17 de jan. de 2012

Poque há três relatos da Criação?

                Na verdade, há quatro, se contarmos com o que nos é ensinado no Templo. Mas se consideramos um único relato o livro de Moisés (na Pérola de Grande Valor) e o de Gênesis - pois o primeiro é fruto de uma tradução do livro de Gênesis - então realmente teremos três relatos.
                O Senhor desejou que tivéssemos mais de um relato como testemunho de Sua Criação Divina. Como é dito em II Coríntios 13:1: "Por boca de duas ou três testemunhas será confirmada toda a palavra". Assim não há como o povo não "ficar admirado, vendo que [há] mais que uma testemunha" (Alma 10:12).
                Além disso, cada relato acrescenta informações e dá uma perspectiva diferenciada sobre a Criação.
                Os relatos de criação nos fazem entender que, como disse o Élder John A. Widtsoe, que foi membro do Quórum dos Doze Apóstolos, “A Terra passou a existir pela vontade e poder de Deus. (…) Não foi por acaso. Os santos dos últimos dias acreditam que a Terra e o céu e as inúmeras coisas que acontecem no universo são fruto de uma ação inteligente, da mente de Deus”. (Evidences and Reconciliations, org. G. Homer Durham, 1960, p. 150.)
                Esses relatos não explicam claramente como a Terra foi criada, mas deixam muito evidente o motivo pelo qual foi criada. Foi criada para que os filhos de Deus se preparassem para exaltação.
                Nesses dias de ceticismo, ignorância, fabulas, teorias dos filhos dos homens que negam a existência de Deus e a criação divina - os relatos da Criação, em aparente simplicidade, são um refugio e escudo para os filhos de Deus - que acreditam, e até sabem, que tudo foi como os profetas disseram.
                O relato da criação pode ter e terá o mesmo efeito que teve sobre Leí e sua família, se buscarmos entendê-lo pelo Espírito: "(...) meu pai, Leí, tomou os registros que estavam gravados nas placas de latão e examinou-os desde o princípio. E viu que continham os cinco livros de Moisés, que faziam um relato da criação do mundo e também de Adão e Eva, que foram os nossos primeiros pais. (...) E então, quando meu pai viu todas essas coisas, encheu-se do Espírito e começou a profetizar sobre seus descendentes - Que essas placas de latão iriam a todas as nações, tribos, línguas e povos que fossem de sua descendência. Disse também que as placas de latão não seriam jamais destruídas nem escurecidas pelo tempo. E profetizou muitas coisas sobre sua semente. (1 Néfi 5:10-11, 17-19)
                Agradecemos ao Deus do céu por esses grandiosos relatos da Criação!

Nenhum comentário: