Uma amiga pediu-me que responde-se as questões abaixo. Procurei ajuda-lá nisso.
Porque há diferença entre os homens e os
animais?
As escrituras ensinam que Deus
criou os animais no quinto dia e sexto de criação, e o homem no final do sexto
dia. Apesar da ciência classificar o homem como pertencente ao Reino Animalia, sendo um mamífero - sabemos,
pelas escrituras e revelações que há uma diferença essencial entre os homens e
os animais: os homens são filhos de Deus (Malaquias 2:10, Romanos 8:16-17). Leí
disse simplesmente que há coisas que agem e coisas que recebem a ação (2 Néfi
2:14).
Porque? Para que Deus
conseguisse "seus eternos propósitos com relação ao homem". Os
animais foram criados para o beneficio do homem. Pense: os animais servem de
companhia e como protetores (Êxodo 22:5); servem para embelezar o mundo
(Genesis 1:25); servem como alimento, vestuário e como meio da transporte
(Gênesis 30:43, Levítico 25:7); servem para cumprir profecias (João 12:15); servem
como parábolas, alegorias e símbolos (Provérbios 26:11, II Pedro 2:22, Salmos
51:19); servem até para afligir e provar
os filhos de Deus (Êxodo 8:8) - e muito mais.
Os animais possuem espírito - e
foram criados na vida pré-mortal. Os animais ressuscitarão, pois a Expiação -
que reconstituiu tudo e todos, com exceção os filhos da perdição (D&C
76:43) - lhes concederá imortalidade e
perfeição.
O Senhor disse que o homem
dominaria sobre os animais (Genesis 1:26) - e isso realmente tem acontecido. Entretanto
esse domínio não deve ser injusto. Deus não se agrada dos que maltratam os
animais e os aniquilam sem o propósito de sobreviver.
Uma lista de animais mencionados
na Bíblia, que achei na internet:
Abelha - Dt 1:44; Jz 14:8; Sl 188:12,
Is 7:18
Andorinha - Sl 84:3, Pv 26:2, Is 38:14,
Jr 8:7
Asno - Gn 22:3; Nm 22:28, Dt 22:10, Jz
5:10; 10:4; I Sm 9:3 Mt 21:2
Baleia- Jó 7:12; Ez 32:2, Mt 12:40
Boi - Êx
21:28; 22:1; 23:4; Lv 17:3; Dt 5:14; 22:1; 25:4; Lc 13:15; 1Co 9:9; 1Tm 5:18
Cabra - Gn
15:9; Lv 3:12, 4:28, 7:23, 17:3; 22:27, Nm 15:27, 18:17, Dt 14:4,5; 1Sm
19:13,16
Camelo - Gn
24:64, 31:34, Lv 11:4; Dt 14:7; Mt 3:4, 19:24, 23:24, Mc 1:6; 10:25; Lc 18:25;
Cão - Êx
11:7; Jz 7:5; 1Sm 17:43, 24:14, 2 Sm 3:8, 9:8; 16:9; 2Rs 8:13, Sl 22:20, Pv
26:11,17; Ec 9:4, Is 66:3; 2Pe 2:22
Cavalo - Dt
17:16; 2Rs 23:11, Jó 39:19, Sl 32:9, 33:17, Is 31:1
Cegonha - Lv
11:19, Dt 14:18, Sl 104:17, Jr 8:7; Zc 5:9
Chacal - Is
34:13, Jr 9:11, 51:37; Mq 1:8, Ml 1:3;
Coelho - Lv 11:5; Sl 104:18, Pv 30:26
Cordeiro - Êx 29:39, Lv 3:7, 4:32, 5:6;
Nm 6:12
Coruja - Lv
11:17, Dt 14:16, Is 34:11,15
Corvo - Gn
8:7; Lv 11:15,17; Dt 14:14,17; Ct 5:11; Is 34:11
Dromedário - Is 60:6; 66:20
Escorpião - Lc 11:12, Ap 9:5
Formiga - Pv 6:6
Gafanhoto - Êx 10:19, Lv 11:22; Dt28:
38; Jó 39:20, Sl 119:23: Ec 12:5; Jl. 1:4; 2:25
Galo - Mt 26:34,74,75; Mc 13:35;
14:30,68,72; Lc 22:34,60,61; Jo 13:38, 18:27
Gavião - Lv 11:16, Dt 14:15, Jo 39:26
Javali - Sl 80:13
Lagarto - Lv 11:30
Leopardo - Is 11:6; Jr 5:6; 13:23; DN7:
6; Os 13:7; Ap 13:2
Leão - Jz
14:5; I Sm 17:34, I Rs 13:24, Dn 6:19, Ap 5:5
Lobo - Gn
49:27, Is 11:6; 65:25, Jr 5:6; Jo 10:12
Mosquito - Êx
8:21, Mt 23:24
Ovelhas - Êx
22:1,4,10 Lv 1:2, Nm 18:17, Dt 14:4; 22:1; 1Sm 14:34; 17:34; Sm 119:176; Is
13:14; 53:7; Ez 34:20, Mt 12:11-12, Lc 15:6; At 8:32
Pardal - Sl
84:3; 102:7
Peixe - Dt
4:18; 2Cr 33:14; Ne 3:3; 12:39, 13:16, Ez 29:5; 47:9,10; Jo 1:17; 2:1,10; Sf
1:10; Mt 7:10, 17:27, Mc 6:43, Lc 5:9, 11:11, 24:42, Jo 21:9,13
Piolho - Êx 8:16,17,18; Sl 105:31
Pomba - Is 5:14; 10:12
Porco - Lv 11:7; Dt 14:8; Is 65:4;
66:3,17
Pulga - 1Sm 24:14; 26:20
Rã - Êx 8:2-13; Sl 78:45, 105:13; Ap
16:13
Raposa - Ne 4:3; Lc 13:32
Rato - Lv 11:29, Is 66:17
Sanguessuga - Pv 30:15
Tartaruga - Lv 11:29
Touro - Dt 33:17, Jo 21:10
Urso - 1Sm 17:34,36,37; Pv 28:15; Lm
3:10, Dn 7:5; Am 5:19; Ap 13:2
Vaca - Nm 18:17, Jo 21:10, Is 11:17
Vibora (serpente venenosa) - Gn 49:17,
Jó 20:16, Sl 58:4, Is 30:6; 59:5; At 28:3
Porque eles [os animais] vieram para essa
terra como animais - eles deixaram de fazer algo na pré-mortalidade, ou seja, cresceram
pouco lá?
Não
podemos entender tudo agora, especialmente alguns "porquês" relacionados
a coisas eternas. Não se pode afirmar que os animais cresceram pouco nos céus. O Senhor disse que
há vários reinos (D&C 88:36-38) - e eles, os animais, pertencem ao outro
que não o do homem. Mas poderão gozar de salvação ao viverem a medida de sua
criação.
Algumas considerações
relacionadas ao tema:
Há dois grupos principais na
eternidade: coisas que agem e coisas que recebem a ação (2 Néfi 2:14). As que
agem são os filhos de Deus, e as que recebem a ação são as demais inteligências
ou criações. No principio todos os filhos de Deus eram iguais, ou se achavam no
mesmo nível de espiritualidade (Alma 13:5). Contudo com a dádiva do arbítrio
permitiu-se o progresso, a felicidade.
A Justiça de Deus é o
ordenamento de todas as coisas visíveis e invisíveis. As escrituras revelam que
se Deus negar sua justiça, Deus deixa de ser Deus (Alma 42:13, 22). Por isso a
obediência é a primeira, ou seja, o mais importante princípio dos céus: “Há uma
lei, irrevogavelmente decretada nos céus, antes da fundação do mundo, na qual
todas as bênçãos se baseiam – e quando recebemos uma bênção de Deus, é por obediência
à lei na qual ela se baseia” (D&C 130:20-21, itálicos adicionados). Aqueles
que obedecem às leis e princípios são abençoados, aqueles que não obedecem são
amaldiçoados. Essa obediência ou desobediência só é possível por que possuímos
o arbítrio (D&C 104: 42, Alma 3:18-19; Deuteronômios 11:26-29). Brigham
Young disse:“As leis eternas pelas quais o Senhor e todos os outros existem nas
eternidades dos Deuses decretaram que se deve conseguir o consentimento de
todas as criaturas para que o Senhor possa governar perfeitamente.” (DBY, pg.
65) As coisas que recebem a ação ou as criações que não são filhos de Deus,
obedecem ao Senhor por que Ele é Deus – e vive toda a lei. Percebemos que, no
relato da Criação do mundo, os deuses ordenaram aos elementos e eles se
organizaram (Abraão 4). “E os Deuses vigiaram aquelas coisas que eles haviam
ordenado, até elas obedecerem” (Abraão 4:18, itálicos adicionados). Torna-se
evidente que as inteligências possuem arbítrio. Ainda que esse arbítrio não
seja o mesmo que os filhos de Deus, pois há coisas que agem e outras que
recebem a ação (2 Néfi 2:14) . O pó da Terra sempre obedece à voz de seu
Criador (Mosias 2:25; Helamã 12:7-8). As seguintes escrituras sugerem o
arbítrio de todas as criações: “Toda verdade é independente para agir por si
mesma na esfera em que Deus a colocou, como também toda inteligência; caso
contrário, não há existência” (D&C 93:30). Essa escritura mostra que a
existência é intimamente ligada ao arbítrio. Não é adequado, porém, especular
além dessas considerações, baseadas na escritura pura, pela simples razão de
que Deus decidiu não revelar muito sobre esse assunto. Nos basta a
classificação de Leí dizendo que há coisas que agem (Deus e seus filhos) e
outras que recebem a ação das coisas que agem (são as demais inteligências).
Nada precisa ser dito sobre a possibilidade de desobediência de uma
inteligência que não seja um filho espiritual de Deus, nem precisa haver
curiosidade demasiada sobre se é possível Deus deixar de ser Deus – não mais do
que dizem as escrituras. O pó sempre obedece a Deus, porque Deus sempre honra
sua posição (Abraão 3:18-19; Moisés 7:48-49, 56, 58, 61-62; Helamã 12:6-21;
Mórmon 9:19; 2 Néfi 2:13-14; Alma 42:13-, 22-23, 25, 30).
Mas qual é a finalidade de criar tantos Deuses?
Tantos mundos? Tantos filhos?
É muito simples: Moisés 1:39. Se
eu fosse você leria o livro inteiro de Moisés pensando nessa pergunta. Creio
que acharia as respostas de modo muito completo.
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