31 de dez. de 2012

Ocasião certa


Há uma história que conheço muito bem. Ela é pessoal. Compartilho-a tão somente com a esperança que ajude alguns de meus irmãos e irmãs a tomarem a decisão certa no momento certo. Ela refere-se a um rapaz e uma moça que se amavam muito. Eles eram jovem, e eram conversos à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Por se amarem desejavam casar-se no Templo de Deus - para selarem sua união para eternidade. O primeiro passo era passar por uma entrevista com o bispo. No dia da entrevista, o bispo, inspirado pelo Senhor, tinha outros planos para o casal. Chamou primeiro à sua sala, o rapaz. Em nome do Senhor Jesus Cristo o desafiou a fazer uma missão de tempo integral. Aceitar esse chamado significava adiar o casamento por cerca de dois anos. Eles já eram noivos e tinham planos para se casar em alguns meses. Entretanto, o rapaz aceitou. Quando ele saiu da sala imediatamente o bispo chamou a moça para uma entrevista, e sem contar nada da decisão do noivo dela, desafiou-a a fazer uma missão de tempo integral. A moça ficou surpresa - todavia, aceitou o chamado. Ela, porém, ficou hesitante - pois não sabia como contaria a respeito de sua decisão a seu noivo.
Assim que a moça saiu do bispado, ambos se surpreenderam com a decisão que haviam tomado.

Naquela noite ao saírem da capela e refletirem no seu amor e compromisso um para com o outro pensaram em dizer ao bispo, na manhã seguinte, que seria um domingo, que preferiam casar-se - e deixar a missão para uma oportunidade futura. Eles se amavam! Compreendiam que o Casamento no Templo era uma ordenança do evangelho para salvação - e, portanto, muito mais importante que uma missão de tempo integral.
Na manhã seguinte, quando o rapaz e a moça chegaram juntos na capela para as reuniões dominicais foram surpreendidos - pois todos os membros vieram cumprimentar-lhes. O bispo havia espalhado a noticia de que haviam decidido fazer missão. Ao serem carinhosamente encorajados sentiram que não lhes restava opção: haviam se comprometido com o Senhor e Sua Igreja.
Assim, Élder Guerreiro foi servir honrosamente ao Senhor na missão Rio de Janeiro, mas logo a missão se dividiu e ele passou boa parte de seu serviço de tempo integral na missão Brasília. Sister Moura serviu com grande vigor na missão na missão Rio Grande do Sul. Três meses após retornarem de seu serviço missionário, Antonio Guerreiro e Miriam Moura casaram-se no Templo de São Paulo. Dessa união abençoada seis filhos vieram - o primeiro sou eu, que vos conta essa história. Servi missão em Curitiba, meu irmão, na Bahia - e meus outros irmãos servirão ainda - quando tiverem a idade apropriada. Nós nutrimos um desejo enorme pela obra missionária e crescemos em um lar forte na fé em Cristo. Meus pais são rápidos em confessar que as bênçãos que colheram e colhem estão todas relacionadas a missão que fizeram. A missão lhes deu perspectiva, mais fé e mais coragem.
Cresci ouvindo as histórias incríveis de meus pais em suas missões. Por causa da sua decisão corajosa de fazer o certo no momento certo minha família foi estabelecida na Rocha do Redentor. Meu pai acredita que se não tivesse servido missão nossa família não existiria. Ele fala que as diversas provas pelas quais passou na vida de casado e como chefe de família só puderam ser sobrepujadas pela "reserva" que fez em sua missão (D&C 4: 4).
O Casamento no Templo, com a pessoa certa, é importante - é vital. Mas casar-se no momento certo é igualmente importante. Como sou grato aquele bispo que cumpriu corajosamente seu dever e chamou meus pais para servirem como missionários. Ele sabia que havia algo que deveria anteceder aquela união abençoada. Sou grato também aos irmãos da Igreja, que com um sorriso e um aperto de mão encorajaram meus pais a servirem antes de se casarem. E como sou grato a Deus por tudo o que aconteceu, da maneira como aconteceu. Essa história, que é a história de meus pais - e a minha história também - ensina-me que devo procurar fazer o certo na ocasião certa.
O Élder Daliin H. Oaks disse: “Em todas as decisões relevantes de nossa vida, o mais importante é fazer a coisa certa. Em segundo lugar, apenas um pouco abaixo da primeira, é fazer a coisa certa na ocasião certa." (https://www.lds.org/liahona/2003/10/5?lang=por). Que possamos sempre fazer o certo no momento certo!

2 comentários:

Unknown disse...

Nossa, que história incrível!! Gostei muito!! =)

Unknown disse...

Querida Família Guerreiro, muitas saudades!
Fui Mestre Familiar de vocês a alguns ano na Ala da penha em SP. Todos eram bem crianças e meus amigos Toninho e Miriam sempre muito dedicado e cuidadosos com seus filhos.
Fiquei muito feliz em vê-los e ter noticiais, meu SR. Gelson Muniz tem 84 anos hoje e também foi companheiros do Toninho.Falamos de você a uns dias atrás.
Um grande abraço e muito sucesso a todos.

Seu Amigo e Irmão GILSON MUNIZ

e-mail: gilson.v.muniz@hotmail.com