11 de jul. de 2010

Revelação

Porque preciso de revelação?


O profeta Joseph Smith disse: “a Salvação não pode vir sem revelação; é inútil alguém ministrar sem ela.”

Vivemos num mundo tumultuoso e perigoso. O Salvador disse que se esses tempos não fossem abreviados nenhuma carne se salvaria. Enfrentamos toda espécie de perigo e tentação. Alguns de nós somos perseguidos por amigos e colegas por causa de nossas crenças, outros sofrem por causa de familiares intolerantes e iníquos. Alguns caíram na armadilha do pecado e se sentem sujos. Outros são rebeldes e desafiam os mandamentos de Deus. Mães, pais e irmãos sofrem por causa da iniqüidade de algum filho, irmão ou parente. Alguma oportunidade perdida, algum convênio quebrado, alguma história que não foi contada como deveria ser causam mágoa, tristeza, decepção e ira. Parece-me que Satanás está solto e tem uma grande correte que cobre toda a Terra, e olha para os céus, como fez antes do dilúvio e ri – devido a seu domínio. Não preciso dizer muito mais, pois todos nós sabemos muito bem dessas coisas. Os noticiários estão repletos de sangue e fumaça e as iniqüidades são declaradas claramente por cima dos telhados das casas. Estamos nos últimos dias.

Apresentei alguns motivos, mas há muitos outros, porque um bom Pai Celestial, que enviou-nos à um mundo perigoso como esse, fazendo-nos esquecer de nossa vida anterior, desejaria comunicar-se conosco por revelação.

Precisamos de revelação para vencermos o homem natural. O “homem natural é inimigo de Deus, e tem sido dês da queda de Adão – e sê-lo-á para sempre, a não ser que ceda ao influxo do Santo Espírito (...) e se torne santo”. Ceder ao influxo do Santo Espírito é ser capaz de receber o dom da revelação.

Precisamos de revelação para vencermos a adversidade e a tentação. Catástrofes naturais, depressão, eventos fortuitos e crises, além de desemprego, pornografia, homossexualismo, teorias aparentemente plausíveis que desprezam as escrituras e muito mais são armas do demônio. Sem revelação não podemos conhecer a verdade. A verdade é o conhecimento das coisas como são, como foram e como serão. O Espírito Santo revela a verdade de todas as coisas. Sem esse discernimento afundamos na areia movediça do pecado e nos distraímos com o barulho da adversidade. A boca do inferno escancarada conseguirá engolir-nos a menos que recebamos revelação.

Precisamos de revelação para conduzir a nós mesmos, a nossas famílias e a outros. Para educar, instruir, ensinar, motivar, advertir e salvar precisamos de revelação. As distrações da mídia promovem diversões aparentemente inocentes, mas que restringem o potencial divino, maculam os ternos relacionamentos familiares e induzem ao pecado (principalmente o pecado sexual). Sem revelação o entretenimento será como um navio sem leme, num mar furioso, ou um cavalo sem rédeas num terreno acidentado – ou um carro desgovernado, sem freio, correndo próximo ao abismo.

Precisamos de revelação para vencermos o pecado e vencermos a vontade de pecar. A conduta e o caráter podem e serão transformados por meio da revelação. A palavra de Deus, que vem como orvalho e se destila sobre nossa alma fará com que recebamos revelação linha sobre linha, preceito sobre preceito, até que cresçamos a media da estatura completa de Cristo e não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina – a fim de nos apresentarmos a Deus puros, limpos e santos – conhecendo o salvador com oele nos conhece. Esse conhecimento vem por revelação.

Como a revelação vem?

Ao enviar-nos a Terra, nosso bom Pai Celeste concedeu-nos um meio de comunicação. Para falarmos com Deus, oramos. Para que Deus fale conosco Ele usa a revelação.

A oração consiste em chamar o Pai Celeste, expressar gratidão, fazer pedidos e terminar em nome de Jesus Cristo. Mas se a oração sempre possuir um formato padronizado, correremos o risco de sermos repetitivos, superficiais e até hipócritas. A verdadeira oração é uma conversa sincera. Devemos falar com Deus como se estivéssemos diante dele. É bem verdade que devemos ser reverentes, usando termos respeitosos como “vós”, “tu”, “ti” e “teu” em vez de pronomes comuns como “você” e “seu”.

A revelação vem de forma diversa. Ela pode vir por meio de sonho – como José do Egito, que na juventude sonhou que um dia salvaria sua família; visão – como Leí que aprendeu sobre a árvore da vida; ministração angelical, como o Rei Benjamim, que aprendeu sobre o sacrifício de Cristo a fim de ensinar seu povo; por uma voz divina, como veio a João Batista após batizar o Salvador; por uma idéia na mente, como Enos ao orar no bosque para obter perdão; ou ainda como um sentimento no coração, como Samuel o Lamanita ao declarar ao povo iníquo tudo que o Senhor lhe punha no coração. Todos nós já experimentamos a revelação. A forma mais comum sem dúvida é a impressão que temos na mente e no coração – um idéia clara que é confirmada por um sentimento de paz. Como o Senhor disse:

“Eis que te falarei em tua mente e me teu coração, pelo Espírito Santo que vira sobre ti e que habitará em teu coração. Ora eis que este é o espírito de revelação.”

Nessa escritura aprendemos que o Espírito é vital para revelação. E que esse Espírito habita em nosso coração – o coração é símbolo da vontade e disposição do homem. O que significa que se nossa vontade e disposição estiverem direcionadas para as coisas de Deus, convidaremos o Espírito a revelar-nos as verdades que o Pai deseja que aprendemos.

Como posso saber se recebi uma revelação?

Essa é uma boa pergunta. Creio que muitos de nós a temos em momentos críticos, onde precisamos desesperadamente dos conselhos de Deus.

Ao pensar sobre o tema que deveria abordar hoje, orei e pensei muito em diversos tópicos do evangelho. Cheguei a preparar um discurso, mas por fim, deixei-o de lado. Eu estava disposto a falar o que Deus desejasse. Não faria um discurso para agradar os irmãos, ou para ser elogiado. Nem queria falar um assunto que eu ache interessante apenas. Eu queria falar o que Deus desejasse, e por isso orei a ele com diligência.

Recebemos revelação quando temos desejos justos. O Senhor nos revelará aquilo que for para nosso bem. Também não podemos ser superficiais. Algumas pessoas que desejam saber que a Igreja é verdadeira, ao serem ensinadas pelos missionários oram sem real intenção. Ao fazerem isso, não recebem resposta e dizem em seu coração: “essa não é a obra do Senhor, pois suas promessas não se cumprem!” Não é assim irmãos! Para recebermos revelação temos que pedir, bater e buscar. É mais provável que a revelação venha após você ter feito sua parte. No caso dos pesquisadores, dificilmente a resposta vira, sem antes eles terem agido com fé ao lerem o livro de mórmon com sinceridade, terem visitado a Igreja e usado seu raciocínio e sentimentos para ponderar no coração o que se esta apresentando. Talvez um jejum seja necessário, ou talvez a aceitação do convite do batismo.

Acredito que alguém que esta buscando um testemunho o encontra mais rápido prestando-o do que de joelhos orando. Acredito nisso porque quando nos levantamos para falar, estamos agindo – e não apenas esperando uma resposta sem termos pagado algum preço para merecê-la.

Se receber revelação fosse fácil, sem exigir muito esforço, não haveria crescimento espiritual. Transferiríamos todas as nossas decisões a Deus. E isso nos tornaria fracos, e dependentes.

O Senhor permite que várias de nossas decisões sejam tomadas por nossa própria conta. Ele o faz, por que é sábio e nos ama. Lembro de um casal que me pergunto, quando eu era um missionário se deviam mudar de casa. A oportunidade para se mudar surgira, eles haviam orado – mas a resposta não viera. Eu orei ao Senhor para saber o que lhes dizer. A resposta veio, e lembrei-me de um estudo que eu tivera pela manhã: fale-lhes de uma citação do élder Oaks que eu lera:

“[Uma pessoa pode ter] o forte desejo de ser conduzida pelo Espírito do Senhor

Mas(...) insensatamente estender esse desejo ao ponto de desejar ser conduzida

em todas as coisas. O desejo de ser conduzido pelo Senhor é um ponto forte,

mas precisa ser acompanhado do entendimento de que nosso Pai Celestial deixa

muitas decisões para nossa própria escolha pessoal. As decisões pessoais são

uma das fontes de crescimento pelas quais precisamos passar na mortalidade.

As pessoas que tentam passar todas as decisões para o Senhor e pedem revelação

em todas as suas escolhas logo se encontrarão em uma situação na qual irão orar

por orientação e não a receberão. Por exemplo: É provável que aconteçam inúmeras

situações em que as escolhas sejam triviais ou qualquer escolha seja aceitável.

Devemos estudar as coisas em nossa mente, usando o poder de raciocínio que o

Senhor colocou dentro de nós. Depois disso, devemos orar por orientação e agir

de acordo com o que recebermos. Se não recebermos orientação, devemos agir

de acordo com o que julgarmos ser melhor. As pessoas que insistem em buscar

orientação por revelação nos assuntos que o Senhor não decidiu dirigir-nos pode

criar uma resposta a partir de suas próprias fantasias ou preconceitos, ou até

receber resposta por meio de revelação falsa”. (“Nossos Pontos Positivos Podem

Causar Nossa Ruína”, A Liahona, maio de 1995, pp. 13–14)

Lembro-me que quando voltei da missão não sabia que curso de graduação escolher. Orei e jejuei muito para que o Senhor me indicasse um curso certo. A resposta não veio. Depois de considerar vários cursos, de ler e estudar sobre várias profissões, escolhi uma. Tão logo escolhi o Pai Celestial enviou-me uma revelação confirmando que minha escolha fora boa. Essa revelação veio por meio de um sereno sentimento e me deu segurança. Mas a resposta não veio antes que eu agisse.

Em Alma 37:37 lemos: “Aconselha-te com o Senhor em tudo que fizerdes e ele dirigir-te-á para o bem (...)” Observem que aconselhar-se com o Senhor se refere a orar e jejuar – a pedir e que antes da promessa de “dirigir-te-á para o bem” – que é revelação – há o requisito “tudo que fizerdes”: “Aconselha-te com o Senhor em tudo que fizerdes e ele dirigir-te-á para o bem (...)” – o que significa que devemso agir – fazer algo – antes de recebermos revelação.

É possível que eu receba revelações constantemente?

Sim. Com o dom do Espírito Santo a revelação pode ser diária. Na verdade creio que ela o é para maioria de nós, embora talvez nem notamos. Para mantermos o Espírito precisamos ler e estudar as escrituras, orar sempre, fugir da tentação e ser bondosos. Se pecarmos não conseguiremos reconhecer a revelação. É por isso que Satanás se esforça tanto para distrair-nos. Se ele puder cortar a revelação então nos destruirá.

Podemos e devemos pedir revelação a Deus sobre todos os assuntos de nossa vida. Em termos práticos: acordamos e já oramos para sermos guiados. Então estudamos as escrituras. Muitas vezes neste estudo receberemos revelação através da experiências de pessoas que viveram no passado, ou pelas palavras do Salvador. Haverá um sentimento cálido que confirmará que aquilo é para nós. Depois prestamos atenção as idéias que nos vem a mente e aos sentimentos que temos no coração – isso é estar em espírito de oração. Durante o dia podem surgir oportunidade de prestar testemunho – se o fizermos aumentaremos o fluxo de revelação. A tentação se apresentará – se a contemplarmos ficaremos alienados.

E se a revelação não vier?

Há três motivos que fazem com que a revelação não venha: (1) você pecou, e por isso perdeu a conexão com a deidade; (2) você não reconheceu a revelação, e isso porque você não desenvolveu os atributos de Cristo de forma suficiente; e (3) porque você esta fazendo tudo certo e Deus quer ver como você vai agir em determinadas situações sem a interferência Dele. Por isso irmãos, se vocês estão se esforçando para andar nos caminhos da retidão, e a revelação sobre um assunto não vem – sintam-se felizes – porque Deus confia em vocês e deseja que façam muitas coisas de sua livre e espontânea vontade, e realizem muita retidão – para que colham os próprios frutos de plantaram. No futuro, olharão para trás e perceberão que foram guiados por Deus, mesmo que não se deram conta disso no momento, e julgavam estar sozinhos.

Testemunho.

Quero lhes testificar que os céus não estão fechados. Na verdade parecem estar mais abertos do que nunca. Sei que Deus esta desejosos de revelar-se a nós sobre todos os assuntos. E ele o faz abundantemente, de acordo com sua sabedoria e graça.

Se melhorarmos nossa comunicação com Deus e aprendermos a reconhecer como Ele nos fala venceremos o mundo e o diabo, pelo poder de Cristo. Sei que Deus nunca nos deixa sozinhos e revela claramente sua vontade com relação a assunto que afetam nossa exaltação. Também sei que ele nunca permitirá que cometamos um pecado ou façamos uma escolha equivocada, sem antes nos advertir do perigo.

Nenhum comentário: