9 de dez. de 2010

Crença + Ação = Poder

Uma das formulas mais importantes para se compreender é: Crença + Ação = Poder. A crença é a própria fé. A ação é a prova da fé e o poder é manifestação da graça divina em milagres, sinais, testemunhos e bênçãos. Eu poderia escrever essa formula de outro modo: “fé + obras = milagre” ou “acreditar + agir = conhecer” ou “sentir + fazer = saber”. Todas querem dizer o mesmo.
A primeira parte da formula vem quando entramos em contato com a palavra de Deus, por que “a fé é pelo ouvir” (Romanos 10:17). Depois de considerar a palavra de Deus devemos exercitar nossas faculdades – dando lugar à palavra em nosso coração (Alma 32:27). Como o coração é o símbolo da vontade e disposição do homem (GEE Coração), dar lugar a palavra de Deus no coração significa agir conforme a palavra recebida. Em outras palavras significa guardar os mandamentos. Ou a ter real intenção. Vemos isso no relato de Joseph Smith. Ele pediu a Deus revelação e agiu – foi a bosque orar, um lugar previamente escolhido, ajoelho-se, com a intenção de perguntar a qual Igreja deveria se unir. Se Deus falasse a Joseph: a Igreja católica é a certa, ele seria padre! Se Deus falasse é a metodista: ele seria pastor! Ele iria fazer algo a respeito da resposta. Isso é real intenção. É por isso a revelação veio. Não recebemos o poder, senão agirmos ou em outras palavras: não recebemos testemunho senão antes da prova da fé (Éter 12:6).
A passividade não leva a revelação, pois a prova da fé é comumente um período de tempo em que andamos no escuro, sem ter perfeito conhecimento, mas um grande desejo de aprender, fazer e mudar. A fé não é um conhecimento perfeito. Mas pode vir a tornar-se um conhecimento perfeito. A crença leva a fé em Cristo, que direciona a esperança Nele, que leva a ação justa (caridade), que por sua vez conduz ao poder de Deus (santificação) que aponta para vida eterna.

Nenhum comentário: