22 de dez. de 2011

Como podemos ajudar uma pessoa a saber que Jesus foi muito mais que um grande mestre moralista? Como uma pessoa pode entender que Jesus é o Cristo?


Bem é preciso haver lágrimas, esforço e dons celestiais. Explicarei abaixo.
O Espírito Santo é o membro da Trindade que presta testemunho do Pai e do Filho (Moisés 7:11). Por meio Dele podemos saber que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus (Morôni 10:5-7). Sentir o Espírito Santo e reconhecê-lo, entretanto são resultados de um processo. Esse processo começa com o contato com a Palavra de Deus (Romanos 10:17). Ou seja, alguém que nunca ouviu sobre Cristo não poderá aprender sobre Ele. Esse “ouvir” pode ocorrer com a leitura das escrituras, com uma manifestação incomum (sonho, visão, ministração de anjo) ou com a pregação dos servos de Deus.
Todos os que nascem nesta Terra tem direito a luz de Cristo. Essa influência poderosa enche a imensidão do espaço e dá vida e luz a todas as coisas (GEE “Luz de Cristo”). Uma de suas manifestações é o desejo natural que todo homem tem de adorar. Esse desejo permite que a Palavra encontre lugar na mente e coração dos homens. A luz de Cristo também se manifesta na consciência. Quando escolhemos o certo preparamo-nos para aprender mais sobre Cristo. A luz de Cristo faz-nos desejar o bem, o belo e o divino. A luz guia a felicidade – e, portanto, molda nossos mais sublimes desejos.
Assim sendo, após ouvirmos a Palavra, devemos desejar acreditar (Alma 32:27)
Desejar acreditar em quem?
Deus, que ama seus filhos, deseja que saibamos que Ele vive, e que enviou Seu Filho Amado para redimir a humanidade. Portanto Ele chama profetas (GEE “Profetas”). Faz isso enviando anjos e dons de Sua presença. Os anjos transmitem as palavras aos profetas. Os profetas recebem autoridade para pregar o evangelho e propagar a doutrina de Cristo de maneira clara. A vida dos profetas é uma manifestação da vida de Cristo – ou seja, as obras e palavras dos profetas demonstram como Cristo agiria se estive pessoalmente entre nós e o que Ele nos pedira para sermos felizes. Assim estudar e observar os profetas de Deus é importante para conhecer o verdadeiro Cristo.
Há profetas antigos e modernos. Estudar as escrituras, que são as palavras dos profetas nos faz aprender sobre o Senhor – porque elas testificam de Cristo e persuadem todos os homens a tornarem-se como Ele (João 5:39, 2 Néfi 3310-11). Assim o desejo de acreditar é complementado pela verdade revelada pelos profetas e servos de Deus. Desejamos acreditar no que os profetas e escrituras pregam (Romanos 10:14)
Ouvir os santos de Deus e seguir seus bons exemplos também nos faz aprender quem é Cristo. Pois eles são uma luz para o mundo (3 Néfi 18:24).
Depois de considerar essas coisas em nossa mente e coração, devemos indagar a Deus se são verdadeiras. Fazemos isso através de oração (GEE “Oração”). Uma oração é uma conversa que temos com Deus. Podemos fazê-la em voz alta ou em pensamento, de joelhos ou em pé. É melhor que sejamos reverentes e sinceros – usando nossas próprias palavras de modo adequado. Devemos expressar nossos sentimentos e perguntas abertamente.
Será exigido que paguemos o preço da revelação (da resposta de Deus). Essa “pagamento” é uma prova de fé (Éter 12:6)– uma maneira de provarmos a nós mesmos que estamos desejosos de aprender mais sobre Deus e Cristo. Talvez precisemos ir à igreja, ler mais as escrituras e prestar serviço. Durante ou depois dessas obras de fé nossa resposta virá.
A simples petição seguida de ação justa é poderosa, pois convida à revelação (GEE “Revelação”). O Espírito Santo achará em nós disposição suficiente para nos testificar que Jesus é o Cristo. Esse conhecimento provocará uma mudança em nosso coração. Nossas atitudes mudarão, nossa visão mudará. Teremos desejo de agradar a Deus e conhece-lo melhor.
Começaremos a andar em novidade de vida. Veremos que os ensinamentos de Cristo não são uma filosofia para uma vida pacífica, mas o plano de salvação que cura, salva e ressuscita. Perceberemos que, por meio de Cristo, a Vida Eterna se tornou uma possibilidade.
À medida que guardarmos os mandamentos de Deus iremos conhecer Cristo. Porque ao guardarmos os mandamentos o Espírito nos purificará. E os puros conhecem a Deus (3 Néfi 12:8).

Se você tiver que ensinar pessoas que não tem formação cristã ou se rebelaram contra Deus você pode aprender com os ótimos exemplos do Livro de Mórmon em Alma 17-25 e 30-32. Você pode compartilhar discursos da conferência Geral (http://lds.org/general-conference?lang=por), o documento “O Cristo Vivo” (http://www.lds.org.br/brz_mn_item.asp?v_section=1&v_item=6&v_mask=LKPWPERMFS) e filmes da Bíblia (http://lds.org/bible-videos?lang=eng). Pode também convidar os missionários de tempo integral para ensinar – eles que saberão o que fazer e como responder as perguntas. Se tudo que puder fazer for testificar sobre o Senhor Jesus, mesmo sem conseguir explicar como tem esse conhecimento, o Espírito Santo estará presente e tocará o coração do ouvinte.

Eu sei que Jesus Cristo não foi apenas um líder carismático – foi e é um Deus – que morreu por mim e salvou-me! Eu sei que Ele vive hoje e que voltará a Terra.

Nenhum comentário: