19 de dez. de 2010

Seres pré-mortais, mortais, pós-mortais, ressurretos, transladados e transfigurados

Nascemos, vivemos e morremos. Entretanto nossa vida não começou com o nascimento e nem termina com a morte. Nem somos os únicos seres que existem. Há seres que, embora invisíveis aos mortais, participam e interagem conosco. Ao estudar as escrituras notamos que éramos espíritos antes de nascer, ganhamos um corpo mortal, ao morrermos nosso espírito se separa do corpo e que um dia ressuscitaremos. Alguns homem tem o privilegio de serem elevados para contemplarem visões da eternidade e outros recebem dádivas que tornam seus corpos especiais. Fiz um resumo sobre o tema:


Ser pré-mortal – inteligências que possuem um corpo de espírito. Os seres espirituais que foram gerados por Deus, seus filhos e filhas, possuem o arbítrio. Lúcifer e seus seguidores são seres de espírito e não tiveram e nem terão direito de ganhar um corpo físico, por negarem o Espírito Santo e se rebelarem contra Deus e o Plano Expiatório.
Escrituras: Jeremias 1:5, Jó 4:7, Alma 13:3-5, Abraão 3:22-23, Isaías 14:12-20, Apocalipse 12:7-9.

Ser mortal – os filhos de Deus que nascem pela água, sangue e espírito entram na provação mortal, passando pelo véu do esquecimento. Em regra, aqueles que nascem, morrem. A alma do homem é o espírito e o corpo unidos.
Escrituras: Moisés 6:59-60, Abraão 5:7, Gênesis 2:27, D&C 88:15.

Ser pós-mortal espiritual – quando, após a vida mortal, um filho de Deus morre, o espírito pós-mortal e corpo separam-se. O corpo se torna em pó e o espírito vai ao mundo espiritual. Os espíritos pós-mortais continuam seus labores até a ressurreição.
Escrituras: I Pedro 3:18-20, 4:6; Alma 40:11-14; Eclesiastes 12:7; D&C 138.

Ser transladado – é uma mudança física realizada no corpo daqueles que são designados para missões especiais ou receberam uma dádiva sagrada. Seres transladados não sofrem dores e tristezas, excetos pelos pecados do mundo. Eles não morrerão, mas serão transformados, no tempo determinado, numa abrir e fechar de olhos, em seres ressurretos.
Escrituras: Éter 15:34; Moisés 7:21-23, D&C 107:49, 3 Néfi 28:37-40.

Ser transfigurado – mudança temporária no corpo mortal, para suportar as visões da eternidade. Os seres transfigurados brilham. Uma segunda espécie de transfiguração é a mudança na aparência física para transmitir ou endossar uma mensagem de Deus.
Escrituras: Mosias 13:5, 3 Néfi 28:15, Moisés 1:11, Marcos 9:2

Ser ressurreto – corpo e espírito são reunidos para nunca mais se separarem, num estado perfeito. O corpo ressurreto reflete a condição espiritual do espírito pós-mortal ou do corpo transladado. A aparência de um ser ressurreto é semelhante a aparência do corpo mortal.
Escrituras: I Coríntios 15:20-22; Mateus 27:52, I Tessalonicenses 4:16, D& 88:14-16.

Outras considerações:
Anjos – podem ser seres pré-mortais, mortais, pós-mortais em espírito, transladados e ressurretos. São mensageiros de Deus (GEE “Anjos”)
Demônios – podem ser seres pré-mortais apenas. Entretanto os seguidores de Satanás podem ser seres mortais e pós-mortais, inclusive podem receber um corpo ressurreto (GEE “Demônios”)
Arrebatamento – é o transporte para um outro local pelo poder e Espírito de Deus, para proteção divina ou concessão de revelações especiais. Escrituras: 1 Néfi 11:1, Helamã 10:16-17, D&C 88:96-98.

Nenhum comentário: