17 de mar. de 2011

Como Melhorar o Estudo Pessoal das Escrituras?

Meu estudo das escrituras esta monótono. Não esta sendo como antes. Na missão meu estudo era cheio de vigor e Espírito. Mas agora, parece que nunca aprendo algo novo. Como tornar o Estudo das Escrituras diário uma experiência sagrada e bem-sucedida?


Talvez sua pergunta ou problema não seja exatamente a mesma transcrita acima, mas se seu estudo do evangelho não esta sendo como você gostaria, esta carecendo de vigor espiritual, então talvez o que escrevi abaixo possa ser útil.

Primeiro precisamos (1) entender a importância do estudo das escrituras. O Senhor ordenou que examinássemos as escrituras diligentemente (João 5:39, D&C 1:37, 1 Néfi 10:17-19, 3 Néfi 23:1). Devemos (2) ter um horário reservado, todo dia para estudar o evangelho (Eclesiastes 3:1-8). Estudar o evangelho é mais do que meramente ler uma parte das obras-padrão. Daí, porque, às vezes nosso estudo é vazio. Não compreendemos, e nada fazemos a não ser ler. Mas deveríamos (3) orar, ler, ponderar e convidar o Senhor para nos ensinar (D&C 9:7-8).

Algo que sempre me ajuda é estudar o evangelho com (4) uma pergunta em mente. Na maioria das vezes escrevo essa pergunta, e durante a leitura das escrituras medito sobre ela (D&C 138:5, 11; 1 Néfi 11:1-2). Em muitas ocasiões me prendo em um único versículo. (5) Não precisamos ter pressa de ler. Sei que a primeira vez que lemos o Livro de Mórmon por exemplo é bom que o leiamos rapidamente, para termos uma visão geral do texto. Mas o estudo mais eficaz é um processo cauteloso, onde a analise espiritual exige tempo.

Ajuda quando (6) escrevemos o que aprendemos, pois assim mostramos que somos gratos pelo que o Senhor nos revela, e que estamos desejosos de receber mais. Por causa do uso correto de nosso arbítrio, o Senhor nos dá mais revelações. Um Estudo vigoroso é um estudo em que o Espírito Santo esta presente. (7) Não devemos ter medo de perguntar qualquer coisa ao Senhor. Ele tem poder para responder todas as perguntas. E sei que Ele responde. Às vezes a resposta é encontrada num versículo, às vezes numa citação dos profetas, às vezes o Senhor revela por sonho, visão ou ministração de anjo e às vezes só diz: "meu filho, você entenderá isso mais tarde - deixe esse assunto para depois". De qualquer maneira um estudo com fé sempre gera poder. E uma das manifestações mais recorrentes do poder de Deus durante o estudo é a revelação. Entretanto muitas vezes há um tempo entre a pergunta e a resposta, para que possamos exercer fé e ser provados.

Além de tudo isso, podemos estudar o evangelho (8) procurando ajudar nossos alunos, familiares ou liderados - um estudo guiado pelo dom da caridade sempre aumentará o conhecimento.

Haverá ocasiões em que não teremos vontade de estudar ou orar. Mas devemos fazê-lo mesmo assim. Se escolhermos (9) estudar mesmo quando não temos vontade perceberemos que o Espírito substituirá a preguiça e a má vontade gradualmente. E no final de nosso estudo sentiremos que fizemos o certo. Com o tempo, o estudo das escrituras se tornará delicioso.

Quanto mais (10) aplicarmos a nossa vida o que aprendemos (agindo com retidão) mais nosso estudo se tornará melhor, pois estaremos mais próximos de Deus. E quanto mais próximos de Deus, mas conhecimento adquirimos.

Por último quero dizer que cada um de nós é responsável por achar um método de aprendizado. Alguns estudam por tópicos, outros por seqüência. Alguns escrevem muito, outros pouco; alguns analisam as escrituras por temas e relacionam versículos e outros mais modestamente apenas fazem uma marca na palavra-chave do versículo. Cada um de nós deve achar a maneira melhor de aprendermos. Muitos dos (11) profetas nos dão conselhos sobre como melhorar nosso estudo. Devemos estar atentos a eles e dispostos a fazer melhor.

O Guia Pregar meu Evangelho, no capítulo 2, dá excelentes dicas de como melhorar o estudo. O uso de mapas, referências e a dica de que devemos estudar numa mesa ou escrivaninha e remover toda e qualquer distração são apenas alguns dos recursos lá mencionados. Convido todos a estudarem aquele capítulo e procurarem onde melhorar. Um bom serão, discurso ou livro não substituem o estudo pessoal das escrituras. Há certas coisas que o Senhor só irá nos dizer se nos propulsemos a estudar sua palavra diligentemente em particular. Alguns dizem que não tem tempo para estudar as escrituras, e outros o fazem de mau vontade, apenas para dizerem a si mesmos ou aos outros que estudam sempre. Esses dois tipos de pessoas nunca aprenderão os mistérios de Deus. (12) Mesmo que tenhamos pouco tempo em uma rotina difícil, devemos buscar primeiro o reino de Deus e sua justiça. Então, o Senhor, que entende nossas limitados e dificuldade, não nos deixará sozinhos, e teremos um estudo vigoroso, andando em novidade de vida.

Nenhum comentário: