27 de nov. de 2012

Maravilhoso, Conselheiro, Poderoso Deus, Pai Eterno, Príncipe da Paz


                Vários séculos antes do nascimento do Senhor Jesus Cristo, Isaías profetizou: "Pois um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Poderoso Deus, Pai Eterno, Príncipe da Paz." (Isaías 9:6, 2 Néfi 19:6)
                Desejo prestar meu testemunho a respeito desses títulos sagrados do Salvador do mundo.

                Maravilhoso
                Tudo na vida de Jesus Cristo é maravilhoso. Parte dessa maravilha se dá porque todos os profetas, de Adão até o último, haviam testificado do Filho de Deus: de seu nascimento, vida, sacrifício e ressurreição.
                Na dispensação do Meridiano dos Tempos uma virgem ficou grávida milagrosamente. No humilde estábulo, cercado de animais, pastores penitentes e anjos de glória, sob uma nova e brilhante estrela no céu - o pequenino e frágil bebê foi confiado a Maria e José, pessoas simples, mas boas. O menino, que recebeu o nome de Jesus, cresceu, com o dizem as escrituras " em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens" (Lucas 2:52). Aos doze anos Jesus foi "tratar dos negócios" do Seu Pai o Templo Santo (Lucas 2:49).
                Jesus era um menino obediente e se destacava dos demais, embora a magnificência de seus atributos e excelência de seu caráter tenham passado desapercebida para quase todos a sua volta. Ele era considerado o "filho do carpinteiro" (Mateus 13:55). E sua mãe, sabiamente, " guardava no seu coração todas estas coisas" maravilhosas (Lucas 2:51). Ela, Maria, sabia que Jesus era o Senhor, afinal ela proclamara: "A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada" (Lucas 1:46-48).
               
                Conselheiro
                Quando Jesus completou trinta anos, iniciou seu ministério entre os homens. Ele foi batizado por seu primo, "para cumprir toda a justiça" (Mateus 3:15). "E agora vos pergunto, meus amados irmãos, como foi que o Cordeiro de Deus cumpriu toda a justiça, sendo batizado com água?  Não sabeis que ele era santo? Mas, embora sendo santo, mostra aos filhos dos homens que, segundo a carne, se humilha ante o Pai e testifica-lhe que lhe será obediente na observância de seus mandamentos. Portanto, depois de ter sido batizado com água, o Espírito Santo desceu sobre ele na forma de uma pomba. E novamente isto mostra aos filhos dos homens quão estreito é o caminho e quão apertada é a aporta pela qual deverão entrar, tendo-lhes ele dado o exemplo.E disse aos filhos dos homens: Segui-me. Portanto, meus amados irmãos, poderemos nós seguir a Jesus se não estivermos dispostos a guardar os mandamentos do Pai? E disse o Pai: Arrependei-vos, arrependei-vos e sede batizados em nome do meu Filho Amado." (2 Néfi 31:6-11).
                Jesus chamou doze homens. A maioria eram pescadores iletrados. Mas Ele lhes deu poder. Ele disse: "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça" (João 15:16).
                Jesus era um homem cheio de poder e sabedoria. Uma vez, um dos honrados membros do Sinédrio (que era o senado judaico e a mais alta corte de assuntos eclesiásticos e civis) procurou um conselho de Jesus. Ele indagou como poderia nascer de novo. Provavelmente a doutrina que lhe chegara aos ouvidos despertar uma sede espiritual. Jesus explicou que era necessário nascer da água e do Espírito (João 3:5). E disse também, falando de si mesmo: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." (João 3:16-17). Aquele homem, chamado Nicodemos compreendeu então que falava com o Messias: aquele que fora enviado por Deus para salvar o mundo.

                Poderoso Deus
                Jesus realizou muitos milagres. Mesmo antes de nascer, Ele havia estado com Deus, o Pai e criado o mundo e todas as coisas. É-nos dito: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. (...) Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. (...)E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1:1-4, 10, 14)
                Em seu curta vida na mortalidade, Ele deu visão aos cegos, deu ouvidos aos surdos, fez o cocho andar, expulsou os demônios e chamou da morte os espíritos que haviam partido para que continuassem seus labores na mortalidade. Ele ensinou o caminho para salvação.
                Alguns disseram que Jesus fazia milagres pelo poder do demônio. Outros permaneciam céticos e ignorantes apesar dos sinais.
                Quando a hora final se aproximava, Jesus reuniu seus doze apóstolos e lhes deu últimas instruções. Eles instituiu a mais sagrada ordenança que temos na Igreja: o sacramento. "E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós." (Lucas 22:19-20)
                Então, no Jardim das Oliveiras, o peso de mundos caiu sobre ele. Cristo sofreu a morte espiritual, que é o completo afastamento de Deus e de Suas bênçãos. Ele mesmo disse mais tarde: "eu, Deus, sofri essas coisas por todos, para que não precisem sofrer caso se arrependam; Mas se não se arrependerem, terão que sofrer assim como eu sofri; Sofrimento que fez com que eu, Deus, o mais grandioso de todos, tremesse de dor e sangrasse por todos os poros; e sofresse, tanto no corpo como no espírito—e desejasse anão ter de beber a amarga taça e recuar—Todavia, glória seja para o Pai; eu bebi e terminei meus preparativos para os filhos dos homens." (D&C 19:16-19)
                Por causa do sofrimento de Jesus Cristo, que se chama Expiação, toda a humanidade pode ser salva. A dádiva expiatória será concedia de forma plena, porém, somente se obedecermos a Deus. Jacó explicou que Cristo veio ao"mundo para salvar todos os homens, se eles derem ouvidos a sua voz; pois eis que ele sofre as dores dos homens, sim, as dores de toda criatura vivente, tanto homens como mulheres e crianças, que pertencem à família de Adão. E ele sofre isto para que todos os homens ressuscitem, para que todos compareçam diante dele no grande dia do julgamento. E ordena a todos os homens que se arrependam e sejam batizados em seu nome, tendo perfeita fé no Santo de Israel, pois do contrário não poderão ser salvos no reino de Deus. E se não se arrependerem, não acreditarem em seu nome, não forem batizados em seu nome nem perseverarem até o fim, serão condenados, pois o Senhor Deus, o Santo de Israel, disse-o." (2 Néfi 9:21).

Pai Eterno
                A maldade dos homens foi tamanha, que o Filho de Deus foi levantado no madeireiro. Na cruz do Calvário ele mostrou compaixão rogando a Seu Pai que perdoasse os soldados, pois não sabiam o que faziam (Lucas 23:34). Na cruz, as dores pelos pecados do mundo voltaram. Quando tudo esta terminado, o Salvador olhou para o céu e disse: "Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito." (João 19:30).
                Mas, embora seu trabalho na carne houvesse chegado ao fim, seu trabalho para salvação das almas não.  Cristo  " foi, e pregou aos espíritos em prisão" (1 Pedro 3:19).
                No terceiro dia, um domingo, Cristo levantou-se dos mortos. Ele foi o primeiro homem a ressuscitar. Com um corpo glorificado e perfeito, ele se mostrou a muitos. Primeiro a Maria, depois a outros. Até mesmo visitou "outras ovelhas" (João 10:16). Lemos no Livro de Mórmon, que os nefitas eram essas outras ovelhas (3 Néfi 15:20). Ele também visitou outros.
                A ressurreição de Cristo fará cm que todos os homens - sejam bons ou maus - ressuscitem. Ele é, portanto o Pai, porque concede a vida. Aqueles que guardarem os mandamentos Dele, serão filhos Dele - sendo membros da Igreja do Primogênito.
                Ele deu uma ordem direta a seus ministros, antes de ascender aos céus: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Marcos 16:15-16). Ele prometeu que os ajudaria nesse encargo. E ele o fez. Todavia, a maldade foi tamanha, que a Igreja de Cristo precisou ser removida da Terra.
                Em 1830, porém, sob a direção Dele, a Igreja de Jesus Cristo foi restaurada.Ele disse que a Igreja era Dele (D&C 1:1) e que havia chamado um novo profeta (D&C 1:17). Em diversas ocasiões, Ele apareceu a seus discípulos nos últimos dias (JS-História 1:17-20; D&C 110),  - porque ele mesmo havia dito que não nos deixaria órfãos, mas que voltaria e se manifestaria (João 14:18-21).

Príncipe da Paz
                Pedro uma vez disse: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,
E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio." (Atos 3:19-21) Pedro, como os outros profetas e apóstolos sabiam que haveria uma restauração de todas as coisas - e que logo em seguida o Salvador viria em poder e grande glória. Chamamos esse evento de Segunda Vinda.
                A Segunda Vinda será uma época grande e terrível. Grande para os justos, terrível para os iníquos. Quando o Salvador voltar, purificará a Terra e estabelecerá uma era de paz. Chamamos de Milênio essa época, porque o Senhor Jesus Cristo reinará por mil anos. Não haverá guerras, disputas e animosidades. Satanás será amarrado e não poderá tentar os homens.
                Depois de mil anos, o diabo será solto e reunirá suas hostes. Uma última e grande batalha ocorrerá, mas Cristo vencerá. Então a Terra será transformada mais uma vez - mas dessa vez em um Reino Celestial - "portanto é necessário que seja santificada de toda a injustiça, a fim de ser preparada para a glória celeste; Pois após ter cumprido o propósito de sua criação, será coroada com glória, sim, com a presença de Deus, o Pai" (D&C 88:19).

                Eu sei que Jesus Cristo vive hoje. Sei que Ele foi e é, e sempre será Maravilhoso, Conselheiro, Poderoso Deus, Pai Eterno e Príncipe da Paz. Eu o amo e sei que Ele me ama. Quero sempre segui-lo e persuadir todos os homens a fazerem o mesmo - pois assim serão felizes. 

Nenhum comentário: