12 de mai. de 2010

Como o Evangelho Abençoa as Famílias

No último capítulo de primeiro Néfi, este jovem profeta explica a seus irmãos as escrituras de Isaías:
“E depois de nossos descendentes haverem sido dispersos, o Senhor Deus fará uma obra maravilhosa entre os gentios, que será de grande valor para nossos descendentes; é como se fossem, portanto, alimentados pelos gentios e carregados em seus braços e sobre seus ombros. E será também de valor para os gentios; e não somente para os gentios, mas para toda a casa de Israel, porque dará a conhecer os convênios do Pai dos céus com Abraão, quando disse: Em tua semente serão benditas todas as famílias da Terra.”
Por causa de Restauração todas as famílias serão abençoadas. Como isso se dará?
“E agora, meus irmãos, quero que saibais que todas as famílias da Terra não poderão ser abençoadas, a menos que ele desnude o braço aos olhos das nações. O Senhor Deus, portanto, desnudará o braço aos olhos de todas as nações ao fazer chegar seus convênios e seu evangelho aos que são da casa de Israel. Ele, portanto, tornará a tirá-los do cativeiro e serão reunidos nas terras de sua herança; e serão tirados da obscuridade e das trevas e saberão que o Senhor é seu Salvador e seu Redentor, o Poderoso de Israel.” (1 Néfi 22:8-12)
Por amar as famílias Deus restaurou o evangelho de Jesus Cristo. Sem a restauração as famílias não podem encontrar felicidade agora e alegria e paz eterna no porvir. O evangelho abençoa as famílias em pelo menos três aspectos:

1- Dá a conhecer os convênios do Pai: Isso significa que as famílias de toda Terra podem saber que há um meio de permanecerem juntas para toda eternidade. Os convênios são firmados comumente por meio de ordenanças sagradas (GEE “ordenanças”). Essas ordenanças são: o Batismo por imersão, o recebimento do Dom do Espírito Santo, o Sacerdócio Santo (para os homens dignos), a Investidura Sagrada e o Selamento Eterno. O Senhor chamou seu servo, Joseph Smith Junior e falou-lhe dos céus para que a Plenitude do Seu Evangelho fosse proclamada aos confins da Terra (D&C 1:17-23). Joseph recebeu chaves importantes, como a do selamento de pais e filhos pelo profeta Elias (D&C 110: 13-16). Essas chaves implicam que a Terra não será mais ferida com a maldição de todos serem recusados perante Deus (Malaquias 4:5-6). Um elo perfeito pode ser feito até Adão, ligando todas as famílias, para que todas alcancem a vida eterna. Sem os convênios, sem o conhecimento desses convênios as famílias não podem ser felizes para sempre. Evidentemente conhecer os convênios não se refere apenas a reconhecer a sua existência, mas a aceitá-los e vivê-los. O Santo Espírito da Promessa pode, e vai, selar as famílias que se esforçarem para viver todos os convênios (D&C 132:7). Isso acontece à medida que vivem os mandamentos, tomam o sacramento e vivem de toda palavra que sai da boca de Deus (D&C 84:44), o que significa que tem direito a revelação.

2- Tira do cativeiro e reúne-os nas terras de sua herança: As famílias são tiradas do cativeiro espiritual ao aceitarem as verdades do evangelho. Uma luz de esperança lhes vem ao lar – pois podem ser unidos hoje e para sempre. Os atributos do Salvador são cultivados tornando o lar um pedacinho do céu – um lugar sagrado, semelhante ao Templo Santo. É um refugio, um lugar de reunião e de adoração. Um lugar onde as escrituras são lidas, os hinos são cantados, risos são dados e talentos são desenvolvidos. O pecado, que aprisiona, é recusado nesses lares. Há amor pelos pecadores, mas justiça divina contra o mal e o pecado. Também, quando Cristo voltar pela Segunda vez, seus santos herdarão a terra – o que significa que literalmente terão direito a uma porção territorial neste belo planeta (Mateus 5:5, D&C 56:20; 63:20, 48-49). Isso esta de acordo com as promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó – os quais receberam a promessa de que sua descendência herdaria esse mundo (Abraão 2:6).

3- São tirados da obscuridade e das trevas e para saber que o Senhor é seu Salvador e seu Redentor, o Poderoso de Israel: Numa família que aceita o evangelho e escapa da Babilônia o Salvador é o centro de sua vida. Os atributos de Cristo são desenvolvidos e cultivados num lar assim. Perdão, respeito, muito trabalho, fé, esperança e caridade são palavras que descrevem as famílias de Deus. Essas famílias são uma luz para o mundo (Mateus 5:14-16), pois saem da obscuridade. São exemplos, pois refletem Cristo (3 Néfi 18:24). Essas famílias confiam no poderoso de Jacó, para livrá-los tanto espiritualmente como fisicamente. Doenças, perda de emprego, perseguição e todo tipo de adversidade são vencidas por essas famílias, pois estão na Rocha do Redentor (Helamã 5:12). Eles se firmam nesta Rocha ao lerem as escrituras, orarem sempre e agirem como Cristo agiria (3 Néfi 18).

As famílias que recebem essas bênçãos e se tornam promotoras dessas bênçãos a outros abençoam todas as famílias da Terra, mesmo aquelas que não aceitam as verdades preciosas da Restauração. Desse modo, nos dois lados do véu, as famílias de Sião são uma bênção de Deus a todas as famílias, tanto céu, quanto no inferno e na Terra.

Nenhum comentário: