9 de abr. de 2011

SENHOR DOS EXÉRCITOS

Esse título aparece mais de 300 vezes nas obras-padrão. O autor do livro de Samuel é o primeiro que o menciona (Samuel 1:1-3), o qual é repetido em todas as obras-padrão. Na Pérola de Grande Valor aparece uma vez (Joseph Smith História 1:37); 12 vezes em Doutrina e Convênios; 55 vezes no Livro de Mórmon; 2 vezes no Novo Testamento (Romanos 9:29 e Tiago 5:4); e mais de 250 vezes no Velho Testamento. Em Doutrina e Convênios também encontramos quatro referências ao título Senhor de Sabaote. Sabaote é uma palavra hebraica que significa agrupamento de pessoas ou exércitos.
Quem é o Senhor dos Exércitos? “O Senhor dos exércitos é o Deus de Israel” (1 Crônicas 17:24). “Quem é o Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha (...) Quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos exércitos; ele é o Rei da Glória” (Salmos 24:8, 10).
Esse título, portanto, refere-se ao Senhor Jesus Cristo como o Deus que dá vitória a seu povo quando este se acha em guerra contra o mal. Deve ser esclarecido que quem leva cólera ao coração dos homens para contenderem uns com os outros é o diabo (3 Néfi 11:29). É ele que faz guerra aos santos (D&C 76:29). Os santos e Deus não se podem deixar vencer pelo inimigo da retidão por isso defendem-se (Alma 43:45-47). O Senhor disse: “Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada”. (Mateus 10:34)
O Senhor dos Exércitos é também o príncipe da paz. Ele, o Senhor dos Exércitos, o Forte de Israel sempre quer que seu povo viva em paz, mas por causa do inimigo de toda retidão e da iniqüidade dos homens, guerras e destruições foram constantes na história do povo de Deus nas escrituras. “E assim vemos que se o Senhor não castiga seu povo com numerosas aflições, sim, se não o fere com morte e com terror e com fome e com toda sorte de pestilências, dele não se lembram” (Helamã 12:3). Por misericórdia (Isaías 1:25-27) e justiça (Isaías 1:24, 28-30) Deus os feria.
“Assim diz o Senhor dos exércitos: Eis que enviarei entre eles a espada, a fome e a peste e fá-los-ei como a figos péssimos, que não se podem comer, de ruins que são. E persegui-los-ei com a espada, com a fome e com a peste; farei que sejam um espetáculo de terror para todos os reinos da terra, e para serem um motivo de execração, de espanto, de assobio, e de opróbrio entre todas as nações para onde os tiver lançado, porque não deram ouvidos às minhas palavras, diz o Senhor, as quais lhes enviei com insistência pelos meus servos, os profetas; mas vós não escutastes, diz o Senhor.” (Jeremias 29:17-19)

Nenhum comentário: