30 de set. de 2010

Atos 7:48: Deus não habita nos Templos feitos por homens?

Quando Estevão, um dos setentas escolhidos na época que Pedro presidia a Igreja, defendeu-se no Sinédrio repetiu a história judaica e contou sobre a construção do Templo de Salomão. Ao fazê-lo declarou: “Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: o céu é meu trono, E a terra o estrato dos meus pés. Que casa me edificareis? Diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso?” (Atos 7:48-49).

Ora, sabemos que o Templo é a casa do Senhor (GEE “Templo”). Sabemos que Deus apareceu no Templo de Salomão e o aceitou (I Reis 9:2-3). Também sabemos que os Templos hoje são sagrados (D&C 109:13). Que são visitados pelo Senhor (D&C 97:15-16). Esses templos foram feitos pela mãos de homens. Mas homens justos.
Sabemos também que nosso corpo é um templo, mas que o Senhor não habita nele se for impuro (I Coríntios 3:16-17). Do mesmo modo, o Templo dos judeus, na época de Estevão, que havia sido purificado pelo Senhor Jesus Cristo por duas vezes (João 2 – primeira purificação – e Mateus 21 – segunda purificação), agora se encontrava impuro. O Senhor não poderia habitar num Templo impuro – contaminado por homens incircuncisos de coração.
Essa escritura também parece indicar que Estevão estava mostrando ao Sinédrio que o Deus verdadeiro não se limitava ao fanatismo rabínico – de que Deus devia se enquadrar nos limites da lei mosaica, e conter-se no Templo, aparecendo somente lá. O verdadeiro Deus era um Deus Todo-Poderoso que habitava no céu – e embora visitasse um Templo feito pela mão de homens justos, não moraria em Templos profanados.

Nenhum comentário: