23 de jan. de 2012

Corpo

O corpo mortal é uma dádiva muito especial. Ele é um Templo, um lugar sagrado, onde o Espírito de Deus pode habitar. O corpo físico ainda não é nosso. Mas por meio da expiação de Cristo ele um dia será.

O corpo se desenvolve no útero materno. Ele é fundido com o espírito pré-mortal no devido tempo. O recém-nascido cresce e se desenvolve até a idade a adulta, onde, depois, passa a envelhecer. O corpo mortal, como o próprio nome deduz, um dia morre.

O corpo mortal é a imagem e semelhança dos pais biológicos. Entretanto o espírito pré-mortal é a imagem e semelhança dos pais celestiais. Embora o espírito seja parecido com o corpo mortal – possui braços, pernas, dois olhos, uma boca, etc. certamente não é idêntico.

Na ressurreição o corpo físico se unirá mais uma vez ao espírito – desta vez para nunca mais se separar. O corpo será vivificado por espírito e não por sangue – daí dizemos que será um corpo espiritual. Esse corpo será a imagem e semelhança da condição espiritual. O que significa que os que ressuscitaram para a glória teleste terão aspectos semelhantes entre si, que serão diferentes dos que ressuscitarem para glória terrestre e celeste. Mas explicarei melhor isso mais para frente.

Deus em sua infinita sabedoria deu e esta dando a oportunidade para que todos os seus filhos, que aceitaram o Salvador, ganhassem um corpo. Alguns experimentam a mortalidade por uns poucos segundos. Outros vivem muito tempo. Alguns têm restrições físicas, outros mentais. Todavia todos serão provados na medida necessária para alcançarem a exaltação.

A grande misericórdia do Senhor consiste em enviar-nos a Terra numa certa época, num certo lugar, com certas oportunidades, privilégios e restrições, para que usássemos nosso arbítrio por um tempo, a fim de nos provarmos dignos da exaltação.

Sem um corpo, que é o instrumento do espírito, não poderíamos usar o arbítrio de maneira plena e completa. Nunca poderíamos, por exemplo, ter a alegria de um relacionamento familiar. É verdade que com um corpo as responsabilidades aumentam. Sem um corpo seria impossível quebrar a lei da castidade ou experimentar drogas. Mas tendo um tabernáculo mortal tais pecados são possíveis.

Poucos entendem o quão maravilhoso é ter um corpo físico. Quando morrermos entenderemos melhor o valor desse corpo. E talvez esse seja uma das bênçãos principais de precisarmos provar a morte. Mesmo os espíritos no paraíso consideram-se numa prisão – e aguardam ansiosamente a ressurreição, onde serão libertados das cadeias da morte.

Embora progredíamos na presença de Deus, progredimos muito mais rapidamente com um corpo na provação mortal. Porque aqui fazemos escolhas com conseqüências eternas.

Satanás esta bem consciente da importância do Segundo Estado e do poder que um corpo físico trás. Ele não tem um corpo, e nem terá – bem como seus seguidores. Ele nunca poderá ter prole. E sem família não poderá ter Vidas Eternas.

O Profeta Joseph Smith disse: “Viemos a este mundo com o objetivo de obter um corpo e poder apresentá-lo puro diante de Deus no reino celestial. O grande plano de felicidade consiste em ter um corpo. O diabo não tem corpo, e esse é seu castigo. Ele fica contente quando pode obter o tabernáculo de um homem e, quando foi expulso pelo Salvador, pediu para entrar numa manada de porcos, mostrando que preferia o corpo de um suíno a não ter corpo algum. Todos os seres com corpos possuem domínio sobre os que não os têm” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja – Joseph Smith, capítulo 17 – “O Grande Plano de Salvação”, pg. 220).

O élder David A. Bednar, do Quorum dos Doze, ensinou: “Uma vez que o corpo físico é um elemento tão importante no plano de felicidade do Pai e em nosso desenvolvimento espiritual, não admira que Lúcifer procure frustrar nosso progresso tentando-nos a usar nosso corpo de modo impróprio. Uma das maiores ironias da eternidade é a de que o adversário, que é miserável justamente por não ter um corpo físico, procure seduzir-nos e tentar-nos a partilhar de sua miséria utilizando nosso corpo de modo impróprio. A própria ferramenta que ele não tem e não pode usar torna-se, assim, o alvo principal de seu empenho em levar-nos à destruição física e espiritual. O adversário tenta influenciar-nos tanto a fazer mau uso de nosso corpo físico como a subestimar a importância desse nosso corpo. É importante que reconheçamos e combatamos esses dois métodos de ataque.”

O élder Bednar na mesma ocasião também advertiu que Satanás procura não só tentar-nos a fazer algo errado com o corpo, mas a não utiliza-lo para fazer coisas boas: “Ergo hoje a voz apostólica de advertência para a possível influência asfixiante, sufocante, anulante e restritiva que alguns tipos de interações e experiências realizadas no mundo virtual podem ter sobre nossa alma. Essa preocupação não é algo novo, mas aplica-se igualmente a outros meios de comunicação como a televisão, o cinema e a música. No mundo virtual, porém, esses desafios são mais difundidos e intensos. Rogo que tomem cuidado com a influência entorpecente e espiritualmente destrutiva das tecnologias do ciberespaço que são usadas para produzir alta fidelidade e promover propósitos degradantes e malignos. Se o adversário não conseguir persuadir-nos a fazer mau uso de nosso corpo físico, então uma de suas táticas mais eficazes é induzir-nos — nós que somos espíritos com corpo — a desligar-nos gradual e fisicamente das coisas como realmente são. Em essência, ele nos incentiva a pensar e agir como se estivéssemos em nosso estado pré-mortal, sem um corpo. Se permitirmos, ele pode astutamente empregar alguns aspectos da tecnologia moderna para atingir seus objetivos. Peço-lhes que tomem muito cuidado para não ficarem tão imersos e concentrados nos pixéis, textos, fones de ouvidos, torpedos, redes sociais on-line e usos potencialmente viciantes da mídia e da Internet, a ponto de deixarem de reconhecer a importância de seu corpo físico e de perderem a riqueza da verdadeira comunicação face-a-face. Tomem cuidado com as representações e informações digitais encontradas nas diversas formas de interação computadorizada que podem exibir toda a gama de capacidades e experiências físicas” (“As Coisas como Realmente São”, Serão do SEI para Jovens Adultos; 3 de maio de 2009 – Universidade Brigham Young–Idaho, texto integral em português no site da Igreja Oficial: http://lds.org/library/page/display/0,7098,5344-1-2783-1,00.html, item “CES Addresses”, 2009).

Nenhum comentário: