Nas escrituras vemos que homens foram arrebatados por Deus para desfrutarem de visões extraordinárias. Por definição, arrebatar significa ser transportado para um lugar longe, levado e elevado. Há dois tipos de arrebatamento mencionadas nas obras-padrão. Um para, como já expusemos, permitir que revelações possam ser concedidas. Outro, para salvaguardar um servo de Deus.
Um exemplo do primeiro tipo de arrebatamento seria o de Néfi, que foi “arrebatado a uma montanha muito alta, que [ele] nunca vira e sobre a qual nunca havia posto os pés” (1 Néfi 11:1). Néfi foi arrebatado para aprender pelo Espírito Santo o plano de salvação.
Um exemplo do segundo tipo de arrebatamento é encontrado em um outro homem chamado Néfi (filho de Helamã), que foi “levado pelo Espírito, de multidão em multidão” para que o povo não pudesse agarrá-lo e pô-lo na prisão e para que ele anunciasse a todos a palavra de Deus (Helamã 10:16-17).
Podemos ainda acrescentar um terceiro tipo de arrebatamento. Embora seja muito peculiar, ou melhor, singular – o que nos faz pensar que poderia ser tratar de uma exceção – que é o arrebatamento de Maria, mãe do Senhor. Ela foi arrebatada para ficar grávida, mesmo permanecendo virgem, do Filho do Pai Celestial (1 Néfi 11:19).
Aprendemos ainda que o arrebatamento pode nos transportar a um lugar especial para concessão de dons (Moisés 1:1), transformar um lugar comum em um lugar santo (como no monte da transfiguração, Mateus 17:2; e no bosque sagrado, JS – História 1:15-17) ou pode apenas levar o penitente a um lugar diverso, mas ordinário (como no caso do Salvador, que foi transportado pelo Espírito para o Templo – ver TJS Mateus 4:1, 5-6, 8-9).
Quando uma pessoa é arrebatada sofre uma mudança física, a qual chamamos de transfiguração (GEE “Transfiguração”). A transfiguração faz com que suportemos visões da eternidade , mas nos aliena do comum de modo que não sabemos se estamos no corpo ou fora do corpo (II Coríntios 12:4). A transfiguração é temporária, e portanto difere da transladação (GEE “Transladação”).
Todos os justos que estiverem vivos quando Cristo voltar serão arrebatados para que a Terra seja elevada a uma glória Terrestrial, e os iníquos queimados (GEE “Terra – Purificação da Terra”; “Segunda Vinda de Cristo”).
2 comentários:
interessante a iniciativa, mas melhor cuidar com o português: é arrebatamento, não arrebatação.
Muito obrigado pela correção. Já alterei o texto.
Postar um comentário