5 de fev. de 2012

Afinal, há uma pessoa eleita para casar-se comigo? Há alguém ideal preordenado para mim?

                Antes de dizer sim, não ou talvez é adequado verificar nas escrituras e nos ensinamentos dos profetas algo sobre o tema.
                Adão e Eva foram chamados para tornarem-se os primeiros pais da raça humana. Adão, portanto, foi preordenado a casar-se com Eva - e Eva, respectivamente, foi preordenada a casar-se com Adão! Então há um caso nas escrituras em que há um "eleito" para o casamento. Mas há outros casos também semelhantes. Por exemplo: Ester. Ela foi preordenada a salvar seu povo (Ester 4:14). E como ela salvaria seu povo? Casando-se com Assuero e interpondo-se entre um decreto e seus povo.
                A família de Leí precisava ir à Terra prometida - mas não sozinhos. A família de Ismael foi junto - e as filhas de Ismael casaram-se com os filhos de Leí e Zorã. Se não acontecesse isso não haveria Livro de Mórmon, de certo modo, portanto, os casamentos foram pré-determinados. E há outros casos, mas não muitos, pelo que tenho lido. O que me permite concluir que o conceito de ter um "futuro cônjuge eleito" é uma exceção e não uma regra.
                Apenas em casos muito peculiares e especiais Deus predetermina casamentos. E mesmo nesses casos há respeito ao arbítrio - porque Deus não compele ninguém a fazer uma escolha - ainda mais uma escolha tão importante quanto o casamento.
                Para encerrar o assunto eis uma excelente declaração do Presidente Dieter F. Uchtdorf: "Sei que isso pode ser uma decepção para alguns de vocês, mas não acredito que haja somente uma pessoa ideal para vocês. Acho que me apaixonei por minha esposa, Harriet, desde a primeira vez que a vi. Mesmo assim, se ela tivesse decidido se casar com outro, acredito que eu teria conhecido outra pessoa e me apaixonado por ela.  Sinto-me eternamente grato por isso não ter acontecido, mas não creio que ela fosse minha única chance de felicidade nesta vida, nem eu tampouco para ela."
                Ele também aconselhou: "Há pessoas que não se casam porque sentem que falta uma certa “magia” no relacionamento. Suponho que ao dizerem “magia”, refiram-se à centelha da atração. Apaixonar-se é um sentimento maravilhoso, e eu jamais os aconselharia a casar com alguém que não amem. No entanto — e isso é outra coisa que às vezes é difícil de aceitar — essa centelha de magia precisa ser constantemente cultivada. Quando a magia perdura num relacionamento é porque o casal fez com que isso acontecesse, e não porque ela surgiu misticamente por meio de alguma força cósmica.
                Falando com franqueza, chega a dar trabalho. Para que qualquer relacionamento sobreviva, os dois lados precisam trazer consigo sua própria magia e usá-la para manter o amor. Embora eu já tenha dito que não acredito em uma alma gêmea única e exclusiva, sei o seguinte: depois que você se compromete a casar, seu cônjuge se torna sua alma gêmea, e é seu dever e responsabilidade esforçar-se todos os dias para manter as coisas assim. Depois que assumimos o compromisso, a busca por uma alma gêmea chega ao fim. Nossos pensamentos e ações deixam de ser de procurar e passam a ser de criar.
                Mas e os que perdem a esperança de encontrar um companheiro eterno? Em primeiro lugar, não desistam. Participem das atividades, conheçam pessoas e façam tudo o que puderem. Sei que sair com alguém pode ser penoso. Rejeição é uma das coisas mais dolorosas que podemos sentir. Podem acreditar, sei como é. Eu me apaixonei pela Harriet muito antes de ela se apaixonar por mim.
                Mas isso não me impediu de agir, de modo algum. Encontrei maneiras de estar no mesmo lugar em que ela estava. Quando eu distribuía o sacramento na Igreja, eu dava um jeito de levá-lo para a família dela. Fazia tudo o que podia para impressioná-la, mas acho que ela me considerava um pouquinho imaturo. A centelha simplesmente não existia para ela. Cheguei a perder a esperança de convencê-la de que poderíamos ser algo mais do que amigos.
                Então, fui embora, alistei-me na força aérea e viajei para o outro lado do mundo para fazer um curso de piloto nos Estados Unidos.  Foi só quando voltei para a Alemanha, depois de terminar meu treinamento como piloto de caça — vários anos depois de tê-la conhecido — que aquela bela jovem olhou para mim e disse as palavras mágicas que eu tanto ansiara por ouvir: “Você amadureceu desde a última vez que o vi”. Agi rapidamente depois disso, e em poucos meses casei-me com a mulher que eu  já amava havia tanto, tanto tempo.
                Portanto, não desistam, irmãos e irmãs.  Só por terem sido rejeitados uma ou duas vezes, ou três ou quatro, ou algumas centenas de vezes, não percam a esperança. Irmãos, o segredo para encontrar a garota de seus sonhos é procurar conhecer muitas moças e, quando se apaixonarem e sentirem que é a coisa certa, pedi-la em casamento. Se ela disser que não, continue a procurar e a orar até finalmente levar a jovem certa para o altar do templo. Simplesmente não desistam."

3 comentários:

Augusto Renato disse...

Sim, farei um comentário! Lucas, muito obrigado pela postagem aqui. Ela me inspirou e me mostrou que sim, há esperança sempre! por favor continue postando e mandando o link no face. E agora me senti inspirado: vou fazer um blog tbm! até mais bom amigo.

VKIKUCHI disse...

Creio sim, na paixão, no romantismo, na aventura do platonismo. Creio na princesa e no príncipe q se casam ao cabo das lindas e doces experiências q buscaram e proveram o "estar juntos"...

Mas creio q isso nao deva parar depois do altar.

O Senhor ratifica a boa e sabia escolha.

Abraços, Lucas.

Pri Takasaki disse...

Tem uma citação do Presidente Kimball também, no Manual do Casamento Celestial, falando que não existe alma gêmea, a verdade é que qualquer bom rapaz pode ser feliz com qualquer boa moça.
Gostei de ver esse post porque eu realmente acho que essa discussão precisa ser divulgada, porque muita gente ainda tem a ilusão de achar a ÚNICA PESSOA com quem podem viver um amor,estilo Hollywood...
saber que não é bem assim, ajuda a ter uma visão mais certa e até mais otimista de um assunto tão importante!Parabéns!