22 de mai. de 2010

Alma 56:16 - Abatidos Física e Espiritualmente

“Sim, e achavam-se abatidos física e espiritualmente, porque haviam guerreado valorosamente durante o dia e trabalhado durante a noite para conservar suas cidades; e assim haviam sofrido grandes aflições de todo tipo.”
Aqueles que estão abatidos fisicamente muito provavelmente terão seus espíritos afligidos. Pensem em alguém que está desnutrido e desidratado há muitos dias: esta pessoa não vai querer ouvir uma mensagem do evangelho – por mais glorioso que o Espírito seja – ela vai querer água e comida.
Essas necessidades físicas são tão fortes em nosso estado mortal, que o Senhor nos deu a lei do Jejum para aprendermos a controlar nosso corpo, apetites e paixões (GEE Jejum). Os desejos da carne podem ser dominados até que possamos dizer como Jesus que a nossa comida é fazer a vontade de Deus (João 4:34).
Uma das lições mais importantes que podemos aprender na mortalidade é dominar o tabernáculo que nos foi dado. Se conseguirmos fazê-lo, ele se tornará um templo do Espírito de Deus e crescerá, na ressurreição, na mesma proporção de nosso espírito – tornando-se belo e forte para Deus (I Coríntios 3:16-18; II Coríntios 4: 8-18).
Ainda neste estado podemos nos desenvolver a tal ponto que as aflições da carne – como a fome, a sede e o cansaço não possam impedir nosso espírito de agir. Mesmo aflitos podemos realizar muito. Vemos exemplos desses nas escrituras. A fome, sede e cansaço não fizeram Néfi murmurar, mas o fizeram ir atrás de alimento (1 Néfi 16:16-32). Após jejuar quarenta dias e quarenta noites – e estar muito debilitado fisicamente, o Salvador venceu Satanás e suas tentações (Mateus 4:1-11). Os homens do acampamento de Sião padeceram muito, e embora alguns murmurassem, muitos resistiram às pressões físicas e tornaram-se líderes na Igreja (História da Igreja na Plenitude dos Tempos, p. 141-151)
Vemos assim que as dificuldades da carne podem aproximar uma pessoa de Deus ou afastá-la Dele. A diferença reside na escolha individual. Certo é que Deus não dará uma tentação acima do que podemos suportar (I Coríntios 10:13).

Nenhum comentário: