19 de mar. de 2014

Filosofia e Evangelho

Eu adoro estudar filosofia. É algo libertador. Penso que se as pessoas refletissem mais nas pungentes questões propostas pela filosofia muito dos problemas da atualidade seriam solucionados.

Todavia, a vida e salvação, seja temporal ou espiritual, não esta na filosofia. É inútil buscar a felicidade por meio da filosofia. Por mais empolgante e grandiosa que pareça a filosofia humana, ela é limitada.

É limitada por razões óbvias: o homem é um ser frágil, débil e finito - "pois embora um homem tenha muitas revelações e tenha poder para realizar muitas obras grandiosas (...) se ele se vangloriar da própria força e ignorar os conselhos de Deus e SEGUIR OS DITAMES DA PRÓPRIA VONTADE e de seus desejos carnais, cairá e trará sobre si a vingança de um Deus justo." (D&C D&C 3:4).

A filosofia aliada ao evangelho é perfeita (pelo menos eu vejo assim!). Em seu papel indagador, o filosofo achará respostas por meio da luz de Cristo que é concedida "a todos os homens, para que eles possam distinguir o bem do mal" (Morôni 7:16) e "pelo poder do Espírito Santo, que é o dom concedido por Deus a todos os que o procuram diligentemente, tanto em tempos passados como no tempo em que se manifestará aos filhos dos homens" (1 Néfi 10:17).

Se a filosofia fugir dos parâmetros da verdade do evangelho - é uma falsa filosofia. Pode ser atraente, bela e envolvente - pode até parecer logica, genial e útil - não obstante, se contrariar, ainda que em parte a verdade revelada por Deus, deve ser refutada, porque não trará felicidade. Simples assim.

Portanto, a maior preocupação de todo ser humano é saber como reconhecer a verdade divina, ou, em outras palavras, aprender a ser guiado pela Luz de Cristo e manter-se apto para receber instruções do Espírito Santo - que ensina a "verdade de todas as coisas" (Morôni 10:5).

O Presidente Brigham Young ensinou claramente o que quis dizer:
"Nossa religião nos ensina a verdade, a virtude, a santidade e a fé em Deus e em Seu Filho Jesus Cristo. Revela os mistérios e coloca em nossa mente coisas relativas ao passado e ao presente—revelando com clareza as coisas que ainda acontecerão. É o fundamento da mecânica do mundo; é o espírito que dá entendimento a todo ser que habita na face da Terra. TODA FILOSOFIA VERDADEIRA tem sua origem nessa fonte, da qual extraímos sabedoria, conhecimento, verdade e poder." (Ensinamentos dos presidentes da Igreja: Brigham Young, pg. 355).

Nenhum comentário: