13 de jan. de 2011

Hipocrisia

A hipocrisia sempre foi um dos piores pecados do povo do Senhor. O Salvador condenou veemente aqueles que aparentavam ser retos, mas eram, na verdade, iníquos. Eles os chamou de “sepulcros caiados” – que eram sepulcros belos e vislumbrastes por fora, mas por dentro continham a morte e a podridão (Mateus 23:27-28).

O Presidente James E. Faust, que foi membro da primeira Presidência ensinou: "Os hipócritas são aqueles que externamente usam máscaras com aparência de bondade, mas na verdade praticam o mal e a mentira. (...) A verdade sobre quem somos e o que fazemos acabará por evidenciar-se. O Senhor fez-nos a seguinte advertência, muito séria: “Porque suas iniqüidades serão proclamadas em cima dos telhados e seus feitos secretos serão revelados” (D&C 1:3). (“O Inimigo Interior”, A Liahona, pg. 56).
O élder David A. Bednar também ensinou: "A hipocrisia em nossa vida é muito fácil de ser percebida e provoca a maior destruição em nosso próprio lar. E as crianças, em geral, são as mais alertas e sensíveis em reconhecer a hipocrisia.
As declarações de amor em público, quando não há gestos de amor praticados no lar, são hipocrisia e enfraquecem o alicerce de um grande trabalho. Prestar publicamente um testemunho, quando não há fidelidade e obediência em nosso lar é hipocrisia e enfraquece o alicerce de um grande trabalho. O mandamento “não dirás falso testemunho” (Êxodo 20:16) se aplica mais diretamente ao hipócrita que pode existir em cada um de nós. Precisamos ser e tornar-nos mais constantes. “Mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza” (I Timóteo 4:12). Ao buscarmos a ajuda do Senhor e Sua força, podemos gradualmente reduzir a disparidade entre o que dizemos e o que fazemos, entre o amor que expressamos e nossa constante demonstração dele, e entre prestar testemunho e vivê-lo com firmeza. Podemos tornar-nos mais diligentes e interessados no lar ao sermos mais fiéis em aprender, viver e amar o evangelho restaurado de Jesus Cristo." ("Mais Diligêntes e Interessados em Casa", Conferência Geral, outubro de 2009, http://lds.org/conference/talk/display/0,5232,23-2-1118-6,00.html)

Nenhum comentário: