23 de fev. de 2011

Família: de quem é a responsabilidade?

De quem é a responsabilidade pelo próximo?

Quando Caim perguntou "Sou eu o guardador do meu irmão?" (Moisés 5:34) demonstrou que não compreendia o mandamento de amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo (Marcos 12:29-31). A responsabilidade pelo outro é intrínseca ao discipulado cristão. Como o Senhor ensinou: devemos até amar e orar por nosso inimigos (Mateus 5:44). Para que vivamos onde Deus e Cristo estão precisamos ser semelhantes a ele (Alma 5:18-24). Por isso devemos servir os outros: quando estamos a serviço de nosso próximo estamos a serviço de Deus (Mosias 2:17) - e quando estamos servindo Deus estamos encontrando salvação para nossa alma (Marcos 8:35)

De quem é a responsabilidade de dar inicio ao processo de escolha de um companheiro eterno?
Embora o homem e a mulher sejam iguais perante Deus (Família: Proclamação ao Mundo), e ambos têm a responsabilidade individual de guardar os mandamentos e desejar cumprir a medida de sua criação - que é a de casar, ter filhos e construir uma família para exaltação - é ao homem que esta reservada a iniciativa de escolha de uma companheira eterna. Aprendemos isso com Néfi: "E aconteceu que eu Néfi tomei para esposa uma das filhas de Ismael" (1 Néfi 16:7). Não foi a esposa que tomou Néfi como esposo!
É obvio que as mulheres não devem ter uma atitude passiva nessa decisão importante - e aceitarem namorar e casar com alguém que elas não escolheram. Não acho que a esposa de Néfi não tenha o escolhido da mesma proporção que Néfi a escolheu. Na realidade, independente da cultura da antiguidade, a cultura do evangelho nos leva a um patamar onde ambos - homem e mulher - devem escolher.
O próprio Senhor não se envolve muito na questão - pois é algo que depende de nosso arbítrio. Ele irá inspirar, advertir e confirmar, mas no fundo é cada um de nós que deve escolher a companheira ou companheiro eterno (D&C 58:26-29). É por isso que, embora a ajuda dos pais, líderes e amigos seja bem vinda (como no caso do servo de Abraão que foi buscar uma esposa para Isaque - Gênesis 24), a decisão não pode ser transferida - se o for, a conseqüência pode ser trágica!

De quem é a responsabilidade de ensinar os filhos?
Dos pais. O Senhor foi muito claro ao dizer que se os pais não ensinarem os filhos estarão em pecado, e responderão pelos pecados dos filhos (D&C 68:25). É por isso que o rei Benjamim ensinou seus filhos tanto coisas espirituais como seculares - para que "fossem homens de entendimento" (Mosias 1:2-7). Mesmo depois de crescerem e saírem do lar, os pais devem continuar admoestando e aconselhando os filhos. Leí, até o último alento continuou a exortar Lamã e Lemuel, seus filhos rebeldes (2 Néfi 2:21-23).

De quem é a responsabilidade de prover e sustentar o lar?
O homem deve liderar o lar, e prover o sustento da família pelo suor do seu rosto. Em sua proclamação a respeito da família, a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos ensinaram: “Segundo o modelo divino, o pai deve presidir a família com amor e retidão, tendo a responsabilidade de atender às necessidades de seus familiares e de protegê-los. A responsabilidade primordial da mãe é cuidar dos filhos. Nessas atribuições sagradas, o pai e a mãe têm a obrigação de ajudar-se mutuamente, como parceiros iguais”. (A Liahona, outubro de 1998, p. 24.)
O Presidente Howard W. Hunter disse o seguinte a respeito do relacionamento entre marido e mulher: “Um portador do sacerdócio aceita a esposa como sócia na liderança do lar e da família, com pleno conhecimento e participação em todas as decisões domésticas. (…) O Senhor pretendia que a esposa fosse uma coadjutora do homem (o prefixo ‘co’ indica companhia, fazer em conjunto); isto é, uma companheira capaz e necessária em completa parceria”. (A Liahona, janeiro de 1995, p. 54.)

De quem é a responsabilidade pelo sucesso familiar?
Todos são responsáveis pelo sucesso da família. Pai, mãe e filhos precisam trabalhar juntos para estabelecer paz e harmonia no lar. A Proclamação da Família diz que "Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender a suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardar os mandamentos de Deus e ser cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem. O marido e a mulher - o pai e a mãe - serão considerados responsáveis perante Deus pelo cumprimento dessas obrigações." E também que a "felicidade na vida familiar é mais provável de ser alcançada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. O casamento e a família bem sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares.Segundo o modelo divino, o pai deve presidir a família com amor e retidão, tendo a responsabilidade de atender às necessidades de seus familiares e de protegê-los.A responsabilidade primordial da mãe é cuidar dos filhos.Nessas atribuições sagradas, o pai e a mãe têm a obrigação de ajudar-se mutuamente, como parceiros iguais.Enfermidades, falecimentos ou outras circunstâncias podem exigir adaptações específicas. Outros parentes devem oferecer ajuda quando necessário."
Os filhos devem agir como Néfi. Quando houve um drástico problema familiar ele buscou ser um pacificador e solucionador (1 Néfi 16:21-32).
Além dos integrantes da família, a sociedade deve ajudar: "Conclamamos os cidadãos e governantes responsáveis de todo o mundo a promoverem as medidas designadas para manter e fortalecer a família como a unidade fundamental da sociedade." Se não o fizerem "a desintegração da família fará recair sobre pessoas, comunidades e nações as calamidades preditas pelos profetas antigos e modernos." (Proclamação da Família)

Família: de quem é a responsabilidade afinal?
A responsabilidade pela família é sua, independente de sua situação e circunstância. Defender a família é essencial para o bem-estar da humanidade. Essa atribuição não precisa ser conquistada, já lhe é devida dês da pré-mortalidade, quando perante sua família eterna aceitaste o Plano de Deus. Reconheça essa verdade, ajude como puder. Inclusive procure estabelecer a paz e a retidão primeiro em sua própria família.

Nenhum comentário: