21 de nov. de 2010

REVELAÇÃO: Receber, Reconhecer e Agir

Cada vez mais precisamos confiar nas revelações de Deus. O mundo tem tantas vozes que é extremamente difícil saber qual voz é a correta e qual delas trará felicidade.

O povo do Senhor deve confiar Nele e viver de toda palavra que sai da boca de Deus. A revelação é essencial para que possamos confiar em Deus, ouvir sua voz e tornarmo-nos felizes hoje e para sempre. Ninguém pode viver sem as revelações de Deus e ser feliz no mundo atual.
Portanto, novamente, posto algo a cerca do tema revelação. Precisamos saber como (1) receber revelação, depois precisamos (2) reconhecer quando a revelação nos chega e por fim (3) agir conforme o que recebemos.


Receber Revelação. A revelação é a comunicação sagrada que Deus tem com os homens (GEE “Revelação”). O mandamento que nos chega como um agradável convite é: pedi e recebereis, batei e ser-vos-á aberto, buscai e encontrareis (3 Néfi 14:7-8). Deus deseja revelar-se a nós (D&C 76:5). Ele o faz de diversas formas (visões, sonhos, ministrações de anjos, sentimentos, pensamentos, através de amigos, etc.), mas sempre pelo poder do Espírito Santo. Como a revelação vem pelo Espírito precisamos ser dignos dele. O Espírito não habita em templos impuros (Alma 34:36). O cumprimento dos mandamentos faz com que estejamos qualificados para revelação (I João 3:4). Para termos o Espírito conosco precisamos guardar o convênio batismal (Oração sacramental, D&C 20:77). Se o fizermos então nos esforçaremos para lembrar de Cristo. Lembramos Dele ao ler as escrituras, orar e servir o próximo. Quando guardamos seus mandamentos lembramos Dele e com conseqüência exercermos fé, nos arrependemos e tornamo-nos preparados para desfrutar do dom da expiação. Por meio dessa graça santificadora o Espírito é autorizado a nos guiar. Mesmo nós pecadores.
De forma misericordiosa os rebeldes também podem e recebem revelação. Entretanto, quando isso acontece é para adverti-los (1 Néfi 3:29), chamá-los ao arrependimento (Mosias 27:10-17) ou para condená-los segundo a justiça de Deus (Jacó 4:14, Isaías 6:10).
A revelação esta disponível a todos, homens, mulheres e crianças; jovens e velhos; membros da Igreja ou não (1 Néfi 10:17, 2 Néfi 26:33). Todavia os não-membros poderem ser guiados pela luz de Cristo (Morôni 7:16) e receberem revelações pelo poder do Espírito Santo (GEE “Espírito Santo”), apenas se obtiverem o dom do Espírito Santo poderão ter revelações constantes em sua vida.
As revelações são comumente suaves e mansas (II Reis 19:12). A voz de trovão é sentida mais pelos iníquos do que pelos justos. O Senhor não se agrada dos que precisam ser compelidos com fortes revelações para agir justamente (D&C 58:26).
Para recebermos revelação devemos pedi-la em oração (Alma 37:37). Os requisitos para recebermos o que queremos são: fé em Jesus Cristo, real intenção e coração sincero (Morôni 10:4-5). Algumas perguntas e desejos não poderão ser respondidos e atendidos no tempo que julgamos ser o melhor para o nosso bem (D&C 88:64). Mas Deus sempre ouve as orações e sempre as responde.

Reconhecer a Revelação. A maioria de nossas orações não é respondida imediatamente. Isso porque deve haver um tempo onde nossa fé será provada (Éter 12:6). Mas tão logo isso ocorra uma investidura de revelação é derramada dos céus. Deus revela-se de muitas maneiras. Mas mesmo que o víssemos pessoalmente não o reconheceríamos se não estivéssemos prontos para reconhecê-lo, como foi no caso dos discípulos que estavam indo a Emaús (Lucas 24:13-16). Reconhecer a revelação é um dom que vem aos que são humildes (D&C 112:10).
Reconhecemos a revelação quando sentimos que Deus esta falando particularmente a nós. Isso pode acontecer a qualquer momento e diversas maneiras. Por exemplo: durante um discurso na Igreja ou a leitura de uma passagem de escritura escrita a mais de mil e seiscentos anos.
Não é fácil diferenciar a revelação da emoção e da imaginação. Com o turbulento mundo gritando ao nosso redor e com a ansiosidade e hesitação reinantes em nossa vida o Espírito é abafado e até afastado, a menos que tomemos cuidado.
A freqüência a lugares santos, a meditação e estudo diário das escrituras e a oração constante são elementos fundamentais para reconhecer a revelação.
Há também ocasiões em que Deus não nos revela de imediato para que possamos andar pela fé e colher os frutos de nosso próprio arbítrio. Algumas decisões precisam ser tomadas por nós sem muita interferência do Senhor. E nesse particular é preciso lembrar que quanto mais próximos de Deus mais pensamos como Ele, o que significa que para certas decisões não precisamos de uma resposta especifica e grandiosa. Como o missionário que recebeu a revelação em D&C 80:3-5:
“Portanto ide e pregai meu evangelho, seja para o norte ou para o sul, para o leste ou para o oeste, não importa, porque não vos podeis enganar. Portanto declarai as coisas que ouvistes e em que verdadeiramente acreditais e sabeis ser verdadeiras. Eis que esta é a vontade daquele que vos chamou, vosso Redentor, sim, Jesus Cristo.”

Agir conforme a revelação recebida. Isso exige coragem e fé. Quando estivermos precisando de revelação devemos pedi-la. Se a resposta não vier não devemos ficar paralisados, desmotivados ou descrentes. Se estivermos fazendo nosso melhor para guardar os mandamentos e a revelação não vier devemos agir conforme pensamos ser o melhor. Deus consagrará nossa ação e cresceremos em fé e em obras. Por isso um justo deve se sentir feliz quando Deus não lhe revela sua vontade, porque Deus esta dando a este uma oportunidade de fazer muitas coisas de sua própria e livre vontade e realizar muita retidão, sem ser compelido (D&C 58:26-29).
Por isso se você estiver pensando em, por exemplo, mudar de emprego, primeiro deve orar a respeito. Se a resposta não vir e você estiver guardando os mandamentos da melhor forma que consegue – e mesmo assim a revelação não vier – então FAÇA ALGUMA COISA. A ação é parte essencial da fé (Tiago 2:26). No futuro, ao olharmos para trás notaremos com gratidão que fomos guiados por Deus e nem nos demos conta: como os lamanitas que foram batizados com fogo e Espírito Santo e não o souberam na época de sua conversão (3 Néfi 9:20).
Após recebermos e reconhecermos a revelação devemos ser gratos a Deus por sua bondade em nos guiar (D&C 59:21).
À medida que temos experiências espirituais aumentamos nossa compreensão de como o processo de revelação acontece e nos apercebemos mais rapidamente quando Deus esta falando, também recebemos mais força para agir prontamente.

Que possamos usar a revelação mais em nossas vidas!

Nenhum comentário: