5 de jan. de 2012

Astrologia é verdadeira?

Pergunta original: "Você conhece algumas escrituras que diz sobre signos, astrologia, eu tinha no livro de perôla de grande valor , mas agora não me lembro, pode ser até citações de líderes que falem a respeito, eu agradeceria muito. Obrigado !!!"

 Astrologia é verdadeira?
 
                Eu sempre achei difícil pensar que alguém sério acredite fielmente na astrologia e nas previsões de algum horóscopo. Por meio de simples atividade empírica pode-se constatar que a astrologia é falsa. Entretanto, Satanás usou essa mentira dês do começo do mundo - e continuará a fazê-lo  até que Cristo retorne.
                O homem foi colocado neste estado mortal numa realidade temporal. Passado, Presente e Futuro são ideias claras para nós (mesmo que não as compreendamos plenamente). Sabemos que o ontem já passou, que estamos vivendo o presente e que amanhã será o melhor dia da semana: sexta-feira! - brincadeira! Mas a dimensão temporal é uma realidade para nós. O meu tema porém não é especificamente sobre o tempo nesta ocasião. Mas sim sobre previsão. Não é sobre se vai chover ou fazer sol, mas trata-se de explicar se acontecimentos futuros podem ser conhecidos e entendidos por nós.
                Um homem chamado Serem pregou certa vez que nenhum homem "pode falar de coisas futuras" (Jacó 7:7). Serem já morreu a muito tempo, porém suas ideias estão em nossos dias. A muitos que estão certos que ninguém sabe o que esta para vir. Outros acreditam que é possível saber de coisas futuras - e desses que estou tratando aqui.
                Sabemos que o homem pode sim saber de coisas futuras! Chamamos essa pessoa especial - que possui esse poder - de vidente: "Um vidente (...) pode saber tanto de coisas passadas, como de coisas futuras; e por meio deles todas as coisas serão reveladas, ou seja, coisas secretas serão manifestadas e coisas ocultas virão à luz; e darão a conhecer coisas que não são conhecidas; e também manifestarão coisas que, de outra maneira, não poderiam ser conhecidas. Assim, Deus providenciou um meio para que o homem, pela fé, pudesse operar grandes milagres; portanto ele se torna um grande benefício para seus semelhantes" (Mosias 8:17-18).
                Experimentamos esse dom (da vidência) quando ouvimos e seguimos os profetas em nossos dias. O presidente da Igreja, seus conselheiros e os Doze são profetas, videntes e reveladores (D&C 107:92, 124:94 - ver também o apoio das Autoridades Gerais em qualquer Conferência Geral). Os profeta podem ver o que nós não podemos. Daí a analogia frequente de que os profetas são atalaias que nos avisam dos perigos (GEE "Atalaia").
                Também experimentamos isso - de maneira bem pessoal e significativa - quando recebemos uma bênção patriarcal (GEE "Bênção Patriarcal").
                Além de tudo isso, aqueles que possuem o testemunho de Jesus recebem o espírito de profecia (Apocalipse 19:10). Eles são capazes de receber revelação para sua própria vida, para sua família e pessoas a quem servem. Moisés desejou que todo seu povo fosse profeta, ou seja tivesse um testemunho de Cristo e fosse capaz de conduzir suas vidas com revelação do alto (Números 11:29).O Profeta Joseph Smith ensinou que todo ministro de Cristo possui o espírito de revelação, e portanto é um profeta ("Os Dons Espirituais de Cura, Línguas, Profecia e Discernimento de Espíritos", Ensinamentos dos Presidentes da Igreja - Joseph Smith, pg. 405). Entretanto esses sentidos genéricos do termo"profeta" não devem ser confundidos com o chamado de profeta. Alguém que é chamado como profeta é alguém que possui o santo sacerdócio e tem autoridade para conduzir a obra de Deus. É um vidente, revelador e tradutor - e possui um poder especial (D&C 21:1, Mosias 8:15). Esses homens possuem um testemunho especial de Cristo: "A alguns [que são chamados como profetas] é dado saber, pelo Espírito Santo, que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que foi crucificado pelos pecados do mundo. A outros é dado crer nas palavras deles, para que tenham também vida eterna se permanecerem fiéis." (D&C 46:13-14).
                Mas não vou entrar mais profundamente neste assunto. Basta-me provar pelas escrituras que cremos em profecias, revelações e previsões do futuro. De fato dizemos, como Mórmon, sabemos que muitas profecias "se cumpriram; sim, e (...) também [sabemos] que todas as coisas que foram profetizadas sobre nós, até este dia, se cumpriram; e que todas as que vão além deste dia certamente se cumprirão" (Palavras de Mórmon 1:4).
                Satanás é inimigo de Deus e é um grande imitador. Assim sendo, ele induz pessoas que não possuem o Espírito a fazerem previsões. Essas pessoas são chamadas genericamente de adivinhos. Cartomantes, astrólogos, profetas falsos, feiticeiros e outros que procuram não só dizer o que o futuro aguarda, mas o que você deve ou não deixar de fazer para que tal futuro lhe suceda - sem possuir o poder de Deus - são todos adivinhos.
                O Senhor deixou claro o que pensa sobre essas pessoas e suas obras. Ele disse a antiga Israel (e isso é válido para nós): "Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor teu Deus. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa" (Deuteronômios 18:10-14)
                Fico triste quando vejo irmãos da Igreja procurando saber o que o horóscopo diz sobre seu signo - ou participando de obras das trevas - porque todas essas são obras das trevas! Alguns fazem-no por brincadeira ou passatempo. Mas não seriam os primeiros esforços para construção de um novo bezerro de ouro? Grama por grama - é assim que se constrói a perdição!
                Prestem atenção: quando os horóscopos e a astrologia acabam ocupando um lugar de destaque em relação a nosso tempo, dinheiro e interesse acabamos colocamos nosso coração
nessas coisas - e consequentemente cometemos o grave pecado da idolatria.
                Isso não deve acontecer. Devemos ficar longe de todas essas coisas! O Senhor conclamou: "Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa imunda; saí do meio [da iniquidade], purificai-vos, os que levais os vasos do Senhor!" (Isaías 52:11).
                É possível que os adivinhos acertem o futuro? Eles realmente podem realizar milagres? Para responder duas experiências da Bíblia precisam ser mencionadas.
                A primeira é a de Moisés. Moisés jogou seu cajado e este transformou-se em uma serpente. Os magos do faraó fizeram o mesmo (Êxodo 7:10-11). Mas não pelo poder de Deus. É evidente que Satanás tem poder para realizar certos milagres a fim de enganar os homens. Todavia ele possui limites. Os magos do Egito não conseguiram imitar todas as maravilhas de Deus (Êxodo 8:18-19).
                A segunda experiência é a de Paulo: "Ora, aconteceu que quando íamos ao lugar de oração, nos veio ao encontro uma jovem que tinha um espírito adivinhador, e que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores" (Atos 16:16). Paulo expulsou o "espírito adivinhador" da moça mais tarde. Mas o fato que quero ressaltar é que se o espírito adivinhador não fizesse algumas previsões corretas então não daria lucro algum!
                Devemos recordar cinco fatos ao ponderar essas coisas:
1º.    Satanás e seus espíritos imundos não passaram pelo véu do esquecimento (como nós) e por isso conhecem o destino desta Terra muito bem. Eles podem assim indicar, até com certa precisão algum evento. Fazem isso sempre com a intenção de manipular, aterrorizar e lubridiar.
2º.    Satanás e seus espíritos demoníacos podem observar-nos atentamente, perceber nossas fraquezas e tentar-nos. Eles nos rodeiam e nos odeiam.
3º.    Satanás e seus seguidores usam de meias-verdades, ilusões, confusão e mistérios para enganar. Ninguém neste mundo esta imune a ouvir a voz do mal. O próprio Senhor Jesus Cristo sofreu muitas tentações, mas não deu atenção a nenhuma delas.
4º.    Satanás e suas hostes tem vantagem sobre os preguiçosos, céticos, ignorantes, supersticiosos, orgulhosos e cobiçosos. Essas pessoas se afastam da pureza da verdade e da luz de Cristo. Elas amam mais as trevas que a luz. A maioria procura uma atalho para um vida fácil. Elas procuram satisfazer-se de modo impróprio. Racionalizam e fantasiam supondo que tudo esta bem, e que ficará bem. Ela comem, bebem e se divertem adorando a qualquer coisa ou ser, exceto Deus. Elas estão no grande e espaço edifício e servem, intencionalmente ou não, ao diabo.
5º.    A adivinhação nunca trás felicidade. As obras das trevas podem conceder um prazer momentâneo - um riso e alegria temporária - mas nunca felicidade verdadeira. Mesmo que algo que o adivinho declare aconteça - não acabará nunca em um "feliz para sempre". Porque dê uma árvore má não provém frutos bons.
                Assim a base de nossa fé não deve ser as adivinhações e fantasias dos homens. O profeta Joseph Smith ensinou: "Observemos aqui quais são as três coisas necessárias a fim de que todo ser racional e inteligente possa exercer fé em Deus para a vida e salvação. Em primeiro lugar, o conceito de que Ele realmente existe. Em segundo lugar, uma idéia correta de Seu caráter, perfeições e atributos. Em terceiro lugar, um conhecimento real de que o curso que estamos seguindo em nossa vida está de acordo com Sua vontade. Pois sem o conhecimento desses três importantes fatores, a fé possuída por todo ser racional será obrigatoriamente imperfeita e improdutiva; mas com a compreensão disso ela pode tornar-se perfeita e frutífera.” (Lectures on Faith, p. 38.)
                Se tivermos essa fé adquiriremos o testemunho de Jesus e seremos profetas para nós mesmos. Não saberemos tudo a respeito de nosso futuro - porque vivemos pela fé - e a fé não é um perfeito conhecimento - é antes uma esperança. Com uma esperança, de tempos em tempos, Deus nos mostrará coisas que estão reservadas a nós, num futuro, próximo ou não - e tais coisas virão por meio de revelação - e não por horóscopo ou qualquer adivinhação.
                Com relação ao livro de Abraão - não há nenhuma referência a horóscopo e adivinhos que eu conheça lá. O que sei é que o Egito, embora já fosse uma grande nação idolatra - recebeu Abraão - e aprendeu muitos dos mistérios de Deus com ele - inclusive sobre as estrelas. Parece que depois, misturaram a verdade com as fantasias e entraram apostasia. Se a astrologia remota à essa longínqua época então ela é tão somente uma perversão das doutrinas verdadeiras.

Nenhum comentário: