuscitados num instante.
|
||
Seres
Transfigurados
|
São pessoas que
mudam temporariamente para desfrutar de dons especiais ou cumprirem certas
missões.
|
||
Seres Ressurretos
|
Corpo de carne e
ossos imortalizado que receberá glória ou não, dependendo da retidão no
Primeiro e Segundo Estado do Plano de Salvação. Esse corpo é perfeito e
semelhante ao corpo mortal.
|
||
Quanto ao Ofício ou a Função
|
Os anjos são
mensageiros: eles restauram chaves, fazem profecias, ensinam o evangelho,
consolam os homens e são instrumentos de Deus para salvação.
|
||
Arcanjo
|
Líder dos anjos
|
||
Serafim
|
Anjos mais próximos
de Deus
|
||
Querubim
|
Anjos de forma
desconhecida, que guardam lugares sagrados
|
||
Geral ou Não
especificado
|
Outros, os quais
não foi revelado uma função especifica
|
||
Quanto ao Reino
|
Celestial
|
Reino de glória,
onde Deus o Pai vive. Herança de todos os fiéis, que por meio da Expiação,
atingiram a santificação.
|
|
Terrestrial
|
Reino de glória
onde os justos que não foram valentes no testemunho de Jesus viverão.
|
||
Telestial
|
Reino de glória
onde os que não foram justos, mas se arrependeram e não pecaram para morte
viverão.
|
||
Trevas Exteriores
|
Reino sem glória,
onde Satanás e seus seguidores estarão fadados a morar para sempre.
|
Anjos
do diabo. Satanás e um terço dos espíritos que eram
filhos de Deus e nasceriam nesta Terra foram expulsos, por cometerem o pecado
imperdoável. Eles tornaram-se Filhos da Perdição. Neste Segundo Estado, os
homens que pecarem para morte também se tornam filhos da Perdição. Vemos alguns
casos nas escrituras. Por exemplo, Caim recebeu o título de Perdição e foi
expulso para sempre (Moisés 5).
Nas obras-padrão, espíritos imundos (espíritos malignos) e demônios
são termos sinônimos. Significam a mesma coisa: "E expulsará demônios, ou
seja, os espíritos malignos que habitam nos corações dos filhos dos
homens." (Mosias 3:6).
Excepcionalmente, porém, apresentam-se distintos. Alguns poderão
entender que quando essa distinção é apontada trata-se de mera retórica. Outros
que "espíritos imundos referem-se a sentimentos e desejos negativos e
pecaminosos. Todavia, não penso assim, e não me parece ser isso que as
escrituras ensinam.
O Livro de Mórmon ensina que há "demônios" e "espíritos
imundos" (1 Néfi 11:31, 3 Néfi 7:19). Sugiro que os demônios se referem a
Satanás e os espíritos pré-mortais que não receberam um corpo físico; e que os
espíritos imundos indiquem os homens que, ao decaírem da graça durante e
provação mortal, vão para o inferno e tornam-se servos do diabo.
Assim, os anjos do diabo são: (1)
os espíritos pré-mortais que nunca tiveram um corpo físico (demônios); (2) os
homens que, enquanto na vida mortal, adquirem luz e conhecimento divinos, mas
depois crucificam Cristo em seu coração - e tornado-se servos do diabo (iníquos
que morrem espiritualmente); (3) àqueles que ao morrerem, permanecem do lado do
diabo no mundo espiritual (espíritos imundos).
Sabemos que o diabo tem poder
sobre os elementos decaídos desta Terra (por exemplo: Moisés 1:21 - Satanás faz
a terra tremer), e que pode aparecer como "anjo de luz" (II Coríntios
11:14, 2 Néfi 9:9). O Élder James E. Faust disse: " Satanás é o grande
imitador, o grande enganador, o mestre da mentira, o maior falsificador da história
do mundo. Ele entra em nossa vida como o ladrão no meio da noite. Seu disfarce
é tão perfeito que fica difícil reconhecê-lo ou reconhecer seus métodos. Ele é
um lobo em pele de cordeiro." ("A Garganta do Diabo", A Liahona,
Maio de 2003, pg. 51).
É por isso que o Senhor nos deu
algumas chaves para identificar o diabo (ver D&C 129). Temos que vigiar
orar para não cair em tentação (Mateus 26:41) - para vencer Satanás e seus
servos que apoiam seu trabalho perverso (D&C 10:5). "Temos que lutar
(...) contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das
trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares
celestiais." (Efésios 6:12). Será, porém, apenas no último dia, que Miguel
e suas hostes vencerão terminantemente o diabo e seus seguidores (D&C
88:113-115). O que não significa que não podemos, agora mesmo, sujeitar-nos,
pois, a Deus, e resistir ao diabo, pois assim ele fugirá de nós (Tiago 4:7).
[1] "No mundo espiritual pré-mortal, Deus
designou certos espíritos para cumprirem missões específicas durante sua vida
mortal. Isso se chama preordenação. A preordenação não garante que o indivíduo
vá receber certos chamados ou responsabilidades. Tais oportunidades ocorrem
nesta vida como resultado do exercício justo do arbítrio, da mesma maneira que
a preordenação é resultado da retidão na existência pré-mortal. (...)A doutrina
da preordenação aplica-se a todos os membros da Igreja, não somente ao Salvador
e Seus profetas. Antes da criação da Terra, mulheres fiéis receberam certas
responsabilidades e homens fiéis foram preordenados para certas funções no sacerdócio.
Ao provarem-se dignos, terão a oportunidade de cumprir as designações que
receberam" ("Preordenação", Sempre
Fiéis, pg.. 138–139)
[2] Em discurso, que provavelmente foi
transcrito erroneamente, o Presidente Brigham Young ensinou que "quando o
nosso pai Adão chegou ao Jardim do Éden, veio com um corpo celestial (...). Ele
ajudou a fazer e organizar este mundo. Ele é Miguel, o Arcanjo, o Ancião de
Dias, do qual têm falado e escrito homens santos - Ele é nosso pai e nosso
Deus, o único Deus com que temos algo a ver." (Jornal of Discourses, vol 1, pg. 50). Esse discurso dá a entender
que Adão era mais que um anjo líder. Com respeito a isso o Presidente Joseph
Fielding Smith disse: "Se os inimigos da Igreja que citam isto quisessem
ser honestos, não poderiam deixar de ver que o Presidente Brigham Young declara
explicitamente que Adão é Miguel, o Arcanjo, o Ancião de Dias, indicando com
isso, claramente, que Adão não é Eloim, ou o que Deus que adoramos, que é o Pai
de Jesus Cristo. Ainda mais, veriam que o Presidente Young declara que Adão
ajudou a fazer a terra. Se ajudo, então estava subordinado a alguém superior a
ele." Mias adiante, o Presidente Smith explica que todos podemos nos
tornar deuses, e que Adão possui as chaves da Salvação sob Cristo. Ele então cita
D&C 78:15-16: 15: "A fim de que recebais a coroa para vós preparada e
vos torneis governantes de muitos reinos, diz o Senhor Deus, o Santo de Sião,
que estabeleceu os alicerces de Adão-ondi-Amã; Que designou Miguel como vosso
príncipe e firmou-lhe os pés e colocou-o no alto e deu-lhe as chaves da
salvação, sob o conselho e a orientação do Santo, o qual não tem princípio de
dias nem fim de vida." Por fim, o Presidente Smith declara que
"adoramos Eloim: não Adão. (...) Adoramos o Pai de Jesus Cristo. Não
adoramos Adão, nem oramos a ele." ("A Teoria de Adão-Deus"; Doutrinas de Salvação, Volume 1, pg.
105-115)
O
Élder Mark E. Petersen ensinou que "Adão não foi nosso Deus nem o nosso
Salvador, mas sim o humilde servidor de ambos na sua condição de anjo. (...)
Adão foi nosso Deus, ou acaso Deus se tornou Adão? Ridículo! Adão não foi Deus
nem o Unigênito de Deus. Era um filho espiritual de Deus como todos nós (Atos
17:29). Jesus foi o primogênito no espírito e o único gerado por Deus na
carne" ("Adão, o Arcanjo", A
Liahona, Março de 1981, pg. 21)
[3] Essa passagem é um pouco confusa, por isso
eis uma explicação de Judas 1:9:
Antes de procurar entender o versículo 9 especificamente precisamos analisar o contexto da carta de Judas e compreender quem era esse homem, para quem ele escrevia e porque o fez.
Antes de procurar entender o versículo 9 especificamente precisamos analisar o contexto da carta de Judas e compreender quem era esse homem, para quem ele escrevia e porque o fez.
Judas era um dos irmãos do
Senhor Jesus Cristo (assim como o bispo de Jerusalém, autor da epistola de
Tiago). Ele não era o Judas que traiu o Senhor (Judas Iscariotes), e nem o
outro Judas (chamado Tadeu).
O Manual do Aluno do Seminário do Curso do Novo Testamento ensina que
Judas "conhecia bem o Velho Testamento e utilizava suas histórias e
exemplos para ensinar lições importantes." Lá é explicado também que
"Judas estava preocupado com os perigos da apostasia, que estava
aumentando pouco a pouco entre as pessoas a quem escreveu. Algumas não estavam
alertas ao perigo que o câncer das doutrinas falsas que lhes estavam sendo
ensinadas representavam." (pág. 163)
No primeiro versículo notamos
que Judas dirige sua carta aos "chamados" santificados. Então é uma
carta para membros da Igreja, pessoas que conheciam muito bem as escrituras
sagradas. Judas escreve porque percebe a necessidade de exortar os santos a "batalhar
pela fé", pois, como ele mesmo explica se introduziram entre os santos
"homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a
Deus". Ele então passa a dar vários exemplos sobre pessoas que referem as
trevas.
Primeiro Judas cita a história
do Êxodo da Antiga Israel; depois fala sobre os "anjos que não guardaram o
seu principado" - que são os filhos da perdição - os espíritos que, na
vida pré-mortal, decidiram seguir Lúcifer e, consequentemente, tornaram-se
demônios. O terceiro exemplo é Sodoma e Gomorra.
Nos três exemplos houve
consequências terríveis. Deus "destruiu" os infiéis israelitas.
Quanto aos anjos do mal foi-lhes reservada "escuridão" e
"prisões eternas". E para os habitantes de Sodoma e Gomorra a pena
foi "fogo eterno".
Então Judas diz: "Mas o
arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo
de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele, mas disse: o
Senhor te repreenda".
Judas prossegue com seus
exemplos, citando Caim, Balaão e Coré - dizendo que muitos seguem as obras
desses homens iníquos. Então ele exorta os santos a lembrarem-se que tamanha
iniquidade havia sido profetizado dês dos primórdios e até pelos próprios
líderes atuais da Igreja. Finalmente Judas aconselha, nos versículos 20-25, a
perseverança dos santos - prometendo que o Senhor é poderoso para salvar,
purificar e nos encher da alegria.
Agora que temos uma visão geral
do livro de Judas voltemos ao versículo nove. O Manual do Instituto de Religião
do Curso do Novo Testamento explica: "Os comentaristas da Bíblia presumem
que este incidente de fato aconteceu, e que Judas o conhecia e estava citando
esse evento de um livro, agora apócrifo, que existia em sua época, intitulado
"A Ascenção de Moisés", que chegou até nós somente de forma
fragmentária. Essa obra não-canônica apresenta a doutrina de que Moisés foi
transladado e subiu aos céus sem provar a morte. Esses escritos parecem tratar
de "certas revelações feitas por Moisés" e do seu
"desaparecimento numa nuvem, de modo que sua morte foi oculta da vista
humana (...) Miguel foi comissionado a enterrar Moisés. Satanás se opôs, por
dois motivos: (1) porque ele era o senhor da matéria e por isso tinha o direito
de que o corpo fosse entregue a ele; (2) porque Moisés era um criminoso, tendo
assassinado o egípcio. Após refutar as acusações do diabo, Moisés acusou
Satanás de haver instigado a serpente a tentar Eva. Finalmente, depois de
vencer toda oposição, a ascensão de Moisés ocorreu na presença de Josué e
Calebe." (pg. 485).
A seguir o Manual esclarece que
esse relato saiu de um livro apócrifo - e por isso não deve ter o mesmo credito
que as obras-padrão (GEE “Apócrifo”. Além disso, o manual do seminário chama o
versículo nove de "parábola"
dando um status de "uma história simples usada para ilustrar ou
ensinar uma verdade ou princípio espiritual" (GEE "Parábola").
A Bíblia em inglês, espanhol e as
diversas versões em português não alteram substancialmente esses versículo.
Mas afastando, por um momento, a
informação apócrifa e focando apenas no texto das obras-padrão que possuímos,
teríamos que nos perguntar: quando Moisés contendeu com o diabo? E quando o
diabo disputou com Miguel a respeito do corpo de Moisés?
1- O primeiro evento que se
encaixa ocorreu na vida pré-mortal: "E houve batalha no céu; Miguel e os
seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e seus anjos; mas
não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o
grande dragão, a antiga serpente, chamada Diabo, e Satanás, que engana todo
mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com
ele." (Apocalipse 12:7-9)
Satanás e seus anjos lutaram
contra Miguel. A causa de Miguel era a causa de Cristo - permitir que o Plano
do Pai fosse aplicado - que ganhássemos um corpo de carne e ossos e pudéssemos
provar-nos dignos de um corpo exaltado ao lado do Pai. A esses espíritos maus
foi negado o direito de nascer e ter um corpo físico.
Assim Miguel lutou pelo direito de
Moisés nascer e ganhar um corpo, e ter a oportunidade de um dia possuir um
tabernáculo exaltado, como o Pai Celestial. Ele também lutou por nós, para
recebermos as mesmas dádivas. Ai esta um dos motivos pelos quais nosso pai
Adão, o Ancião de Dias, o arcanjo Miguel, é nosso príncipe, líder e pai.
2- Mas há outras ocasiões onde
Moisés enfrentou Satanás. A Pérola de Grande Valor, por exemplo, menciona uma
ocasião interessante em que Satanás procurou destruir a alma de Moisés. (Moisés
1:12-22). Nesse caso, porém, não há menção de uma ajuda direta de Miguel – nem
de qualquer anjo. É dito simplesmente que Moisés “recebeu forças” (v. 21).
A terceira hipótese refere-se à transladação
de Moisés, mas precisa ser unificada ao texto apócrifo para explicar Judas 1:6.
3- Sabemos que Moisés não provou
a morte, embora a Bíblia diga, por equivoco das traduções, que ele tenha
morrido (Deuteronômios 34:5-7). Moisés foi ”sepultado pela mão do Senhor”, ou
em outras palavras, “as escrituras (...) dizem que o Senhor levou Moisés para
junto de si” (Alma 45:19). O Guia de Estudo Para as Escrituras explica que
seres transladados são “pessoas que são transformadas, de modo que não
experimentam a dor nem a morte até o momento de sua ressurreição para a
imortalidade.” E acrescenta no rol de referências Deuteronômios 34:5–6 e Alma
45:19 (GEE “Seres Transladados”) – nos
mostrando que Moisés foi transladado.
Assim Moisés, quando estava prestes a
morrer, teve que enfrentar o demônio uma última vez. Com ajuda celestial venceu
os argumentos diabólicos e foi levado por uma “carruagem de fogo”, como Elias –
sendo arrebatado e transladado. Mas esses detalhes, insisto, não são explicados
se não pelo texto apócrifo.
Portanto, concluindo, não sabemos
exatamente sobre qual evento da vida de Moisés Judas esta se referindo. É
verdade que estamos mais inclinados a considerar a terceira hipótese como verdadeira
– por ter sido citada pelo Élder Bruce R. McConkie em seus escritos. Também não
sabemos se se trata de uma parábola fictícia ou uma história real. Pessoalmente
estou mais inclinado a considerar a história como uma parábola fictícia –
semelhante à conversa de Deus com o diabo no livro de Jó (Jó 1:6-12).
Apesar de nossa aparente conclusão
cinzenta e infrutífera, podemos tirar importantes lições do versículo 9 de
Judas – que dão, inclusive, significado a passagem:
1. Miguel é um arcanjo (anjo de destaque
com grande autoridade)
2. Miguel e o diabo são antagônicos - e
lutaram (contenderam, discutiram ou disputavam – dependendo da tradução) pelo
corpo (ou pelo direito ao corpo) de Moisés. O mesmo pode, por analogia, ser
dito sobre nós – eles lutam por nossas almas (corpo + espírito, D&C
88:15-16) – exercendo sua influência poderosa sobre nós.
3. Satanás deseja nosso corpo e esta
disposto a empregar seus (maiores) esforços para possuir-nos
4. Miguel poderia pronunciar juízo ou
maldição sobre Satanás, mas não o fez.
5. Miguel deixou o julgamento e condenação
do diabo para o Senhor.
6. Será permitido a Satanás (e seus servos)
disputar por nós até o tempo em que o Senhor o (os) repreenda.
Enfim, Judas esta dizendo, é mais ou
menos isso: “Irmãos, há muita iniquidade entre vocês – essas coisas são assim
dês de antes da criação do mundo. Caim, os sodomitas e os antigos israelitas –
todos pecaram. Não façam o mesmo. Admoesto-vos a não fazerem o mesmo. Todas as
tentações e provações tem um propósito. Tudo isso foi profetizado. Mesmo Miguel
não impediu Satanás de infligir seus ataques contra Moisés. Vocês também não
serão poupados das tentações. Mas, por favor, não cedam ao diabo. Não façam o
mesmo que Caim, Coré e Balaão – porque o Senhor vai voltar – vai voltar uma
Segunda vez – e dessa vez em glória. Mantenham-se no amor de Deus e ajudem o
seu próximo a fazerem o mesmo. Se fizerem isso eu prometo, que o Deus sábio,
Salvador nosso, vai apresenta-los irrepressíveis, com alegria, perante a sua
glória.”
[4] O Salvador, quando ressuscitou e adquiriu um
corpo perfeito e glorificado, com o poder de aparecer em glória (como o fez na
ocasião da Primeira Visão, JS-História 1:16-17) ou não (como o fez na ocasião
em que andou com dois discípulos na estrada de Emaús, Lucas 24:13-31).
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