27 de dez. de 2011

Como escapar da imundice do mundo?


                Na internet não é raro, infelizmente, se deparar acidentalmente com uma imagem pornográfica, mensagens maliciosas, ideias falsas e anticristãs e todo tipo de lascívia. A televisão é cheia de peçonha mortal. São raros os programas que não desprezam o bem, a moral e a religião verdadeira. Outros meios de comunicação – como revistas, livros e jornais também promovem o relativismo, a adoração aos falsos deuses (o deus do corpo perfeito, o deus do dinheiro, o deus da gratificação e reconhecimento social, o deus da autoindulgência, etc.). Com astutos ardis, os meios de comunicação em massa maculam a pureza da verdade e envenenam a mente. Devagar, eles induzem seus espectadores a chamarem o bem de mal e o mal de bem. Muitas vezes estes canais são instrumento de Satanás para maximizar a iniquidade – e fazer com que o amor na Terra esfrie. Infelizmente o caminho sugerido por esses meios de comunicação estão em total oposição à felicidade.
Com tanta maldade e iniquidade neste mundo como podemos escapar do mal? Como podemos nos proteger contra a poluição espiritual que nos cerca?
Certamente não é isolando-nos do mundo. O Senhor mesmo orou: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal” (João 17:15). Devemos estar no mundo sem ser do mundo!
Visto que não podemos nos cercar dentro de um muro devemos achar uma maneira de nos revestir da “armadura de Deus”. Podemos fazer isso e precisamos fazer isso.
Como?

1º Cumprindo o seu dever. Quando estamos cumprindo diligentemente nosso dever seremos protegidos contra o poder do demônio. O presidente George Albert Smith disse: “Seu primeiro dever é saber o que o Senhor deseja e, depois, pelo poder e pela força de Seu santo sacerdócio, magnificar seu chamado na presença de seus companheiros de tal forma que as pessoas terão prazer em segui-lo” (George Albert Smith, Conference Report, abril de 1942, p. 14; ver também Thomas S. Monson, A Liahona, maio de 2005, p. 54.). Não apenas o cumprimento do dever religioso nos protege, mas também o cumprimento de nossos deveres familiares, civis, educacionais e profissionais. Um marido que honra e sustenta a esposa, dificilmente cederá à influência do maligno de, por exemplo, enriquecer por meios ilícitos. Um jovem que se dedica para tirar as melhores notas na escola não cederá a pressão da mídia e amigos mundanos para cometer libertinagens.


2º Estudando diariamente as escrituras. Esse é um dos deveres que temos. As escrituras fazem-nos vestir a armadura de Deus. Essa armadura não é nada mais do que uma investidura de conhecimento que nos vem por revelação. É por meio do conhecimento da verdade que vestiremos do capacete da salvação, da espada do Espírito, do escudo da fé, da couraça da retidão e do cinto da virtude. Não sei de ninguém que estude as escrituras diariamente com seriedade e espírito de oração que tenha cometido grandes erros e apostatado da Igreja.

3º Orando Sempre. “Sempre” denota uma constância tal que nos permite uma comunicação interrupta com Deus. Evidentemente não fazemos isso ficando 24 horas de joelhos. Durante o dia, mantemos uma oração no coração – conversando com Nosso Pai e o agradecendo. Ocasionalmente durante o dia cantamos hinos e recitamos escrituras. De manhã, de noite e antes das refeições oramos agradecendo e pedindo. A oração de um justo pode muito em seus efeitos (Tiago 5:16).

4º Seguindo os profetas. Devemos seguir os profetas 100%. A obediência seletiva cria buracos na nossa armadura espiritual – de modo que o adversário acha frestas e injeta seu veneno mortal pro elas – fazendo-nos morrer lentamente. Devemos ouvir com o coração aberto e aplicar em nossa vida o que os profetas dizem. O que o presidente Monson pediu na última conferência? Como você esta se saindo com relação a esses pedidos? Acesse esse link para se lembrar:http://lds.org/general-conference/sessions/2011/10?lang=por ; e depois coloque em prática o que ouvir. Os atalaias enxergam o perigo muito antes. Se atendermos a sua voz não cairemos. Isto é certo.

5º Arrependendo-se imediata e completamente. Como cometemos erros e pecamos precisamos do poder de Cristo para purificar-nos. O dom do arrependimento precisa ser usado. O arrependimento significa mudança. Precisamos mudar como vemos, falamos, sentimos e interagimos. Precisamos desenvolver os atributos de Cristo. Para arrependermo-nos precisamos reconhecer que erramos – e para tal precisamos ser humildades – depois precisamos confessar, consertar, abandonar e guardar os mandamentos. Satanás quer que pensemos que o arrependimento é impossível. Ele mente – é o Pai da mentira. Podemos nos arrepender e ser perdoados completamente. Se tivermos o espírito de arrependimento tornar-nos-emos dignos da companhia do Espírito Santo e seremos protegidos.

6º Fazer, lembrar e cumprir os convênios com Deus. Os convênios possuem uma força extraordinária. Satanás é limitado. Ele não pode ultrapassar os limites estabelecidos por Deus. Quando os filhos de Deus fazem convênios são selados contra o mal. Não significa que não serão tentados – mas que receberão forças, que terão direito a companhia de anjos, que terão o santo sacerdócio para os curar e os salvar, que terão as promessas de exaltação confirmadas, que terão o poder e a bênção de ordenar em nome de Jesus que as montanhas e mares de movam de uma lado para o outro. Fazer convênios, lembrar do que assumimos e colocar em prática são apenas uma maneira diferente de dizer que estamos aprendendo nossos deveres e aplicando-os da melhor maneira que podemos. Há uma luz e força que envolve o povo do convênio e Satanás sabe disso – e se enfurece com isso. Seu grande esforço concentra-se em não permitir que os filhos de Deus façam convênios, se lembre deles ou os cumpra. A felicidade da família é o centro do propósito dos convênios de Deus. É por isso que Satanás quer destruir e menosprezar a importância dos convênios com Deus. Ele vai destruir a felicidade e a família ao destruir os convênios. Mas nós não permitiremos isso. Vamos honrar nossos compromissos com Deus e desse modo seremos protegidos e guiados. Somos seus povo e temos direito a Sua bênção.

7º Ajudar o próximo. Quando ajudamos o próximo ajudamos a nós mesmos. Não sei exatamente como isso acontece. Mas de fato acontece. Essa é uma das melhores maneiras de cumprimos nosso dever e ao mesmos tempo sermos protegidos. Se quisermos vencer a depressão, por exemplo, devemos ajudar os pobres e carentes. Se quisermos aprender mais sobre Cristo devemos pregá-lo. Se quisermos que os outros nos amem, devemos amar mais. Enfim, se quisermos ser resguardados, devemos servir. Servimos nosso próximo de muitas maneiras. Pode ser ajudando-o em alguma tarefa rotineira, pode ser doando alimento, pode ser ouvindo um amigo aflito, pode ser pregando o evangelho. Ao servir desse modo generoso seremos servos de Deus, estaremos cercados de luz celestial e protegeremos nosso próximo. Lembrem-se que onde há luz não há trevas. Porque a luz repele as trevas. E luz se apega a luz – até o dia perfeito.

8º Ouvir os que vieram antes de nós. Quando damos ouvidos a nossos pais, lideres e irmãos mais velhos somos protegidos - porque tornamo-nos sábios. O Élder Balard falou sobre isso numa conferência geral: http://lds.org/general-conference/2009/04/learning-the-lessons-of-the-past?lang=por

Nenhum comentário: