23 de set. de 2010

Quem são os mórmons?

São os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O apelido “mórmon” tem sua origem pelos inimigos da Igreja, que chamavam os membros assim porque eles acreditavam que o Livro de Mórmon era a Palavra de Deus. Mórmon é o nome de um profeta-historiador, que vivem 560 anos antes de Cristo. O nome significa, provavelmente, “muito bom”.

No que os Mórmons acreditam?
Pergunta difícil para resumir. Provavelmente não vou conseguir transmitir tudo o que deveria. Mas eis alguns pontos: Os mórmons acreditam em Deus, o Pai Eterno, em Jesus Cristo, o Filho de Deus e Salvador do mundo e no Espírito Santo. Acreditam que a Expiação de Jesus Cristo, que é o sacrifico que Ele realizou, pode salvar toda humanidade temporal e espiritualmente, hoje e no futuro. Também que sem fé, arrependimento, batismo, dom do Espírito Santo e perseverança até o fim não há felicidade eterna. As criançinhas não precisam de batismo e são salvas no reino de Deus instantaneamente. O Livro de Mórmon é um livro sagrado e verdadeiro tal como a Bíblia. Há profetas e apóstolos hoje tal como havia na antiguidade. A revelação e outros dons do Espírito, como cura, línguas e profecias são desfrutados pelos fiéis hoje, como no passado. Jesus Cristo retornará novamente a Terra e aqui reinará pessoalmente. As tribos de Israel serão coligadas e as profecias se cumprirão. A família é o ponto central de todos os esforços da Igreja. Por meio dos Templos, que são lugares especiais de adoração, as famílias podem ser seladas para toda eternidade –e nem a morte poderá separá-las. Há batismos e outras ordenanças para pessoas falecidas – para que toda família de Deus possa ser salva. O bem-estar temporal e espiritual de toda humanidade é a meta da Igreja, por isso há auxílios humanitários, que ajudam em catástrofes naturais, e um programa de proselitismo forte no mundo inteiro. Os membros guardam os mandamentos e reservam um dia por semana, que é o Domingo, para não trabalhar e adorar o Senhor. Vão a Igreja, cantam hinos e servem ao próximo. Acreditam que devem ser bons cidadãos e cumpridores da lei. Eles não bebem café e bebidas alcoólicas, não usam drogas e procuram ser saudáveis em todos os sentidos. São participativos na comunidade, na política e são bons vizinhos. São estudiosos e trabalhadores. São cristãos, desejando fazer o que Cristo faria se estivesse em seu lugar.

Quem foi Joseph Smith?
Foi o profeta de Deus que restaurou (trouxe de volta) o Evangelho de Jesus Cristo que havia se perdido após a morte dos apóstolos na época do Novo Testamento. Ele viu Deus, o Pai e Jesus Cristo. Recebeu diversas revelações, visitas angelicais e traduziu o Livro de Mórmon. Construiu edifícios e cidades, foi prefeito, chefe de milícia, candidato a presidência dos Estados Unidos. Foi filho, marido e pai exemplar. Devido às perseguições foi assassinado cruelmente enquanto preso injustamente.

Joseph Smith é mais importante que Jesus?
Não.

Mas ele é quase um Jesus para os mórmons?
Não. Só há um salvador: Cristo.

Mas os mórmons o consideram muito importante, não é?
Sim. Ele restaurou verdades preciosas. Sem essa restauração não haveria como conhecermos o Salvador verdadeiramente e voltarmos a sua presença. Ademais sem o poder que Joseph recebeu, o sacerdócio, os batismos não poderiam ser aceitáveis, bem como outras ordenanças para salvação. Jesus ensinou que aquele que não nascer da água e do Espírito, ou seja, ser batizado e receber o dom do Espírito Santo, não pode entrar no Reino de Deus (João 3:5). Faz-se necessário, por isso, que um batismo aceitável, feito por alguém que realmente tenha autorização seja realizado. Os homens da Igreja hoje têm esse poder – de auxiliar na salvação dos filhos de Deus. Joseph foi quem prestou mais auxílio para humanidade, depois, é claro, do Salvador Jesus Cristo.

Quem é Jesus Cristo para os mórmons?
Jesus Cristo é o Salvador e Redentor do mundo. Significando que Ele é o Filho Unigênito do Pai, que foi preordenado (escolhido antes de nascer) para morrer pela humanidade. Ele sofreu no Monte das Oliveiras e na Cruz, e ressuscitou dos mortos. Tal evento é chamado de Expiação. Se não fosse por esse sacrifício, voluntario e infinito ninguém poderia ser salvo. Jesus Cristo é o Deus que apareceu a Moisés, sendo conhecido como Jeová, no Velho Testamento. É o líder da igreja atual. É o criador, o juiz e o advogado junto ao Pai. Ele é um com o Pai, mas não corporalmente – pois são distintos e individuais – sendo unidos em propósito. O poder que emana da Expiação, bem como dos ensinamentos do mestre não são uma bênção futura, mas atual. Sua expiação ajuda em todos os problemas, cura, salva e eleva a todos e tudo. Tudo é por Ele e para Ele e Dele. Ele é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores que voltará a Terra. É o Messias e é o ponto central de todo o plano e criação.

Os mórmons são diabólicos?
Não. Servem a Deus, não ao diabo.

Porque os mórmons têm muitos filhos?
Um casal é livre para decidir quantos filhos quer ter. Como a família é fundamental os mórmons acreditam que os filhos são a herança do Senhor e que o mandamento de crescer e multiplicar, dado a Adão e Eva, continua em vigor. Todavia a decisão de quantos filhos deve ser do casal com Deus.

Porque os mórmons se casam com mais de uma mulher?
Os mórmons não se casam com mais de uma mulher.

Hoje não. Mas antigamente sim, não é?
A Igreja ensinou o casamento polígamo no inicio. E um homem podia mesmo ter mais que uma mulher. Entretanto nunca mais que 3% dos membros praticaram tal lei dada por Deus. Abraão, Moisés, Jacó, Gideão e outros profetas e homens bíblicos praticavam o casamento plural. Aqueles que acreditam na Bíblia não deviam se admirar tanto dessa pratica, pois Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Como parte da restauração de todas as coisas era necessário que essa prática fosse realizada por certo período. Por meio de um profeta posterior, Deus disse que o casamento plural deveria cessar. E cessou. Faz mais de 150 anos que isso acabou.

Quer dizer que Joseph Smith teve mais de uma esposa?
Sim, ele teve. E outros líderes também. Isso não foi um pecado quando (e somente quando) ordenado por Deus. Ora, Abraão pecou ao receber Agar como esposa, sendo já casado com Sara? Se houver problema nisso, há problema no casamento plural de Joseph. Mas sabemos que Abraão e Joseph foram profetas de Deus. A diferença é que não existe sistema de castas ou concubinas no casamento plural da Restauração – todas as esposas são iguais.

Hoje é pecado se casar com mais uma mulher?
Sim. A excomunhão (que é a ação disciplinar máxima da Igreja) é a sentença dada aos que realizarem, apoiarem ou ensinarem tal prática.

A Igreja é ligada a maçonaria?
A Igreja, como organização, é independente e não é associada a outras instituições, clubes, organizações, partidos, etc. A igreja não tem rituais maçônicos. E não há incentivo ou impedimento em relação à maçonaria.

Um mórmon pode ser maçom?
Se ele quiser sim. Assim como um evangélico, budista ou qualquer outro poderá sê-lo se aprovado pelos maçons (os católicos proibem-se). Também se um membro da igreja quiser fazer parte de alguma organização de ajuda comunitária ou clube para realização profissional, social ou acadêmica poderá fazê-lo, dês de que tal comunidade não esteja em oposição aos princípios da Igreja. Não há incentivo ou proibição com relação aos maçons, dês de que não contrariem os principios do Senhor.

O que é o sacerdócio?
É o poder e a autoridade de Deus dado ao homem para ajudá-lo em sua salvação. É dado aos homens para abençoarem, guiarem, batizarem e casarem para eternidade os filhos de Deus.

Os mórmons são racistas?
Não.

Mas porque não há lideres negros na Igreja?
É claro que há lideres negros na Igreja. A Igreja é uma Igreja mundial. Deus chama homens de toda parte para servi-lo em seu reino. Há japoneses, brasileiros, africanos, australianos, canadenses, americanos, chilenos, havaianos... servindo na Igreja como líderes.

Entretanto eu soube que a Igreja impediu que os negros recebessem o sacerdócio e entrassem no Templo. Isso procede?
Todo homem digno pode receber o sacerdócio e toda família, independente de raça ou cor, pode adentrar no Templo. Houve uma época, entretanto, em que o sacerdócio não era dado a homens negros. Isso porque o Senhor assim determinou. No Velho Testamento apenas os levitas tinham o sacerdócio Âaronico. Na época de Cristo somente os israelitas podiam receber seu ministério mortal. Na época dos Apóstolos os gentios puderam fazer parte da Igreja. O padrão do Senhor de abrir as portas de seu reino e conceder certas bênçãos a certas nações esta de acordo com Seu cronograma celeste.

O que é um Templo?
É um lugar de adoração muito especial e particular. É a casa de Deus. Diferente de uma capela. É um lugar de ordenanças e ensinamentos sagrados, que devem ser mantidos em sigilo. É um lugar belo onde Deus visita seu povo.

O que se faz dentro do Templo?
Muitas coisas. Batismos pelos mortos. Casamentos para toda eternidade. Lá dentro todos se vestem de branco. Há salas para ensinamento e outras para cerimônias. É um lugar de trabalho para o próximo. Um lugar de paz e tranqüilidade.

Porque um não-mórmon não pode entrar no Templo?
Pode entrar antes dele ser dedicado e ver tudo o que tem lá dentro. Depois, só com uma preparação – que inclui o batismo. Fotos de Templos estão espalhadas pela internet. E são divulgadas pela Igreja. Deus quer que todos conheçam o Templo, mas não pode baixar os requisitos divinos, para não profanar Sua casa.

Quais os requisitos para se entrar no Templo?
Fé, arrependimento, batismo, confirmação e um entrevista com um líder da Igreja para atestar a dignidade e comprometimento. Deve-se estar vivendo a Palavra de Sabedoria eestar-se pagando o dízimo.

O que é a Palavra de Sabedoria?
É uma lei de saúde dada por Deus para nossa época. Chã preto, café, fumo, álcool e todo tipo de drogas prejudiciais são proibidas. Alimentos nutritivos são recomendados além da pratica de esportes e a presença de bons hábitos.

O que é o dízimo?
É uma lei bíblica, que significa dar ao Senhor dez por cento do que ganhamos. Os membros que vivem essa lei pagam um dízimo do dinheiro que recebem ao bispo. Esse dinheiro é usado para construção de capelas, divulgação do evangelho e ajuda ao próximo. Ninguém na Igreja recebe salário por servir. Todos são voluntários.

Os mórmons são contra o homossexualismo?
Sim. Deus o é.

Somente os mórmons serão salvos?
Não. Toda humanidade poderá ser salva se obedecer a Deus e crer em Jesus Cristo, e ser batizada.

Quer dizer que os pagão não serão salvos?
Podem ser que sejam salvos se crerem em Cristo e guardarem os mandamentos (inclusive o batismo).

Mas e se morrerem pagãos?
E daí? Não é Deus misericordioso? Eles poderão ter fé, e mesmo mortos poderão aceitar o batismo que é feito num Templo, por um procurador, em seu lugar. Por isso há batismos pelos mortos.

Os mórmons têm um profeta vivo?
Sim. O nome dele é Thomas s. Monson. Temos 12 apóstolos também, como na antiguidade.

Ele fala com Deus?
Ele tem o mesmo poder dos profetas antigos. Os profetas antigos falavam com Deus, por isso os profetas modernos também o fazem.

Que prova tenho que a igreja mórmon é verdadeira?
Todas.

Como assim?
A história da igreja, o testemunho dos profetas e apóstolos, o testemunho das escrituras, o testemunho de milhares que já morreram e vivem hoje, o testemunho de multidões que se convertem todos os anos e principalmente o testemunho do Espírito Santo que vem a todos os que o quiserem e pedirem com fé. O diabo, os anjos, Deus e Cristo sabem que a Igreja é verdadeira. Eu sei também.

Como posso saber?
Lendo o Livro de Mórmon, meditando sobre ele e orando com fé. A resposta virá claramente a mente e ao coração.

Nenhum comentário: