3 de mai. de 2010

Os dinossauros existiram? Qual a posição das doutrinas do evangelho restaurado com relação aos dinossauros?

Adoro dinossauros. Dês de pequeno me maravilho com essas criaturas fantásticas. Se eu fosse criar um mundo colocaria terópodes em vez de felinos e saurópodes em vez de elefantes, rinocerontes e cavalos. Em minha imaginação, meu mundo seria repleto de dinossauros – dos mais variados: grandes e pequenos, rápidos e lentos. Mas essa minha idéia me sobrevém pelas influencias mitológicas e cinematográficas da infância. Só dei essa introdução pessoal para dizer que gosto muito desses extintos animais dês de pequeno.


Tenho comprado muito livros, visto vários filmes e documentários e desenhado milhares de vezes os dinossauros. Paralelamente aos anos em que meu desejo paleontológico crescia, meu testemunho das Verdades do Evangelho florescia com intensidade. O conflito ocorreu naturalmente quando eu tinha doze ou trezes anos: se os dinossauros existiram, onde se encaixavam no plano de salvação?
Claro que os dinossauros viveram. Apesar de alguns recusarem a obviedade de sua existência – não há como se negar a realidade de que viveram – pois há milhares de fósseis desses animais já descobertos em todo o mundo. A pergunta que eu tinha em mente pode ser a de muitos santos dos últimos dias. Por isso quero compartilhar algumas das verdades que me foram reveladas na busca dessa questão.
A primeira coisa que aconteceu comigo, quando esse conflito entre as verdades do evangelho veio foi ter que decidir o que era mais importante. Felizmente fiz a escolha certa. Disse aos pensamentos céticos que ficassem calados, pois eles não me traziam alegria. Quanto aos pensamentos de testemunho e fé eu me agarrava a eles, com a convicção de que fé não é ter um perfeito conhecimento das coisas (Alma 32:21). Ao posicionar as prioridades de conhecimento – colocando o reino de Deus e a verdade acima de tudo e todos, permiti que a dúvida se tornasse um pergunta. Ora a dúvida não vem de Deus, e sempre destrói a fé (3 Néfi 8:4, D&C 60:7). Mas as perguntas são boas (1 Néfi 15:3). Elas demonstram a Deus que desejamos aprender. De fato, por meio de perguntas os profetas têm grandes visões e revelações (D&C 9:8, D&C 77:1, JSH 1:18). Foi uma pergunta que fez com que Joseph restaurasse o evangelho. A dúvida e hesitação fizeram com que grandes homens tropeçassem e recuassem (3 Néfi 2:1, D&C 58:29), perdendo assim a recompensa de prosseguir com fé.
Com a pergunta em mente, continuei a viver, guardando os mandamentos de Deus. Não fiquei ocioso sobre a questão. Mergulhei com profundidade nas teorias cientificas e nas doutrinas do evangelho. Olhando para trás, vejo que os dinossauros acabaram por me conceder um gosto maior pelo estudo constante e diligente do evangelho. Também aprendi na mocidade a buscar aprender de homens sábios. Como eu estava curioso buscava aprender por todos os meios possíveis. Perguntei a vários líderes da Igreja sobre o assunto. Infelizmente alguns deles, em vez de dizerem simplesmente que não sabiam sobre a questão, desejaram explicar coisas que não entendiam e causaram-me mais confusão. Todavia, o Senhor me ajudou. Por exemplo, um certo líder me disse que acreditava que os dinossauros morreram na época do dilúvio. Mas logo recusei tal teoria, porque os dinossauros são animais – e Noé colocou todo animal, inclusive todo réptil que se movia sobre a Terra na arca. A explicação desse líder era de que os dinossauros eram muito grandes, e por isso não cabiam na arca. Mas ele se equivocou, pois existiram dinossauros pequenos, do tamanho de coelhos e galinhas. Além disso, os fósseis datam de um tempo muito mais remoto do que do dilúvio. Os gigantes mencionados em Gênesis não são dinossauros, são pessoas – grandes como Golias (Gênesis 6:4, Números 13:33, I Samuel 17:4, Moisés 8:18).

Sendo que eu não encontrava nada coerente na literatura do evangelho e nas conversas com membros da Igreja, decidi escrever para Primeira Presidência da Igreja. Eu o fiz. A carta era bem grande. Além das questões sobre dinossauros, perguntava sobre outras coisas como, por exemplo, se devia, ou podia, estudar paleontologia. Depois de várias semanas a resposta chegou. Abri com ansiosidade o envelope da primeira presidência e vi, que a carta-resposta consistia numa única página. O élder F. Michael Watson, que na época era secretário da Primeira Presidência (e hoje é do primeiro Quorum dos Setentas) disse que os irmãos haviam lido minha correspondência e solicitado que eu fosse respondido com amor. A carta dizia que “o Senhor não revelou a conexão dos dinossauros com o Plano de Salvação (...) Quanto à decisão se você deve ou não estudar paleontologia é algo que você irá decidir junto com o Senhor.”
Fiquei grato pela resposta. Mesmo que a resposta fora “não sabemos”. Minha pergunta se calou. Muitas outras perguntas vieram em decorrência da primeira. Algumas consegui uma resposta após buscar diligentemente. Outras ainda se encontram arquivadas em minha mente, esperando uma resposta, que EU SEI QUE VIRÁ quando eu estiver preparado.(D&C 19:22, 132:45)  Aprendi que alguns assuntos são mais importantes que outros (Lucas 10:38-42). Alguns membros da Igreja dizem que “isso não é importante para nossa salvação” e por isso deve ser deixado de lado. Concordo que algumas coisas devem ser deixados de lado em face de outras mais importantes. Todavia, todo conhecimento é benéfico (D&C 88:79, 118), e não acho que minha busca tenha sido vã. De fato, aprendi princípios importantes que eu não creio que aprenderia de outra forma.
Mais tarde o Senhor me mostrou muito mais a respeito dos dinossauros. Élder Talmage, um apóstolo, que escreveu “Jesus, o Cristo”, era geólogo e estudava as rochas e os fósseis. Utah é um dos lugares onde há mais fósseis de dinossauros no mundo – lá se encontra o “Monumento Nacional do Dinossauro”. Neste Estado morava Élder Talmage. Ele disse: Os animais fossilizados – que incluem os dinossauros “viveram e morreram, de era em era, enquanto a Terra ainda não estava pronta para o homem ser colocado nela.” (Tradução livre de “Questions and Answers,” Tambuli, Apr 1988, 29–32; http://www.lds.org/ldsorg/v/index.jsp?vgnextoid=f318118dd536c010VgnVCM1000004d82620aRCRD&locale=0&sourceId=f2418b5c1dbdb010VgnVCM1000004d82620a____&hideNav=1).
Li, certo dia, em Doutrina e Convênios 101:32-34:
“Sim, em verdade vos digo: No dia em que o Senhor vier, ele revelará todas as coisas— Coisas passadas e coisas ocultas que nenhum homem conheceu, coisas da Terra pelas quais foi feita e seu propósito e seu fim— Coisas muito preciosas, coisas que estão no alto e coisas que estão em baixo, coisas que estão dentro da terra e sobre a terra e nos céus.” Quando li “coisas que estão dentro da Terra” foi como se lesse “fósseis”. Aprendi, pois o Espírito me confirmou, que o conhecimento que busco será revelado plenamente no milênio, e não agora. Reconheci, então, que por amor e justiça não sabemos todas as coisas. Se entendêssemos tudo isso seria uma prova de que alguém finito e mortal, como nós, criou tudo. E se Deus nos dissesse tudo o que quiséssemos isso seria para nós maldição em vez de bênção (Jacó 4:14), pois não podemos suportar todas as coisas (D&C 50:40, 78:18).
Os fósseis são uma evidencia de que Deus vive. Ele preparou todas as coisas para que viéssemos a Terra, fôssemos provados e voltássemos a presença Dele (1 Néfi 10:18). Os fósseis representam a oportunidade dos homens reconhecerem que não sabem nada, exercerem fé em Cristo e se santificarem a fim de aprenderem mais. Uma das teorias mais aceitas é que os restos sedimentares de animas (como os dinossauros) e plantas sob certas condições peculiares se transformam em petróleo debaixo da terra. Se for assim, o Senhor, sabendo que usaríamos tanto essa substancia em nossa época permitiu que os fósseis permanecessem embaixo da Terra para, no certo tempo, desfrutarmos do petróleo – tão essencial em nossos dias.

Os dinossauros viveram. São criação de Deus. Eles foram extintos. Isso não esta em desacordo com o evangelho, pois Deus extingue os animais (Isaías 50:2, D&C 133:68). Eles ressuscitarão, pois o sacrifício de Cristo foi para toda Criação (D&C 76:43). Aprenderemos mais sobre eles no devido tempo do Senhor. Os estudos de geologia, paleontologia e arqueologia que nada tem haver com o evangelho devem ser recusados se combaterem a fé (II Timotéo 2:23, Tito 3:9). Teorias que colocam dúvidas sobre a verdade do evangelho devem ser questionadas, e não questionar as verdades fundamentais do Plano. Ter perguntas em mente é bom e saudável para nosso crescimento e progresso. O teste da fé é essencial nesse Estado mortal.
Não expus mais, mas pretendo fazê-lo no futuro. Pretendo esclarecer sobre a teoria da evolução. Evidentemente os dinossauros não se encaixam somente no contexto da teoria da evolução de Darwin.
Como santos dos últimos dias podemos olhar os dinossauros como criações de Deus, sem especular onde Deus decidiu não revelar. Estudos sérios devem ser sempre apoiados, mas nenhum estudo comprovará a falsidade das verdades do evangelho. Eu sei que isso é verdade.

10 comentários:

Lucas Bolzan disse...

Muito bom Lucas...

Já me questionei bastante sobre isso tb e já ouvi várias teorias que em parte fazem sentido e em parte poderias ser apenas uma das várias explicações.

Depois de estudar e analisar muito, cheguei as mesmas conclusões que você, e até adiciono que muitas vezes o Senhor nos revela algumas pequenas partes de coisas grandes só pra nos mostrar que não conseguimos compreende-las na íntegra. Essas pequenas coisas q Ele nos mostra é uma maneira misericordiosa de nos responder e saciar nossa justa sede por conhecimento, e ao mesmo tempo ajudar ainda a aperfeiçoarmos nossa fé.

Enfim, muito bom mesmo o texte e espero em outro momento com mais tempo ler todos os outros já postados!

Abraço!

Os Tesouros da Religião.blogpost.com se encontram muitos segredos disse...

O artigo esta exelente mas faltam escrituras escrituristicas sobre este tema sera que vc na sua missao apredeu uma nova maneira de ver os achados de ossos e pedras sobre o assunto mas talvez no livro de enoque fale de algo parecido ok fica bem na paaz do Senhor

Matheus Grandi disse...

Muito bacana Lucas, lembro quando vc comentou dos dinossauros comigo quando fui a sua casa e vi suas pinturas de dinossauros, seu blog esta muito legal parabens!

Anônimo disse...

O Presidente Dieter F. Uchtdorf disse na última conferência: "Lembro-me de quando estava preparando-me para ser treinado como piloto de caça. Passamos muito tempo em nosso treinamento militar preliminar fazendo exercícios físicos. Ainda não tenho certeza do motivo pelo qual aquelas infindáveis corridas eram consideradas uma parte preparatória essencial para tornar-nos pilotos. Mesmo assim, corremos, corremos e corremos um pouco mais.
Quando estava correndo, comecei a notar algo que, sinceramente, deixou-me preocupado. Por muitas vezes, fui ultrapassado por homens que fumavam, bebiam e faziam todo tipo de coisa contrária ao evangelho e, particularmente, à Palavra de Sabedoria.
Lembro-me de ter pensado: “Espere um pouco! Não sou eu que deveria poder correr e não me cansar?” Mas eu estava cansado, e fui ultrapassado por pessoas que inquestionavelmente não seguiam a Palavra de Sabedoria. Confesso que isso me deixou intrigado na época. Perguntei a mim mesmo: “A promessa era verdadeira ou não?”.
A resposta não veio imediatamente. Mas, por fim, aprendi que as promessas de Deus nem sempre são cumpridas tão rapidamente ou da maneira que esperamos. Elas podem vir de acordo com o tempo Dele e à maneira Dele. Anos depois, pude ver a comprovação clara das bênçãos físicas que recebem os que obedecem à Palavra de Sabedoria, além das bênçãos espirituais que advêm imediatamente após a obediência a cada lei de Deus. Recordando, sei com certeza que as promessas do Senhor são, sem dúvida, cumpridas, embora talvez nem sempre com rapidez.
Brigham Young ensinou que, quando surgia algo que não compreendia plenamente, ele pedia ao Senhor: “[Dá-me] paciência para esperar até que eu possa compreendê-lo”.5 Depois, ele continuava a orar até conseguir compreender.
Precisamos aprender que, no plano do Senhor, nossa compreensão às vezes vem “linha sobre linha, preceito sobre preceito”.6 Em resumo, o conhecimento e a compreensão exigem paciência.
Com frequência, os vales profundos de nosso presente serão compreendidos somente quando nos lembrarmos deles do alto das montanhas de nossa experiência futura. Muitas vezes, não podemos ver a mão do Senhor em nossa vida até muito depois de as provações terem passado. Geralmente, os momentos mais difíceis de nossa vida são elementos essenciais na formação do alicerce de nosso caráter e abrem o caminho para futuras oportunidades, compreensão e felicidade"

http://lds.org/conference/talk/display/0,5232,23-2-1211-20,00.html

Talita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Talita disse...

Oii!!

Lembro de ter te perguntado isso algumas vezes qndo ainda faziamos seminario... é na epoca vc não me falou nada... acho q era pq não tem bem uma resposta magica! hehehe

O incrivel foi sua busca por resposta ^^

Amo tds os animais de vdd, e fico grata por saber q vou reencontrar tds os meus bichinhos novamente!

Confesso ser engraçado pensar em ter esses bichões vivendo novamente!

Nunca tinha parado para pensar na teoria do petroleo, ela realmente faz muito sentido! Acho q vou adota-la para qndo me perguntarem ou até msm para qndo surgir algum duvida qndo ler algo ou ver sobre o assunto!

O blog está bem legal ^^ vou tentar ler as outras máterias, é q qndo vi q vc montou um blog fui direto nos temas a procura deste! rsss

bjinhos e obrigada

Anônimo disse...

Oi...irmão...sou membro da igreja e missionario retornado...e como missionario participei de uma roda de estudo...e tive a oportunidade de tira essa duvida sobre os Dinossauros...fiquei sabendo que eles eram seres ( animais de outros planetas )...e que esses mesmos planetas foram destruidos...e na formação do nosso planeta...foi ultilizado pelo senhor partes desses planetas ( materia )...e por isso que hoje e encontrados fosses entre a terra...eles vieram com a materia desses planetas...que disse isso foi o nosso terceiro presidente...John Taylor...tenho referencia dessa citação...Journal of Discourses são 27 volumes...em ingles...vai tirar qualquer duvida sobre assuntos assim...aproveite...um abço...irmão guedes074@hotmail.com

Marco Aurélio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Há algum tempo estava pensando sobre os dinossauros também, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento, aprendi muito e com certeza minha pergunta foi respondida. Obrigada!

Scorpion99fc disse...

Eu estava conversando com o meu esposo sobre esse assunto esta semana, e com certeza um dia saberemos de tudo. Achei sua postagem por acaso. me chamou a atenção a foto do t-rex XD. Tambem gosto muito deles. Enfim, obrigada por esse texto!