31 de dez. de 2011

Como o Espírito pode estar em todos os lugares?

Pergunta original: "Eu tenho outra pergunta ...Como o Espirito Santo consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo se ele é um espirito de forma de um homem(1 NF 11:11)?"



O Manual Princípios do Evangelho ao falar dos atributos do Espírito Santo simplesmente diz: "O Espírito Santo é um membro da Trindade (ver I João 5:7; D&C 20:28). Ele é um “personagem de Espírito” (D&C 130:22). Pode estar somente em um local de cada vez, mas Sua influência pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo." ("O Espírito Santo", página 32).
                Recebi esse ensinamento ainda como menino, e o exemplo que me foi dado para que eu compreendesse  (o qual guardo até hoje) foi o do sol. O magnífico astro que dá vida e luz é a apenas um - e esta no centro de nosso sistema solar. Sua influência e calor, todavia, são sentidos por todos os planetas e astros menores de nosso sistema - além disso sua luz percorre a imensidão do espaço.
                Assim também é o Espírito Santo. Ele é apenas um personagem - que tem a forma de um homem, como você disse em sua pergunta, mas cujo poder e glória se irradiam por todo universo.
                É evidente que como seres finitos e imperfeitos a compreensão de coisas eternas e perfeitas é deficiente. Não sabemos exatamente como a luz do Espírito Santo pode inundar o mundo - mas de fato isso acontece. Não saber tudo não é problema. Mesmo os maiores cientistas não conseguem explicar a gravidade. Eles reconhecem sua existência e força e podem usá-la de diversas maneiras, mas não a entendem completamente. Semelhantemente não podemos explicar tudo sobre o Espírito Santo - mas isso não nos induz a pensar que Ele não existe ou que a doutrina de seu poder e dom é falsa. Vemos em nossa própria vida manifestações que sua influência é real.
                Houve uma ocasião, quando eu estava no CTM como missionário (e essa é uma experiência muito sagrada para mim) em que eu e meu distrito sentimos o poder do Espírito Santo de uma forma tão poderosa que nos cerrou a boca de modo que não podíamos falar -e encheu nossa alma de alegria - de maneira que vertemos lágrimas. Pareceu-me que era o mesmo que aconteceu com os nefitas no tempo de Benjamim - porque também havíamos acabado de ouvir um excelente discurso (Mosias 4:20). A sala estava iluminada - e eu bem que poderia descrever que estávamos rodeados por fogo - porque o calor e a luz eram supremos.
                Essa foi uma terna misericórdia. Uma confirmação, como os filhos de Mosias tiveram, de que o Senhor estaria conosco em nossas missões (Alma 17:10-12; 26:27). Em dado momento fui inspirado a dizer - e disse, embora com certa dificuldade - que o Espírito Santo estava ali. E estava, e todos sabíamos disso perfeitamente - porque perfeitamente o sentíamos.
                Em muitas outras ocasiões senti o poder do Espírito poderosamente. Seus dons e frutos estiverem e estão comigo e com os santos de Deus. E assim permanecerão, dês de que sejamos dignos Dele. E quão grato sou por tudo isso!
                O Espírito Santo é um Deus - é membro da Trindade. Ele conhece todas as coisas e pode estar em todos os lugares - Ele também pode não estar - pois quando usamos nossa arbítrio para escolher as trevas o Espírito se afasta. Que maravilhoso é tudo isso!
                 
                A maioria dessas declarações devem ser entendidas pela fé. Fé não é um perfeito conhecimento - mas é um conhecimento baseado na esperança. Dia virá em que o próprio Deus será por nós compreendido, caso tenhamos esperança. Mas até lá devemos aceitar algumas verdades pela fé - porque se não, preciosas bênçãos deixarão de nos ser concedidas.
               
                Para aprender mais sobre o Espírito Santo leia as escrituras. Veja o Guia de Estudo Para as Escrituras "Espírito Santo" - onde há uma lista com passagens que falam sobre o Espírito Santo. O estudo do Guia Sempre Fiéis "Espírito Santo" e o Manual Pregar Meu Evangelho Capítulo 4 é muito útil - sendo que esses são recursos usados pelos missionários ao ensinar. Há também uma infinidade de discursos e artigos no site da Igreja. Basta acessar o site e digitar na barra de busca "Espírito Santo".

Nenhum comentário: