22 de nov. de 2010

Quais são as prioridades da vida?

O élder Jensen, da presidência dos setenta falou, num recente serão para o MAS em São Paulo (21/11/2010 – Caxingui), sobre a importância das prioridades em nossa vida, e disse: “Quando nossas prioridades estão fora de ordem, perdemos poder.”

Mas quais são nossas prioridades? Quais deveriam ser?
Eu creio que essa pergunta não possa ser completamente respondida de modo genérico e padronizado. Cada idade, cada circunstância, cada fase da vida alteram as prioridades. Por exemplo, para um rapaz da Igreja de 19 anos a prioridade é, sem dúvida, ir para missão e tornar-se um missionário; mas para uma moça de 19 anos a prioridade pode ser a de tornar-se uma excelente aluna na faculdade e ajudar sua mãe. Para um idoso avó a prioridade pode ser passar tempo com os netos, e para um jovem menino a prioridade pode ser ganhar no campeonato de futebol. Entretanto um rapaz de 19 anos que seja fisicamente impossibilitado não tem como prioridade fazer uma missão, bem como uma moça de 19 anos pode ter como prioridade cuidar do marido e do recém nascido bebê. E no caso do avó a prioridade pode ser fazer uma missão de casal no Templo. E quanto ao menino pode ser trabalhar duro, mesmo na tenra idade para ajudar seus pais e família a sobreviver.

Aquilo que queremos e aquilo que podemos nem sempre se transfiguram em prioridades. Mas sempre aquilo que devemos torna-se nossa prioridade. De modo ideal aquilo que queremos e o que podemos combina perfeitamente com o que devemos. Por exemplo: quero ter filhos, posso ter filhos e devo ter filhos. Todavia nem sempre é assim. Uma mulher fiel pode desejar ter filhos entender que deve ter filhos, mas não pode gerar filhos por ser estéril. Neste caso, a graça de Cristo lhe é suficiente – ela será justificada, e se permanecer fiel um dia poderá ter filhos. Mesmo que, neste exemplo, a mulher não possa ter filhos, ela será julgada pelo seu desejo em fazer aquilo que devia ter feito (D&C 137:9).
Além disso, o que devemos não deve ser realizado por meios iníquos. Por exemplo, devemos falar do evangelho as pessoas que não são da Igreja – mas se o fizermos usando de mentiras ou criticas sobre outras religiões estamos errados e nosso dever é vão.

Há algumas prioridades básicas de todo homem: amar a Deus de todo coração poder mente e força, e amar ao próximo como a si mesmo (Lucas 10:27). A prioridade de alguém que busca o reino de Deus e sua justiça faz com que este indivíduo mereça a bênção de que tudo lhe será acrescentado (3 Néfi 13:33).
Se nossa prioridade for Deus, então não hesitaremos de cumprir seus mandamentos. Não será problema para alguém que coloca Deus acima de tudo e todos pagar o dízimo ou fazer jejum todo mês ou visitar os aflitos ou ir ao Templo com freqüência.
Fazendo as primeiras coisas as segundas coisas se colocam no devido lugar. Assim sendo, devemos achar espaço para ler as escrituras e orar em nosso atarefado dia. Se o fizermos estamos colocando Deus em primeiro lugar.
Meu pai costuma dizer que o mandamento mais importante para nós é aquele que temos mais dificuldade em cumprir. Assim sendo, se priorizarmos nossos esforços para cumprir tal mandamento colocamos Deus em primeiro lugar.
Nem sempre é fácil reconhecer qual é a prioridade. Há inúmeros conflitos de interesse, tentações, opiniões, desafios, etc. Deve-se buscar revelação para se descobrir. Felizmente o Senhor, os profetas e apóstolos que nos amam, nos ajudaram a descobrir quais são nossas muitas responsabilidades. Se ponderarmos em espírito de oração seus conselhos nas escrituras certamente as descobriremos. Se as colocarmos no devido lugar prosperaremos.

O link para descobrir as prioridades para os próximos seis meses é esse: http://lds.org/conference/sessions/display/0,5239,23-2-1299,00.html

Nenhum comentário: