31 de out. de 2012

Teoria da Conspiração

                Ouvi bastante a respeito de uma nova ordem global. Embora as hipóteses variem bastante entre si, essencialmente elas convergem no seguinte: um grupo de pessoas militarmente poderosas e politicamente influentes, secretamente conspiram para instituir, em determinando momento, uma nova ordem global no mundo. Muitos afirmam que esse ataque é em um futuro próximo, até iminente - e que trará consequências aterrorizantes.
Devido a dificuldade de se coletar provas concretas a respeito desse assunto, essa ideia recebeu o nome de "Teoria" da Conspiração. Como o assunto começou a preocupar alguns de meus amigos - que sinceramente começaram a crer nessas ideias, escrevi o que se segue.

Primeiro. Os ensinamentos do Senhor.
                A primeira ideia que me ocorreu foi a de procurar nos ensinamentos de Jesus Cristo e de seus profetas algo que apoiasse ou refutasse a Teoria da Conspiração. Lembrei-me, quase que imediatamente, do que o Salvador disse a seus discípulos: "Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" (Mateus 18:7). E também da passagem de Isaías, que diz: "Não chameis conspiração, a tudo quanto este povo chama conspiração; e não participeis de seu temor nem tenhais medo." (Isaias 8:12, 2 Néfi 18:12).
                Muitas pessoas tentam alarmar o mundo - seja para chamarem atenção para si (em busca de honra, glória, fama ou dinheiro), seja para "ver o circo pegar fogo". Qualquer que seja o motivo, os escândalos nunca edificam, sempre causam polemicas, insegurança e  pecado. Os desvios, agitações e desordens muitas vezes são ferramentas de Satanás para alienar-nos da retidão. Esse é um dos motivos pelos quais precisamos identificar os causadores dessas confusões e nos afastar-nos deles e de suas ideias. "E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles." (Romanos 16:17).
                Isso não significa deixar de aprender. Temos o conselho: "Examinai tudo. Retende o bem." (1 Tessalonicenses 5:21). Precisamos aprender tudo o que pudermos. Todavia, também somos admoestados a rejeitar "as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas" (2 Timóteo 2:33). É sábio concentrar-se no que edifica, em vez de ficar olhando a impureza do rio de águas sujas (1 Néfi 15:27).

Segundo. Não temer.
                O segundo pensamento que me ocorreu foi: e se for verdade? E se realmente pessoas estiverem se reunindo e procurando destruir o mundo que conhecemos? Então em minha mente a consoladora voz do Espírito veio, através das palavras da Revelação: "Portanto não temais, pequeno rebanho; fazei o bem; deixai que a Terra e o inferno se unam contra vós, pois se estiverdes estabelecidos sobre minha rocha, eles não poderão prevalecer" (D&C 6:34). Depois, estudando as escrituras li: "não os temais; porque nada há encoberto que não haja de ser descoberto, nem oculto que não haja de ser conhecido. (...) E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Não se vendem dois passarinhos por um asse? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. (Mateus 10:26, 28-31).
                O Senhor tem todo poder, e controla todas as coisas, inclusive sujeita "o diabo e o escuro e tenebroso domínio de Seol" (D&C 121:4). Apesar Dele não ser responsável pelo mal, permite que seus filhos ajam livremente, e não impede que as terríveis consequências de uma escolha má sobrevenham ao mundo. Não obstante, há limites bem estipulados e ninguém pode ultrapassá-los (D&C 122:9). Devido a magnífica Expiação de Jesus Cristo não há tribulação que não possa se converter em nosso bem (D&C 122:7) e tentação que não possamos suportar (I Coríntios 10:13). Por essa razões, o fiel não precisa temer: "Portanto ele preservará os justos pelo seu poder, mesmo que venha a plenitude de sua ira e os justos tenham de ser preservados com a destruição dos seus inimigos pelo fogo. Os justos, portanto, não precisam temer, porque assim diz o profeta: Eles serão salvos, ainda que seja por fogo" (I Néfi 22:17).

Terceiro: Conhecer o Plano.
                O Plano de Salvação é o meio pelo qual o homem poderá voltar a viver com Deus. Na realidade, esse plano inclui nossa vida pré-terrena, a mortalidade e a vida após a morte. Conhecer esses três estágios ou estados do homem faz com que aumentemos nossa compreensão, recebamos forças e não sejamos enganados, sendo "levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente" (Efésios 4:14).
                O Plano centraliza-se em Jesus Cristo e em Seu sacrifício pelo mundo. A perspectiva do amor de Deus e a aceitação de convênios sagrados permite que o Espírito nos seja dado e possamos receber um conhecimento sagrado e oculto (2 Néfi 9:42-43)
                Foi o conhecimento do plano de Salvação e o dom do Espírito Santo que fizeram com que Néfi soubesse tão bem a respeito das iniquidades de seu povo (Helamã 8:8). E essas iniquidade incluíam planos e obras secretas (Helamã 8:3-4). Essas "combinações secretas" visam "destruir a liberdade de todas as terras, nações e países; e causa a destruição de todos os povos, pois é instituída pelo diabo" (Éter 8:25).
                Há combinações secretas hoje? Claro! Estão por toda a parte e servem aos propósitos de Satanás. Mas Deus esta no controle. Não faz parte de Seu Plano que as combinações secretas prosperem a tal ponto de destruir os santos dos últimos dias.

Quarto: Profetas e outras fontes de informação.
                Alguém que conhece o Plano e se esforça para guardar os mandamentos não será enganado. Sabemos que "certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas" (Amós 3:7). O que significa também que o profeta nos advertirá do perigo. Nenhuma conspiração global ocorrerá sem que o profeta saiba antecipadamente, e para o beneficio de Sião, ele advertirá o povo - pois é o atalaia (Ezequiel 3:17-21).
                Pelo que sei a respeito da História da Igreja, das obras-padrão e dos ensinamentos modernos dos profetas, nenhuma conspiração radical e global foi anunciada. Mas de maneira sutil, calculista e perigosíssima Satanás intensificou sua guerra e o mal se espalha como nunca antes. Nesse sentido há sim uma conspiração - e não precisa ser chamada de teoria - pois é muito bem comprovada - é um fato: as trevas contra a luz.
                Lembrem-nos: "Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis" (2 Crônicas 20:20). Essa é uma chave. Ai reside a segurança.
                Finalmente, alerto que devemos tomar cuidado com fontes de informações não autorizadas, ou duvidosas. O Espírito, se estivermos dignos pode nos "revelar a verdade de todas as coisas" (Morôni 10:5). Devemos confiar nesse Espírito, por que assim não seremos enganados, "pois aqueles que são prudentes e tiverem recebido a verdade e tomado o Santo Espírito por seu guia e não tiverem sido enganados - em verdade vos digo que não serão cortados e lançados no fogo, mas suportarão o dia" (D&C 45:57).

Conclusão.
                Continuemos a viver nossa religião. Estaremos seguros se estivermos guardando os mandamentos. Lembrem-nos que "nenhuma arma preparada contra [o povo do Senhor] prosperará" (3 Néfi 22:17). Prosseguimos, pois, e façamos o que devemos fazer, sem receio algum - porque Deus esta conosco até a "consumação dos séculos" (Mateus 28:20).

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Lucas Tudo bem? talvez você não lembre de mim, meu nome é Tiago, sou aquele amigo da Julien que uma vez fui em uma reunião familiar na sua casa... estou passando para te parabenizar pelo seu blog, uma vez o Emilton Miranda falou para mim, que você sabe das coisas, pelo o que eu pude ler do seu blog, realmente comprovou isso, você é muito esclarecido, eu fui designado a dar o 3° discurso na minha ala nesse proximo domingo e o tema escolhido pelo Bispado foi reverência e joguei no google e o mesmo me direcionou para o seu blog, eu pude ler sobre reverencia e aproveitei para ler sobre a teoria da conspiração, realmente foi show de bola o que eu li, parabens pelo blog, abraço, Tiago

Lucas Guerreiro disse...

Tiago obrigado pelo comentário! O Miranda é meu amigo, aprendo muito com ele! Eu tenho que melhor muito esse blog, revisar os textos e melhorar a coerência - mas fico feliz em ajudar um pouco. Abraço!