24 de jan. de 2012

O que é um "apóstolo"?


A palavra apóstolo vem do grego e significa “enviado” (GEE “Apóstolo”). Apóstolo é (1) uma condição peculiar (sentido amplo) e (2) título e ofício sagrado do sacerdócio de Melquisedeque (sentido estrito). Esse título tornou-se sagrado e deve ser usado com cautela (por exemplo, devemos chamar um membro do quorum dos Doze Apóstolos de Élder).
Torna-se um apóstolo alguém que recebe um testemunho especial de Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo. Embora esse testemunho não precise ser ocular – ou seja, o apóstolo não precisa necessariamente ver Jesus Cristo com os olhos naturais para saber com toda certeza que Ele é o Senhor – este homem, apóstolo, precisa de uma confirmação diferenciada. Ele precisa entender sobre Cristo de maneira tal que lhe seja impossível negar (se o fizer estará cometendo um pecado imperdoável). Um apóstolo não crê em Cristo – Ele o conhece – sabe perfeitamente quem Ele é (D&C 46:13-14, ver também http://lucasmormon.blogspot.com/2010/05/o-dom-de-crer-e-saber-que-jesus-e-o.html). Joseph Smith se tornou um apóstolo, neste sentido, em 1820, quando na Primeira Visão conversou com o Pai e o Filho (Joseph Smith – História 1:17-19). O Rei Lamôni (Alma 19:13) e muitos outros também tiveram o privilégio de tornarem-se testemunhas especiais, sem possuírem um oficio no sacerdócio. Esse é o sentido amplo para o termo apóstolo.
Torna-se apóstolo alguém que é chamado por revelação pelo presidente da Igreja para ocultar uma vaga no quórum dos Doze Apóstolos ou na Primeira Presidência da Igreja. Esse é o sentido estrito do termo apóstolo. Os homens chamados a esses quóruns são ordenados ao ofício de Apóstolos do Senhor Jesus Cristo e recebem todas as chaves e autoridades para o governo de Igreja e Reino de Deus na Terra. Eles presidem a onde quer que são chamados a ir, e possuem poder para realizar grande maravilhas. Eles recebem o mandamento de pregar o evangelho, erguendo a voz como testemunhas especiais do nome de Cristo. O apóstolo sênior (o que possui o ofício de apóstolo por mais tempo, e não necessariamente o mais avançado em idade) é o Presidente da Igreja. Embora nos referimos ao Presidente da Igreja como o Profeta, cada apostolo ordenado é um profeta, vidente e revelador (http://lucasmormon.blogspot.com/2010/09/o-que-e-um-profeta.html) – e possuem todos os dons necessários para cumprir seu importante chamado. Todo aquele que recebe o ofício de apóstolo recebem a condição de apóstolos. Essa condição pode ocorrer simultaneamente ou não ao chamado e ordenação. Em outras palavras, um homem que é chamado para ocupar uma posição como Apostolo ou membro da Presidência da Igreja pode ter se tornado um apostolo (condição) bem antes de seu chamado, durante seu chamado ou algum tempo depois de seu apoio e designação. Mas estou certo que todo homem ordenado recebe dons necessários para o estrito cumprimento de seu ofício – e como tal, todo apostolo (em sentido estrito) é um apostolo (em sentido amplo).
Há apenas quinze apóstolos na Terra hoje. Quando um deles morre, outro homem é chamado para ocupar seu lugar. Por isso é bem improvável que eu ou você sejamos chamados para ser um apóstolo. Todavia o Senhor deseja que desfrutemos da condição de apóstolos. Isso significa que podemos nos tornar testemunhas especiais de Cristo e receber seus dons especiais. A condição de apostolo (sem o ofício) não implica em sair pregando, organizando a Igreja e fazendo milagres – este é um encargo dos Doze e da Primeira Presidência – homens devidamente ordenados. Mas ao recebermos a condição de apóstolo teremos o privilégio de fazer parte da Igreja do Primogênito e de recebermos o Segundo Consolador (http://lucasmormon.blogspot.com/2010/08/outro-consolador.html).
Na vida pré-mortal já existiam apóstolos do Senhor. Leí teve uma visão, 630 anos antes de ser organizado o primeiro quórum de apóstolos na Terra – e viu Doze homens seguindo o Senhor (1 Néfi 1:9-11). Outras revelações nos ensinam que os apóstolos e outros homens foram chamados e preparados antes da fundação do mundo (por exemplo: Abraão 3:23 e D&C 138:55-56).
O Presidente Packer ao PúlpitoQuando o homem foi colocado na Terra, entretanto, o Senhor não organizou um quórum de apóstolos. Havia um sistema patriarcal – onde o sacerdócio passava de pai para filho. Isso perdurou até a época de Abraão, Isaque, Jacó e José. Depois os profetas eram chamados e se organizavam não necessariamente com homem da mesma família. Sempre houve mais de um profeta na Terra ao mesmo tempo em todas as épocas (exceto em períodos de grande apostasia) – a organização de doze homens, todavia, em quórum, aconteceu no Meridiano dos Tempos. O Senhor Jesus Cristo preparou, chamou e ordenou pessoalmente doze discípulos como Seus Doze Apóstolos. Ele o fez no Velho Mundo (João 6:70, Lucas 6:13) , nas Américas (3 Néfi 12:1) e entre as tribos perdidas da casa de Israel (3 Néfi 16:2-3).
Hoje há doze apóstolos (com no máximo doze homens) e um quórum da primeira presidência (com no mínimo três homens). Somos ricamente abençoados por termos apóstolos e profetas em nossos dias. Sem eles não poderíamos ter vida eterna – por que é através do testemunho deles que podemos obter salvação eterna. Àqueles que recebem um apóstolo como um apóstolo recebem um galardão singular (Mateus 10:41) – de fato é como se recebessem o próprio Senhor (D&C 84:36-37).
Os apóstolos podem “saber tanto de coisas passadas como de coisas futuras; e por meio deles todas as coisas serão reveladas, ou seja, coisas secretas serão manifestadas e coisas ocultas virão à luz; e darão a conhecer coisas que não são conhecidas; e também manifestarão coisas que, de outra maneira, não poderiam ser conhecidas. Assim, Deus providenciou um meio para que o homem, pela fé, pudesse operar grandes milagres; portanto ele se torna um grande benefício para seus semelhantes.” (Mosias 8:17-18).
Os apóstolos são homens comuns, sujeitos a doença, tristeza e dificuldades – tais como nós. Mas possuem um chamado extraordinário. Eles são fieis, compreendem a doutrina e são cheios de amor de Deus. Sua principal responsabilidade é testificar a respeito de Cristo: "“Sinto que as pessoas têm um grande desejo de ouvir o testemunho de um Apóstolo. [Isso é] o que mais satisfaz aqueles que participam da reunião”, disse o Élder Christofferson. “Acho que as pessoas gostam das instruções, dos conselhos, das respostas à suas perguntas e coisas assim, mas o que mais apreciam é ouvir esse testemunho. Não que eles não o possuam, — estamos compartilhando um testemunho que a maioria que o ouve também o possui — mas sendo essa a primeira e a mais importante responsabilidade de um Apóstolo, prestar testemunho de Cristo (…) é o que causa maior impacto." (ver http://lds.org/study/prophets-speak-today/unto-all-the-world/let-the-holy-spirit-guide?lang=por)
Já vivi o suficiente para ver grandes milagres realizados pelas mãos dos apóstolos. Testifico que eles realizam a obra do Senhor com grande poder e autoridade. Eles recebem revelação constantemente e são uma bênção para toda nação que os recebe. Todas as pessoas do mundo podem ter o privilégio de ouvir esses homens de seis em seis meses, durante a Conferência Geral da Igreja. Que privilégio! Acesse o seguinte link para descobrir o quão especial são seus conselhos: http://lds.org/study/prophets-speak-today?lang=por

Para saber mais: http://lds.org/study/topics/prophets?lang=por

Nenhum comentário: