25 de jul. de 2010

Quais são os princípios de I Reis 17-19?

DOUTRINA COMENTADA DURANTE A AULA DA ESCOLA DOMINICAL

O Senhor sempre sustenta os justos (I Reis 17:3-4, 9)

1 Néfi 17:3 – E assim vemos que os mandamentos de Deus devem ser cumpridos. E se os filhos dos homens aguardam os mandamentos de Deus, ele alimenta-os e fortalece-os e dá-lhes meios pelos quais poderão cumprir as coisas que lhes ordenou; portanto ele nos deu os meios de sobrevivermos enquanto permanecíamos no deserto.

Você já se sentiu sustentado pelo Senhor?
Como podemos ser dignos das bênçãos (materiais e espirituais) de Deus?
Como podemos ser um instrumento nas mãos de Deus para sustentar o próximo?
Como podemos reconhecer as oportunidades de servir e abençoar – de alimentar os famintos?



O sustento (bênção) do Senhor é tanto temporal quanto espiritual (I Reis 17:13-17, 21-24)
Mosias 2:41 – E ainda mais, quisera que considerásseis o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. Pois eis que são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais; e, se eles se conservarem fiéis até o fim, serão recebidos no céu, para que assim possam habitar com Deus em um estado de felicidade sem fim. Oh! Lembrai-vos, lembrai-vos de que estas coisas são verdadeiras, porque o Senhor Deus as disse.

Como as bênçãos espirituais são ligadas com as bênçãos materiais?
Quais alguns motivos pelos quais o Senhor nos abençoa material e espiritualmente? Ou seja, porque Ele nos concede prosperidade?


O Senhor prepara o caminho para que suas ordens sejam cumpridas, preparando pessoas e situações (I Reis 18:1-3, 7-8, 14-16)
1 Néfi 3:7; 4:6-8, 20, 38 – E aconteceu que eu, Néfi, disse a meu pai: Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas (...) E fui conduzido pelo Espírito, não sabendo de antemão o que deveria fazer. Não obstante, segui em frente e, chegando perto da casa de Labão, vi um homem que havia caído no chão, diante de mim, porque estava bêbado de vinho. E aproximando-me dele, vi que era Labão. (...) E depois de haver feito isso (matado Labão), dirigi-me ao tesouro de Labão. E quando me dirigia ao tesouro de Labão, eis que vi o servo de Labão que guardava as chaves do tesouro. E, com a voz de Labão, ordenei-lhe que me seguisse ao tesouro. (...) E aconteceu que tomamos as placas de latão e o servo de Labão e partimos para o deserto; e viajamos até a tenda de nosso pai.

Como o Senhor preparou seu caminho em sua vida?
Como Ele colocou pessoas certas para ajudar-te em algum momento de sua vida?


Os servos de Deus não devem temer, devem ser corajosos (I Reis 18:17-19, 22)
Alma 56:47-48 – Ora, eles nunca haviam lutado. Não obstante, não temiam a morte; e pensavam mais na liberdade de seus pais do que em sua própria vida; sim, eles tinham sido ensinados por suas mães que, se não duvidassem, Deus os livraria. E repetiram-me as palavras de suas mães, dizendo: Não duvidamos de que nossas mães o soubessem.

O que é coragem?
Porque os servos de Deus nas escrituras possuem tanta coragem?
Potque preciso de coragem nos dias de hoje?
Como podemos desenvolver maior coragem?


Não podemos servir a dois senhores (I Reis 18:21)
Mateus 6:24 – Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

Porque não podemos servir a dois senhores?
Como uma atitude imparcial, negligente ou omissa não nos esquiva de escolher servir um ou outro senhor?



Deus sempre ouve as orações e magnífica seus servos (I Reis 18:37-39, 46)

Salmos 6:8-10 – Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniqüidade; porque o Senhor já ouviu a voz do meu pranto. O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceita a minha oração. Serão envergonhados e grandemente perturbados todos os meus inimigos; tornarão atrás e subitamente serão envergonhados.
Alma 29:9-10 – Sei o que o Senhor me ordenou e nisso me glorio. Não me glorio de mim mesmo, mas glorio-me naquilo que o Senhor me ordenou; sim, e esta é a minha glória, que talvez possa ser um instrumento nas mãos de Deus para trazer alguma alma ao arrependimento; e esta é a minha alegria. E eis que, quando vejo muitos de meus irmãos verdadeiramente penitentes e vindo ao Senhor seu Deus, minha alma se enche de alegria; lembro-me então do que o Senhor fez por mim, sim, ouviu a minha oração; sim, então me lembro de seu misericordioso braço, que se estendeu para mim.

Como podemos saber que Deus ouve nossas orações?
Como melhoramos o poder de nossas orações?
Você já recebeu uma bênção (ordenança) do sacerdócio a qual foi manifestado o poder de Deus?
Já se sentiu magnificado (honrado, protegido e fortalecido) por Deus?


O poder de Deus é muito maior do que todos os outros (I Reis 18:25-38)

D&C 10:43 – Não permitirei que eles destruam minha obra; sim, mostrar-lhes-ei que minha sabedoria é maior do que a astúcia do diabo.
História da Igreja, Manual do Seminário, D&C 67 – O Profeta Joseph Smith escreveu: “Depois de D&C 67 ter sido recebida, William E. M’Lellin [McLellin], na condição de homem mais sábio (em sua própria avaliação), tendo mais conhecimento do que percepção, tentou escrever um mandamento semelhante a um dos menores concedidos pelo Senhor, mas não conseguiu. Era uma terrível responsabilidade escrever em nome do Senhor. Os élderes e todos os presentes que presenciaram essa vã tentativa de um homem imitar a linguagem de Jesus Cristo renovaram sua fé na plenitude do evangelho e na veracidade dos mandamentos e revelações que o Senhor havia concedido à Igreja por meu intermédio. E os élderes expressaram a disposição de prestar testemunho de sua veracidade a todo o mundo”. (History of the Church, 1:226)
História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pg.69-70 – No final de abril, Joseph Smith visitou Joseph Knight Sênior, em Colesville. Joseph relatou: “O Sr. Knight e sua família mostraram interesse em discutir assuntos religiosos comigo e foram sempre cordiais e hospitaleiros. Realizamos várias reuniões na vizinhança com vários amigos e alguns inimigos, e muitos começaram a orar fervorosamente ao Todo-Poderoso, pedindo sabedoria para compreenderem a verdade”. Uma das pessoas que sempre esteve presente às reuniões foi Newel Knight, grande amigo do Profeta. Newel Knight tinha receio de orar, mas acabou aceitando o persuasivo desafio do Profeta de orar na reunião seguinte. Quando chegou o momento, Newel pediu para ser dispensado, prometendo que iria orar mais tarde em particular. Na manhã seguinte, foi a um bosque e tentou orar, mas não conseguiu, porque sentia-se culpado por não ter aceitado orar em público. O Profeta disse que Newel começou a sentir-se mal “e continuou a sentir-se cada vez pior, tanto mental quanto fisicamente, até que ao chegar a sua casa, sua expressão deixou a esposa muito preocupada. Ele pediu que ela fosse chamar-me. Fui até lá e vi que ele estava sofrendo muito, e seu corpo executava movimentos muito estranhos; o rosto e os membros contorciam-se de todas as maneiras possíveis; por fim, seu corpo foi erguido do chão da sala e arremessado de um lado para o outro, de modo extremamente assustador”. Os vizinhos e parentes reuniram-se para ver o que estava acontecendo. Joseph conseguiu a muito custo agarrar a mão do amigo. Newel disse que sabia estar possuído pelo diabo e que Joseph tinha poder para expulsá-lo. Por meio de sua fé e a de Newel, Joseph ordenou, em nome de Jesus Cristo, que o diabo fosse embora. “Newel imediatamente declarou ter visto o diabo sair dele e desaparecer. Esse foi o primeiro milagre realizado na Igreja e não foi realizado pelo homem nem pelo poder do homem, mas por Deus e pelo poder da divindade”.
A expressão do rosto de Newel Knight voltou ao normal e seu corpo relaxou. “O Espírito do Senhor desceu sobre ele, revelando-lhe visões da eternidade.” Por estar bastante debilitado, ele foi colocado no leito, mas disse sentir-se “atraído para o alto, permanecendo por algum tempo em estado de contemplação, não tomando consciência do que se passava no quarto”. Nesse estado, seu corpo foi elevado até Newel tocar o teto.
Muitas das pessoas que testemunharam esses acontecimentos ficaram convencidas do poder de Deus e posteriormente filiaram-se à Igreja. Joseph voltou em seguida a Fayette. Algumas semanas mais tarde, Newel Knight viajou até Fayette e foi batizado por David Whitmer.

Como nos sentimos ao reconhecer que o poder de Deus é maior do que todos os outros?
Como podemos merecer o poder de Deus constantemente em nossas vidas?

Como posso aplicar esses princípios na minha vida?

Nenhum comentário: