23 de jan. de 2012

Luz e Verdade

D&C 93 é uma das sessões mais profundas de Doutrina e Convênios.


As palavras luz, verdade e inteligência são encontradas juntas em apenas três versículos de todas as obras padrão, dois deles estão nesta sessão. Isso é significativo ao se considerar o significado importante dessas palavras no Plano Eterno de Deus.

Importantes definições e correlações são feitas nesta sessão (quando houver somente a menção de versículos abaixo, entre parênteses, eles se referirão a D&C 93):



O que é verdade?

Há tanta confusão no mundo sobre o que vem a ser verdade. Para muitos a verdade são considerações relativas – que variam de acordo com as necessidades. Que erro! Embora exista maneiras de se ver o mundo, a maneira de Deus é a correta – e, portanto, existe uma verdade absoluta. A profunda declaração de Jacó, foi repetida em D&C 93:

A “verdade é o conhecimento das coisas como são, como foram e como serão” (v. 24)

“O Espírito da verdade é de Deus. [Cristo é] o Espírito da verdade. (...) Ele recebeu a plenitude da verdade, sim, toda a verdade” (v. 26). Por isso ele declarou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (João 14:6). O Salvador é personificação da verdade. A verdade é a reunião de todo conhecimento. O conhecimento gera poder de ação. “Toda verdade é independente para agir por si mesma na esfera em que Deus a colocou (...); caso contrário, não há existência” (v. 30). Vemos, portanto que a verdade é: (1) um conhecimento das coisas (que são, que foram, que serão); e (2) é a capacidade de ação que é colocada numa esfera que possa agir.

Por ser Cristo onisciente ele é a própria Verdade. Essa verdade não é adquirida por quantidade de informações. Ela é a soma de todo conhecimento bom colocado em prática, daí a necessidade da investidura de ação. “E homem algum recebe a plenitude a não ser que guarde seus mandamentos. Aquele que guarda seus mandamentos recebe verdade e luz, até ser glorificado na verdade e conhecer todas as coisas.” (v. 27-28). Vemos que a luz esta relacionada intimamente com a verdade.

O Espírito Santo ensina toda verdade (Morôni 10:5). Ele também pode ser chamado de Espírito da Verdade.



O que é luz?

A luz é a energia divina que vem de Cristo: “eu sou a verdadeira luz que ilumina todo homem que vem ao mundo” (v. 2) Por ser Cristo onipotente ele é própria Luz. A Luz é o poder que concede e permite a vida (D&C 88:7-13). É a luz que nos faz entender a verdade, quase sempre é sinônimo de revelação, ou entendimento dos céus: “E dou-vos estas palavras, para compreenderdes e saberdes como adorar e saberdes o que adorais, para que venhais ao Pai em meu nome e, no devido tempo, recebais de sua plenitude.” (v. 19) “Aquilo que é de Deus é luz; e aquele que recebe luz e persevera em Deus recebe mais luz; e essa luz se torna mais e mais brilhante, até o dia perfeito. E também em verdade vos digo e digo para que conheçais a verdade, para que afugenteis as trevas do meio de vós” (D&C 50:24-25). A verdade aponta para luz, e a luz concede mais verdade, em outras palavras: quanto mais conhecemos as coisas como realmente foram, são e serão, mais poder recebemos para agir de acordo com esse conhecimento. Isso nós faz mais inteligentes.



O que é inteligência?

Inteligência é “a luz da verdade, [que] não foi criada nem feita nem verdadeiramente pode sê-lo” (v. 29). Inteligência é o resultado da soma de luz e verdade. “A glória de Deus é inteligência ou, em outras palavras, luz e verdade” (v 36). O Senhor é a luz e a verdade, é o ser mais inteligente de todos: “Estes dois fatos realmente existem, que há dois espíritos, sendo um mais inteligente que o outro; haverá um outro mais inteligente que eles; eu sou o Senhor teu Deus, eu sou mais inteligente que todos eles.” (Abraão 3:19). A glória de Deus vem por sua inteligência. Inteligência é luz (poder) e verdade (conhecimento). A glória nos é concedida à medida que crescemos em luz e em verdade. A obra e glória de Deus é levar a efeito a imortalidade e a vida eterna a seus filhos (Moisés 1:39). Cristo recebeu toda glória do Pai (v. 16-17). E nós também podemos receber a mesma glória que o Pai desfruta hoje: “Porque se guardardes meus mandamentos, recebereis de sua plenitude e sereis glorificados em mim como eu o sou no Pai; portanto digo-vos: recebereis graça por graça.” (v.20). Ou seja, nós podemos ser como nosso Pai e Cristo, dês de que guardemos os mandamentos – vamos crescer de graça em graça, um pouco aqui, um pouco ali.



Qual a relação entre luz, verdade e inteligência? E porque isso é importante?

O presidente Henry B. Eyring, na época membro do Quorum dos Doze disse: “O Espírito Santo é o Espírito da Verdade. Sentimos paz, esperança e alegria quando ele diz ao nosso coração e à nossa mente que alguma coisa é verdadeira. Quase sempre, tenho também uma sensação de luz. Qualquer sensação de escuridão que eu tiver se dispersa e aumenta o desejo de fazer o que é certo. O Senhor prometeu que vocês também passariam por tais experiências. Eis o que Ele disse, como se encontra em Doutrina e Convênios: “E agora, em verdade, em verdade eu te digo: Põe tua confiança naquele Espírito que leva a fazer o bem—sim, a agir justamente, a andar em humildade, a julgar com retidão; e esse é o meu Espírito. Em verdade, em verdade eu te digo: Dar-te-ei do meu Espírito, o qual iluminará tua mente e encher-te-á a alma de alegria” (D&C 11:12—13).” (Serão do SEI para Jovens, 10 de setembro de 2006, Universidade Brigham Young).

O profeta Alma disse ao ensinar sobre quando experimentamos a Palavra de Deus: “Oh! então isto não é real? Digo-vos que sim, porque é luz; e o que é luz é bom, porque pode ser discernido; portanto deveis saber que é bom; (...) (Alma 32:35).

Observe a descrição do caráter de Daniel pela rainha: “Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria, como a sabedoria dos deuses; e teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, ó rei, o constituiu chefe dos magos, dos encantadores, dos caldeus, e dos adivinhadores; porquanto se achou neste Daniel um espírito excelente, e conhecimento e entendimento para interpretar sonhos, explicar enigmas e resolver dúvidas, ao qual o rei pôs o nome de Beltessazar. Chame-se, pois, agora Daniel, e ele dará a interpretação. (Daniel 5:11-12)

O Apóstolo Paulo ensinou: “pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), provando o que é agradável ao Senhor.” (Efésios 5:8-10)

Deus ensinou e ordenou aos pais: “A glória de Deus é inteligência ou, em outras palavras, luz e verdade. A luz e a verdade rejeitam o ser maligno. Todo espírito de homem era inocente no princípio; e Deus, tendo redimido o homem da queda, os homens tornaram-se outra vez, em sua infância, inocentes perante Deus. E vem o ser maligno e tira a luz e a verdade dos filhos dos homens pela desobediência e por causa da tradição de seus pais. Eu, porém, ordenei que criásseis vossos filhos em luz e verdade” (v.36-40).

“E se vossos olhos estiverem fitos em minha glória, todo o vosso corpo se encherá de luz e em vós não haverá trevas; e o corpo que é cheio de luz compreende todas as coisas.” (D&C 88:67)

“A luz do corpo são os olhos; se, pois, teus olhos forem bons, todo o teu corpo será cheio de luz; Se, porém, teus olhos forem maus, todo o teu corpo será cheio de trevas. Se, pois, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são essas trevas! Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro ou há de apegar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” (3 Néfi 13:22-24)

“Pois em verdade vos digo que eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, a luz e a vida do mundo – uma luz que resplandece nas trevas e as trevas não a compreendem.” (D&C 45:7)



Tendo essas escrituras em mente aprendemos que quanto mais luz e verdade temos mais próximos de Deus ficamos. Satanás é o pai das mentiras, e procura tirar a luz e a verdade dos homens. De fato, ele é um ser sem luz que procura nossa destruição: “E [Enoque] viu Satanás; e este tinha uma grande corrente na mão, que cobria de trevas toda a face da Terra; e ele olhou para cima e riu; e seus anjos rejubilaram-se.” (Moisés 7:26).

Ou escolhemos a Deus e sua luz ou a Satanás e as trevas. Quanto mais próximos estivermos da luz mais compreensão de todas as coisas teremos. A vida eterna é o conhecimento de Deus e Jesus Cristo (João 17:3). Esse conhecimento vem por revelação e ele nos liberta das trevas, do pecado e da morte. Obter luz e verdade ajuda-nos a ser felizes. Quanto mais luz e verdade temos, mas felizes nos tornamos, pois mais parecidos com Deus ficamos. Sim, quanto mais inteligentes nos tornamos, mas semelhantes a Deus seremos. E cresceremos em glória para vida eterna.

Alguns, entretanto, mesmo vislumbrando quão grandes bênçãos Deus tem aos que o amam, preferem não andar na luz de Deus: “Quem há entre vós que tema ao Senhor, que obedeça à voz de seu servo, que ande em trevas e não tenha luz? Eis que todos vós, que acendeis fogo e vos cingis com faíscas, andais na luz do vosso fogo e entre as faíscas que acendestes. Isto tereis de minha mão – em tormento jazereis.” (2 Néfi 7:10-11)

Obter luz e verdade (tornar-se mais inteligente) deve ser o anelo de todo filho de Deus. Mas como fazê-lo? Como obter mais luz e verdade?

A resposta já foi dada nos versículos que apontei: devemos guardar os mandamentos (v. 20). A oração, que é um mandamento, tem um papel relevante para obtermos luz e verdade: “O que digo a um digo a todos; orai sempre, para que o ser maligno não tenha poder em vós e não vos remova de vosso lugar” (v. 49). A oração sincera convida a revelação. E essa revelação sempre nos faz mais inteligentes.

Um exemplo prático. Ao acordamos dobramos nosso joelho e oramos agradecendo por um novo dia. Isso nos acrescenta luz e verdade. Ao sairmos de casa para trabalhar oramos por proteção – isso nos acrescenta mais luz e verdade. Ao interagirmos com as pessoas transmitimos amor, preocupação e falamos de Cristo – isso nos dá mais luz e verdade. Entretanto, se cedermos à tentação, e olharmos uma imagem pornográfica ou a pensarmos mal de alguém, por exemplo, isso nos tira luz e verdade – e a luz que havia em nós se torna trevas. Afastamo-nos de Deus, pois pecamos, e precisamos do arrependimento para voltar a receber luz e verdade.

Sei que podemos receber luz e verdade diariamente e crescer dia a dia, até o dia perfeito. Por causa da Expiação de Jesus Cristo, que trouxe uma luz que nunca será obscurecida, o mundo pode ser redimido se guardar os mandamentos. Por meio do Espírito Santo toda verdade pode nos ser revelada, e se o for estaremos cheios de luz e seremos como Deus – tento glória eterna – sendo felizes para sempre.

Nenhum comentário: